quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Pintura de Jesus Cristo seminu gera polêmica na Espanha



A obra contratada para a “Semana Santa de Sevilha” gerou inúmeras críticas e advogados cristãos estudam medidas legais.


O cartaz oficial da "Semana Santa de Sevilha", cidade no sul da Espanha, gerou polêmica e indignação entre meios de comunicação cristãos, que pediram sua remoção por considerá-lo ofensivo.

Na obra, que foi apresentada no sábado (20), o artista espanhol Salustiano García retrata Jesus Cristo coberto por um pano branco nas regiões da pélvis e da anca.

A organização da "Semana Santa de Sevilha", que reúne cristãos para a festividade católica local, destacou, em comunicado, que a obra reflete "a parte luminosa da Semana Santa" no "mais puro estilo deste renomado pintor".

No entanto, a opinião não foi unânime, e a peça, originalmente destinada à exposição em diversos locais da cidade, onde as tradições católicas ainda são profundamente enraizadas, gerou uma grande controvérsia nas redes sociais. Inúmeros internautas, juntamente com uma associação católica ultraconservadora, criticaram o caráter “sexualizado” da imagem.

Dez mil pessoas assinaram petição

O Instituto de Política Social, uma entidade que defende os "símbolos cristãos" e é contrária ao aborto, classificou o cartaz como "uma verdadeira vergonha e aberração", por retratar um Cristo com características "efeminadas".

A instituição solicitou a retirada da obra e exigiu um pedido público de desculpas do autor, argumentando que essa representação não está de acordo com o espírito da Semana Santa.

O líder do partido Vox, Javier Navarro, também se uniu às críticas, declarando na rede social X [antigo Twitter] que o cartaz "procurava a provocação" e se afastava de seu propósito original de "encorajar a participação devota dos fiéis na Semana Santa de Sevilha".

Além disso, na segunda-feira, mais de 10 mil pessoas assinaram uma petição pública na plataforma Change.org, solicitando a defesa da "tradição" e do "fervor religioso" de Sevilha contra a pintura, e advogados cristãos estudam medidas legais.

Autor "surpreendido com politização" do quadro

Em entrevista ao jornal ABC, o autor da obra defendeu que sua pintura é "gentil, elegante e bonita" e foi realizada com "respeito".

Salustiano García afirmou: "É preciso estar doente para ver sexualidade no meu Cristo", argumentando que "não há nada" em sua pintura que "não esteja representado em obras de arte de há muitos séculos".

O artista, cujas obras estão em exposição em galerias ao redor do mundo, explicou que utilizou seu filho como modelo para o cartaz.

"Nós dois rimos com essa polêmica e estamos muito surpresos com a politização que está sendo feita em torno do quadro", afirmou o artista.

Ele contou com o apoio do líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) da Andaluzia, Juan Espadas, que defendeu o cartaz e denunciou "as expressões de homofobia e ódio" que surgiram em resposta à obra.

Fonte: Guia-me com informações de JN e La Razón via Folha Gospel

Um comentário:

  1. O Cristo de Deus é o verdadeiro Jesus Cristo Salvador da humanidade e tem de ser respeitado.

    "O MEU CRISTO"
    "Em entrevista ao jornal ABC, o autor da obra defendeu que sua pintura é "gentil, elegante e bonita" e foi realizada com "respeito".".

    "Salustiano García afirmou: "É preciso estar doente para ver sexualidade no meu Cristo", argumentando que "não há nada" em sua pintura que "não esteja representado em obras de arte de há muitos séculos".

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...