A cidade de Guariba no interior do Estado de São Paulo sediou no último final de semana - 26 e 27 de janeiro - a 13° edição do ELAD (Encontro de Líderes das Assembleias de Deus) da Comadespe - A Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros.
O evento foi hospedado pela AD Guariba SP, sob os cuidados do seu presidente Pr. Osmar da Costa que mobilizou grande estrutura para receber os participantes.
O temário principal debateu os desafios do pastoreio atualmente; "Enfrentando o relativismo e as ideologias modernas" tendo como base o texto de Isaías 5.2:. "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade, luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!"
A programação começou com um grande culto de abertura realizado na noite de sexta - 26/01. Grupos locais entoaram louvores e cantores das igrejas filiadas também tiveram oportunidades, além do coral formado pelas esposas dos ministros.
A mensagem foi ministrada pelo Pr. Matheus Soares que abordou o tema; "A igreja enfrentando o relativismo", a partir de Salmos 11.3 - "Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?". Durante a mensagem, ele sustentou que há três leis primárias que regem a sociedade: civil, moral e espiritual. Das quais a única que não pode ser alterada é a espiritual, revelada a nós a partir da Bíblia, que é a Palavra de Deus.
O segundo dia - 27/01 - foi dividido em três períodos.
O primeiro deles iniciado com a ministração do Pr. José Verneques - Presidente da AD Cocaia - SP e 1° secretário da mesa diretora. O tema abordado foi; "O relativismo cultural, a ética e a Bíblia". Traçando um panorama histórico sobre a construção da ideia filosófica que deu origem ao relativismo, o pastor denunciou o marxismo como a principal corrente ideológica contrária aos princípios do evangelho, que sorrateiramente ganhou espaço entre as classes "intelectuais".
"A melhor maneira de combatermos o relativismo é vivermos a verdade do evangelho, na prática com coragem e enfrentamento ao pecado e suas ideologias" recomendou durante a ministração.
Logo na sequência, foi a vez do Pr. Eguinaldo Hélio, falou subordinado ao tema: "A igreja e etnocentrismo, enfrentando o relativismo cultural e missões". Na abordagem do preletor, ele destacou a necessidade de preparo aos obreiros para enfrentar a relativização dos valores bíblicos.
"Há uma tentativa de impedir o avanço da igreja, justificando que a nossa cultura é prejudicial à sociedade, o que é uma grande mentira. Graças a pregação do evangelho e o trabalho dos missionários, temos avanços notáveis, mas relações humanas. Fatos que precisam ser tratados, não há que se relativizar" justificou.
O período da tarde foi reservado para a realização de um painel. Liderado pelo presidente - Pr. Carlos Roberto Silva, membros da Mesa Diretora, além de membros do Conselho Jurídico, debateram os recentes embates da igreja em torno de temas como família, sexualidade e valores.
Já na abertura, o presidente alertou para a escalada de ataques e a importância das igrejas estarem preparadas no âmbito jurídico para resguardar seus diretos e continuar pregando o evangelho.
Durante o painel, os pastores compartilharam experiências e receberam orientações do copo jurídico da convenção sobre como proceder de forma preventiva e também em casos extremos onde o exercício da fé for ameaçado.
O encerramento do Elad aconteceu em um grande culto de celebração que contou com a presença maciça da igreja e ministério local. Louvores, orações e testemunhos marcaram o culto que colocou um ponto final na programação.
A última ministração foi realizada pelo Pr. Carlos Roberto Silva que chamou a atenção dos participantes para a realidade do tempo atual, disse: "Estamos vivendo um momento de crise" alertou.
Detalhando diversos ocasiões semelhantes registradas na bíblia sagrada, o presidente apontou que a busca ao Senhor é o caminho para o socorro e triunfo da igreja; "Tempos de crise, são tempos de oportunidades, é tempo de buscar ao Senhor, nos voltarmos a Ele de todo o coração e vivermos a verdade do evangelho!" recomendou.
Um grande quebrantamento foi presenciado e a igreja experimentou um especial mover espiritual.
Antes da benção apostólica, o irmão presidente fez questão de agradecer aos hospedeiros na pessoa do Pr. Osmar da Costa salientando a maneira fraterna com que recepcionaram todos os participantes.
O Elad em Guariba ficou marcado além de números relevantes de participações, pela excelência na organização, com todo o apoio do Prefeito e Vice Prefeito da cidade que também honraram o evento com suas presenças, bem como as relevantes temáticas que certamente edificaram sobremaneira os filiados.
Uma grande equipe atuou na Secretaria liderada pelo Pr. Levi Agnaldo dos Santos - Secretário Executivo da Comadespe, e cobertura em tempo real, pela Equipe de Comunicação da Comadespe, liderada pelo jornalista Pr. Almir Júnior
Já os cultos na íntegra ou recortes das mensagens podem ser acessados pela página Comadespe no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema