Inteligência Artificial - Uma reflexão sôbre a utilização do sistema pela Igreja
Participando recentemente de reunião em uma conhecida editora evangélica, na hora do almoço, o tema com o Gerente de TI da mesma foi as novidades e os perigos do mundo virtual , inclusive com demonstração de sermões, imagens e outras criatividades a partir da Inteligência Artificial; coisa para deixar qualquer de "queixo caído" ou assustado.
Recentemente também reverberei aqui neste singelo espaço, uma matéria sobre Inteligência Artificial (IA), onde uma Igreja na Alemanha inaugurou um sistema de culto totalmente elaborado e dirigido pelo tal método, para um grupo de 300 pessoas, inclusive com o sermão encomendado sendo ministrado por um avatar.
Veja aqui: Igreja faz culto com pregação de inteligência artificial: "Não havia alma".
Os especialistas e defensores da novidade, acreditam que a inteligência artificial pode ter aplicações positivas na religião. É possível, por exemplo, tornar os cultos mais disponíveis e inclusivos para os fiéis, segundo eles. Por outro lado há desconfiança e muitos temores por parte de cristãos e líderes de maneira geral.
Um pastor e leitor assíduo do blog, ao ler a matéria acima, postou o seguinte comentário:
"Pastor Carlos, A Paz! Para mim uma das personagens de Apocalipse é uma inteligência Artificial que será o braço direito do anticristo para o controle mundial da população. No momento que a inteligência Artificial perceber que não precisa do homem, teremos um grande caos no planeta terra. E com a interligação dos computadores e celulares isto não está longe de acontecer em minha humilde opinião... É triste a igreja estar entrando nessa vibe e o pior acharem que isto eh interessante para o evangelho. Será uma preparação para a religião única? Só Deus sabe, mas acho que tem lógica...."
Ainda aqui mesmo neste espaço, reverberei também matéria, noticiando que a META - Conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social, desenvolve Inteligência Artificial baseada na Bíblia que reconhece mais de 4.000 idiomas, e que treina seus novos modelos Massively Multilingual Speech AI com dados de gravações da Bíblia e os disponibiliza em software de acesso aberto.
Veja aqui: Meta desenvolve Inteligência Artificial baseada na Bíblia que reconhece mais de 4.000 idiomas
A partir de então, passei a me interessar pelo tema, quando um amigo também aqui da blogosfera, me incentivou a fazer um teste, motivo pelo qual me inscrevi, inicialmente em uma versão gratuita, em um site para conhecer melhor o assunto, vale aqui o registro: www.openai.com - numa tradução livre, (OpenAI: Inteligência Artificial aberta). Na verdade o tema está avançando e, ao que parece não vai retroceder.
O conhecido amigo e blogueiro Pr. Daladier Lima, publicou em seu canal no Youtube, uma reflexão sobre "Sete tendências de Inteligência Artificial para igrejas", onde nos convida para uma reflexão de como a Inteligência Artificial irá impactar o dia a dia eclesiástico. O mesmo não faz juízo de valor, se isso será bom ou não, mas também entende ser uma tendência irreversível.
ASSISTA AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema