segunda-feira, 12 de junho de 2023

A aceleração da transição religiosa no Brasil assusta pesquisadores



Transição religiosa acelerada do Brasil, de maioria católica para protestante, é processo sem antecedentes históricos, afirma pesquisador


Por Fabio Mazzitelli e Pablo Nogueira



No último 8 de junho, quinta-feira, foi comemorado no país o dia de Corpus Christi, uma data religiosa da Igreja Católica que tradicionalmente se tornou um feriado no Brasil. As procissões católicas que ocorrem em diversas cidades, em ruas forradas por tapetes de serragem e borras de café, passaram a ter a concorrência de um evento que, nos últimos anos, tem dividido o protagonismo religioso da data.

Organizado fundamentalmente por igrejas neopentecostais, a Marcha para Jesus reuniu, em 2023, centenas de milhares de pessoas na capital paulista, com a presença de figuras públicas do primeiro escalão dos poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário. 

O fenômeno do crescimento no Brasil do grupo religioso chamado genericamente de “evangélicos”, que reúne fiéis de igrejas protestantes, pentecostais e neopentecostais, tem levado estudiosos a elaborarem a hipótese de que o país está passando por uma “transição religiosa”, deixando de ser uma nação predominantemente católica para dar lugar a uma hegemonia evangélica, o que poderia se consumar nas próximas décadas.

Caso a hipótese de transição religiosa se confirme, não é possível nesse momento afirmar que tipo de país o Brasil se tornará. Essa é a avaliação do professor Edin Sued Abumanssur, graduado e pós-graduado em teologia e pesquisador especializado na temática do protestantismo e do pentecostalismo. “Se é que está acontecendo de fato esta transição, a gente não viu isso acontecendo em nenhum país em lugar nenhum do mundo. Então não dá para dizer o que é que vem por aí, não dá para gente entender ou fazer um prognóstico do que é que vem por aí porque a gente não tem experiência histórica para ajudar a gente a pensar”, afirmou ao podcast Prato do Dia Edin Sued Abumanssur, que coordena o programa de estudos pós-graduados em ciência da religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Embora a alta histórica no número de evangélicos no Brasil seja evidente, o docente pondera que o pentecostalismo e o neopentecostalismo ainda pregam essencialmente para um espectro específico da sociedade brasileira, e carecem de um projeto abrangente para os problemas nacionais. Além disso, na hipótese de a transição religiosa estar em curso, o evangélico também teria de fazer inúmeras concessões para se tornar hegemônico.

O que significa ser evangélico num país que tem uma tradição de cultura fundamentalmente católica? Quais são as concessões que os evangélicos terão de fazer para se tornarem hegemônicos? Como é que eles vão se relacionar com as outras formas de religião que a gente tem no Brasil? Como é que vão se relacionar com formas de comportamento que não estão muito afinadas com os interesses deles? Do campo da sexualidade, do campo étnico-racial, do campo de gênero, a questão ambiental…” pergunta o docente. “Eles vão aprender a dar respostas nacionais para problemas e demandas que estão por aí? Realmente, é difícil saber.”

No podcast, o pesquisador explica a diferença básica que separa os protestantes dos pentecostais, analisa as hipóteses históricas elaboradas para explicar o crescimento evangélico no Brasil e afirma que o governo Jair Bolsonaro, embora tenha feito acenos políticos até então inéditos a essa parcela da população, não pode ser classificado como “evangélico”. “Tanto o ministro terrivelmente evangélico quanto a ministra terrivelmente evangélica, acho que a ênfase é na palavra “terrivelmente” (…) É uma pena, porque as igrejas evangélicas têm que responder a essa marca que essas pessoas acabaram impondo à palavra ‘evangélico’, uma marca terrível”, disse o docente.

A íntegra da edição do Prato do Dia sobre crescimento do protestantismo e transição religiosa no Brasil está disponível na mídia abaixo e também pode ser ouvida diretamente na plataforma Podcast Unesp, bem como nos tocadores Google Podcasts, Spotify e Deezer.

O Prato do Dia é uma produção da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

OUÇA O PODCAST AQUI

[Prato do Dia #48] Crescimento do protestantismo e transição religiosa no Brasil, com Edin Sued Abumanssur


Possibilidade de Transição religiosa no Brasil: 1940-2032



MEU COMENTÁRIO:
Em que pese a notícia, aparentemente ser alvissareira, em se analisando do ponto de vista do quesito "quantidade", por outro lado, também é muito triste verificarmos que estamos descendo landeira abaixo, na banguela e sem freio, do ponto de vista do quesito "qualidade".
Em outra recente matéria que reverberei aqui neste singelo blog, o pesquisador já cita um grupo de "evangélicos" que ele cita não saber identificar a origem; se dizem evangélicos, usam a bíblia sagrada, mas não são protestantes, nem pentecostais, nem neopentecostais. O pesquisador então os classificou como: "Classificação não determinada"...

Simplesmente lamentável.
Oremos, meu amigos!



4 comentários:

  1. O problema é que tipo de evangélico estamos nos tornando. Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade!

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  2. Verdade pastor Carlos Roberto! Vivemos num tempo de ambíguo no que diz respeito a nomenclatura “evangélico”, parece que a história do catolicismo nominal está se refletindo nos arraiais “evangélicos”. Algum tempo atrás chamávamos a grande maioria dos católicos de “católicos nominais”, era aquela pessoa que se declara tal, pelo fato de ser brasileiro e portanto, se o Brasil era considerado um país católico, era mais como se dissesse: ”Sou católico porquê nasci no Brasil”. Grande parte do povo evangélico se aculturou ou abrasileirou-se. Já se foi o tempo, quando evangélico era sinônimo de protestante; assim como além de Cristo há o “cristianismo”. Vivemos tempos difíceis! O amor “ágape”, o amor de Deus, colocado no crente, já anda a passos largos na ”geleira espiritual” — paira sobre a igreja a sombra negra da iniquidade. O Senhor Jesus já nos advertira sobre esse tempo. Evangélico nos dias de hoje tem sido sinônimo de status. Antigamente esse nome trazia peso, receios, hoje é quase uma classe social para poucos. E assim a essência do evangélico, que num passado não muito distante tinha seu berço o protestantismo cristão. Coisa rara hoje em dia. Precisamos resgatar a verdadeira essência da vida cristã, onde se for por nomenclatura a nossa semelhança a Cristo, que resgatemos então o tão honrado *apelido que foi dado a àqueles que eram seguidores de Cristo, por se parecer com Ele nos seus atos e palavras; que honremos o ser Cristãos na mais profundidade da palavra.

    Pr. Hamilton de Carvalho

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  3. Caros amigos Daladier Lima e Hamilton de Carvalho,
    A paz do Senhor.

    Grato pela honrosa visita e comentário,

    Em outra recente matéria que reverberei aqui neste singelo blog, o pesquisador já cita um grupo de "evangélicos" que ele cita não saber identificar a origem, se dizem evangélicos, usam a bíblia sagrada, mas não são protestantes, nem pentecostais, nem neopentecostais.
    O pesquisador os classificou como:
    "Classificação não determinada"...

    Simplesmente lamentável.
    Crescemos em quantidade, mas estamos descendo ladeira a baixo, na banguela e sem freio, na qualidade.

    Oremos!

    ResponderExcluir
  4. Caro Pr. Carlos Roberto, concordo com o irmão, nos últimos anos a igreja evangélica cresceu muito no Brasil, mas temos que analisar se esse crescimento foi através de conversão ou uma adesão. Abraço.

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Point Rhema

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