"Líderes influenciados pelo movimento 'igreja emergente' não gostam do termo 'igreja'. Preferem 'comunidade', 'projeto' ou, mesmo estando no Brasil, 'church'", diz Ciro Sanches
É visível que muitos líderes evangélicos têm investido para que suas igrejas ganhem os holofotes e arrebanhem cada vez mais pessoas, tudo isso em detrimento da Palavra de Deus e da santidade que convém aos santos. Para este fato, o pastor e teólogo Ciro Sanches faz um alerta em artigo publicado no site CPAD News.
"(…) Muitas igrejas não parecerem mais com igrejas! Seus líderes adotam uma abordagem pragmática: priorizam as preferências das pessoas, fazendo com que o culto não seja culto, e sim uma grande festa dançante e cheia de novidades", critica o pastor.
O movimento emergente atingiu a igreja, cujo produto deste, a "igreja emergente", é um movimento que, no afã de atender ao ser humano de acordo com as suas necessidades pós-modernas, tem procurado desconstruir doutrinas, valores e costumes, explica o pastor.
"Por que os lugares de culto (também conhecidos como igrejas, na atualidade) estão cada vez mais parecidos com boates, bares ou casas de eventos?", questiona Zibordi. E o próprio aponta que tudo isso é "por influência da 'igreja emergente' — que tem como gurus os famosos líderes Brian McLaren, Dan Kimball e Rick Warren —, muitas igrejas se mostram 'inclusivas', progressistas, relativistas, apresentando ao mundo mensagens que atendem aos anseios do homem pós-moderno".
Como consequência dessas mudanças, o pastor diz que "o 'evangelho' está se tornando tão mundano, e o mundo tão 'evangélico', que já não se sabe mais onde começa um e termina o outro".
"Aliás, líderes influenciados pelo movimento 'igreja emergente' não gostam do termo 'igreja'. Preferem 'comunidade', 'projeto' ou, mesmo estando no Brasil, 'church'. Mas o primeiro a empregar esse termo, que hoje muitos evitam — 'igreja' (gr. ekklesía) —, foi ninguém menos que o Senhor Jesus (Mt 16.18)!", pontua o pastor.
Ciro ainda relata algumas das características presentes nestes tipos de "igrejas emergentes", como a troca dos simples púlpitos por algo mais descolado como tambores, pranchas. Pintar as paredes de preto, a presença de som e luz que parecem de salões de festas, efeitos de sonoplastia nas pregações, entre outras "modernidades".
Ele finaliza dizendo que "quando criticados, os proponentes da 'igreja emergente' dizem que tudo é válido para 'ganhar almas'. Não por acaso, há blocos de carnaval gospel, festa 'jesuína' (imitação da festa junina), Halloween gospel, que chamam, irrefletidamente, de 'Elohim'".
Meu comentário:
Originalmente a Bíblia retrata a vida transformada, redimida com a cor branca, sinônimo de limpeza, castidade, pureza, santidade, vestes brancas (Apocalipse 7:14), ao mesmo tempo que Jesus disse: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." João 12:46
Veja ainda:
"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas." Gênesis 1:4
"O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz." Isaías 9:2
"E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." João 3:19
"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12
O apóstolo Paulo usando uma linguagem metafórica disse: "E que comunhão tem a luz com as trevas?" - 2 Coríntios 6:14
Acrescento ainda que, mesmo que fosse no campo da representatividade, das artes cênicas, do teatro, da plástica, do cinema ou da televisão, nem o próprio mundo representaria o evangelho de Cristo e a sua obra com as trevas, ausência de luz, escuridão, cores negras ou coisa semelhante.
Essa plástica nefasta sempre representou o reino das trevas, de satanás, seus demônios, o inferno, etc...
Portanto, compartilho completamente com o autor o artigo.
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Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema