Com mais de 16 mil alunos, a "Universitas Pelita Harapan" é
uma das maiores universidades cristãs reformadas do mundo. Criada há apenas 22
anos, a instituição de ensino oferece uma escola de direito, uma escola de
medicina, uma escola de engenharia e uma faculdade de professores, tudo a
partir de uma visão de mundo reformada.
"Nós nem sequer temos isso nos Estados Unidos ou na
Europa", disse Ric Cannada, chanceler emérito do Seminário Teológico
Reformado. "Está na Indonésia. O Senhor costuma fazer coisas incríveis no
lugar menos provável - o país com a maior população muçulmana do mundo",
disse.
Embora os cristãos sejam apenas 10% da população da
Indonésia, a nação é tão populosa que cerca de 25 milhões de cristãos vivem lá.
Aproximadamente um terço desse número são católicos, enquanto os protestantes
são tipicamente pentecostais ou reformados.
Bancado por um empresário indonésio extremamente bem
sucedido e que ama Deus e a teologia reformada, a fundação Pelita Harapan -
onde Ric é um conselheiro sênior - abriu 55 escolas cristãs nos últimos 25
anos. Pelita Harapan é o lado da missionário do empresário James Riady. Mas é
claro que ele também tem um lado de negócios. E é enorme: 30 hospitais, 64
shoppings, 125 lojas de departamentos e o maior grupo de mídia do país.
Ambos são formados pela tradição reformada, disse Niel
Nielson, ex-presidente da Covenant College, que agora lidera a ala de educação
da fundação e se senta na diretoria de seus hospitais e lojas de departamento.
"A família Riady é apaixonadamente reformada em sua
perspectiva teológica, e eles ligam tudo isso em termos de como eles entendem a
corporação", disse ele. "Há energia e foco na integração, ao
contrário de qualquer coisa que eu já vi em qualquer lugar do mundo",
ressaltou.
"Estamos apaixonados pelos negócios - sobre a
sustentabilidade econômica - mas também pela visão bíblica da graça comum que
leva à graça salvadora para o país", disse Nielson.
"Construir hospitais de qualidade em áreas de baixa renda,
significa ter médicos cristãos conversando com seus pacientes muçulmanos, não
apenas sobre a saúde de seus corpos, mas também sobre a saúde de suas relações
familiares, comunidades e almas", ressaltou.
"A gente sempre diz que acreditamos que todos foram
criados exclusivamente à imagem de Deus, e Ele tem um propósito para cada ser
humano", disse Nielson. Essas convicções cristãs não ficam atrás dos
bastidores, mesmo que raramente estejam no centro do palco. Por exemplo, as 60
máquinas de café de Riady tocam músicas cristãs, e os funcionários tratam as
pessoas com dignidade.
Escrituras
A teologia reformada e sua influência chegou na Indonésia há
um bom tempo. Chegou em primeiro lugar no final de 1500 com os holandeses, que
pretendiam monopolizar o comércio de especiarias. Junto com os comerciantes, os
holandeses enviaram pastores que, como grande parte da Holanda, abraçaram o
calvinismo.
Esses pastores chegaram ao povo indígena, mas o calvinismo
nunca se tornou dominante na Indonésia, pelo menos por duas razões, de acordo
com Yudha Thianto, professor do Trinity Christian College.
Primeiro, a presença arraigada do Islã. Em segundo lugar, os
holandeses vieram como conquistadores, não como amigos, o que fez a conversão à
sua religião parecer traiçoeira para os indonésios nativos.
Mas os holandeses ficaram lá por um longo tempo, até agosto
de 1945. Assim, o calvinismo teve tempo de sobra para ganhar um teto. Em 1945,
missionários e pastores sentiram a influência dos ensinamentos de Abraão Kuyper
sobre a importância da graça comum e o envolvimento de Deus em cada centímetro
quadrado da criação.
Assim, no final do século XIX, as agências missionárias
criaram escolas cristãs, hospitais cristãos e igrejas reformadas. Thianto, que
nasceu em 1965, foi criado em uma dessas igrejas. "Eu cresci cantando os
salmos e hinos enraizados na Genebra de Calvino, adotados pelos holandeses, e
depois trazidos para o arquipélago e traduzidos para a língua que agora é
indonésio", disse ele.
Queda
Lamentavelmente, muitas dessas igrejas acabaram por perder
seu vigor bíblico e teológico. "No final da geração de meus pais, o
cristianismo reformado tornou-se muito prático em termos de seu alcance. Eles
estão próximos do que eu chamaria de ‘evangelho social’, alcançando a
comunidade sem pregar. Eles estavam tentando aplicar em cada centímetro
quadrado, em sua vida cotidiana, mas eles esqueceram o fundamento
doutrinário", comentou Thianto.
Mas há uma boa notícia: a geração de Thianto instigou uma
espécie de renovação, agora com cerca de 25 anos, que levou muitos a redescobrir
uma nova excitação para o evangelismo que encontra sua origem nas raízes
reformadas. "Estávamos cansados de aplicação sem conteúdo", disse
ele. "Pelo menos três de meus amigos são agora presidentes de seminários
na Indonésia, que são evangélicos e reformados", finalizou.
Publicado originalmente em CPAD News via Notícias Cristãs
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Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema