Socorrismo |
ONDE ANDAM OS SOCORRISTAS?
Por Miss. Lídia Fernandes
“A UNS ESTABELECEU DEUS NA IGREJA... DONS DE CURAR, SOCORROS...” (I Coríntios 12.28).
Acredito que precisamos como igreja local, publicar um anúncio procurando quem exerça os dons de socorros, tendo em vista o grande número de pessoas necessitando desse serviço.
Há disputas para se ocupar cargos de liderança onde as pessoas possam se projetar; há corridas por exercer funções de destaque no sistema eclesiástico da igreja como organização, mas, onde andam os socorristas?
Onde andam aqueles que estejam à disposição do Amigo Espírito Santo para socorrer os que se encontram necessitando de ajuda em diferentes áreas da vida?
Os que se dispõem a cooperar com o Amigo neste particular precisam ter em mente que devem estar de prontidão vinte e quatro horas no dia, pois nunca se sabe quando será acionado para trabalhar; é necessário estar disposto também a deixar de freqüentar reuniões ou mesmo um culto, pois de repente alguém grita por socorro (sei muito bem o que isto significa); é estar preparado para ouvir mais do que falar; emprestar o ombro para que lágrimas sejam derramadas sem reservas; é ser digno da confiança do Amigo Espírito Santo para ouvir e ter controle para não comentar com quem quer que seja sobre aquela situação que lhe foi exposta.
A dependência do Amigo Espírito Santo tem que ser total a fim de que Ele oriente em cada caso em particular, ensinando como a pessoa deverá ser ajudada; não podemos lançar mão de experiências anteriores, visto que cada caso é um caso, e o Amigo tem a maneira específica para cada um deles, Ele é Deus!
Onde andam os socorristas? Eles precisam ajudar:
Os fracos – quantos se encontram em estado de profunda fraqueza espiritual; às vezes estão até obesos fisicamente, porém, enfraquecidos espiritualmente; suas forças foram minadas pelas lutas e tribulações deste mundo. O socorrista precisa chegar com o alimento especial para a necessidade daquela pessoa, por exemplo, se a fraqueza for por falta de ferro não levar cálcio; isso só o Amigo pode prescrever, aleluia!
Os desanimados – só o Senhor Jesus sabe, como Cabeça do Corpo, quantos se encontram sem ânimo algum para prosseguir na caminhada; as aflições têm lhe tirado o ânimo; as tentações lhe têm roubado a capacidade de reagir e por isso diminuem o ritmo na vida espiritual; a dificuldade de crer diante de tantas decepções os deixa desanimados. Contudo, há esperança!
Os cansados – são tantos que estão a cantar: ‘Stou cansado e sem forças..., meu Deus! Cansados de sofrer; cansados de crer; cansados de desilusões; cansados por conta do fardo pesado que estejam a carregar; cansados a ponto de sequer poder levantar a cabeça por isso andam só a olhar para baixo e, quanto mais olham para baixo mais cansados ficam. Acode socorrista! Ajuda-os a levantar a cabeça e olhar para cima porque a nossa redenção está próxima!
Os feridos – esse grupo é muito grande, mas grande mesmo! Há muitos que como Jeremias foi ferido com a língua daqueles que fazem parte do mesmo povo; feridos com atitudes grosseiras; feridos sem misericórdia por banalidades; feridos... Feridos... Feridos... Feridos por “n” situações, mas são feridos e como feridos não conseguem caminhar direito precisando muitas vezes ser carregados. O detalhe é que para cada ferido que precise ser conduzido é necessário dois sãos; imagine em uma comunidade com vinte feridos serão necessários quarenta sãos para carregá-los e deste modo a obra vai parar. Alô socorristas! Mãos à obra!
Os mutilados – aqueles que lhes foi tirado alguma coisa que fazia com muito amor na casa de Deus; literalmente falando é como se lhe arrancassem um pedaço de si; há casos em que tal mutilação leva a óbito espiritual, quando não são socorridos em tempo hábil. Há necessidade do socorrista (fisioterapeuta) espiritual trabalhar orientado pelo Amigo Espírito Santo a reabilitação desta pessoa, ajudando-a a conviver com aquela perda e em alguns casos, ensiná-la a adaptar-se a uma prótese e continuar a jornada.
É fantástico como o Amigo Espírito Santo tem as orientações para cada caso, contanto que ninguém se perca, mas esteja preparado para subir com a Noiva, aleluia!
Somente aqueles que estão sadios na fé(atenção idosos Tito 2.2), podem exercer a função de socorrista, pois como alguém desanimado, fraco, ferido, cansado, mutilado teria condições de carregar outro?
Minha oração neste dia é que entre os que nos lêem, o Amigo encontre muitos que se coloquem a Sua disposição como socorristas no Reino de Deus, pois a guerra está travada; as batalhas se sucedem; cada combate parece sem mais difícil que o anterior; a luta não tem trégua e os acidentes acontecem.
Não me refiro somente à luta contra o reino das trevas, mas também a luta interna em cada um de nós e também no meio onde estamos inseridos. Há uma expressão “fogo amigo” usada por soldados, quando os ferimentos são provocados por outro colega do mesmo exército. Ah, meu Deus! Quanto fogo amigo nós experimentamos!
O Senhor nos quer sadios, fortalecidos nEle, usando em todas as situações a Palavra da Verdade para nos recompormos sempre que alguma coisa vier para nos impedir de correr com perseverança a carreira que nos está proposta. Tenhamos cuidado de nós mesmo, como está escrito, e no que depender de nós nos deixemos usar como instrumentos de bênçãos para outros, sem esperar que o nosso nome seja mencionado, sem buscar reconhecimento dos homens, porém, tudo fazendo por amor em obediência Àquele que nos resgatou.
Por onde andam os samaritanos com azeite e vinho para socorrer os que estão na margem do caminho? (Lucas 10.25...)
O trabalho do socorrista é trabalho subterrâneo, comparado a serviço de esgoto em uma cidade, que ninguém vê, não se propaga e por isso há políticos que se empenham em construir viadutos e pontes, coisas visíveis que façam o seu nome conhecido, enquanto que o sistema subterrâneo é de vital importância para a comunidade do ponto de vista de higiene e saúde principalmente.
Ajudemos a alguns a chegar do outro lado como vencedores em nome de Jesus!
Maranata!
Missionária Lídia Fernandes
Conheça mais artigos da Missionária Lídia Fernandes no Blog A AMIGA DO AMIGO
Miss. Lídia Fernandes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema