Fotos: By Pr. Carlos Roberto
Aconteceu na última quarta-feira, 04.02.09, às 14h, a Reunião da Comissão Eleitoral com os candidatos aos diversos cargos da Mesa Diretora da CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, na sede do TER – Tribunal Regional Eleitoral de Vitória – ES.
Considerando que estive presente, a convite do meu Pastor Presidente JOSIAS DE ALMEIDA SILVA, a quem agradeço a honra de acompanhá-lo, aproveitei o momento para fotografar a reunião e ao mesmo tempo anotar alguns pontos que considerei importantes para os leitores deste blog.
A princípio a reunião foi convocada pelo TER, para conferência e aprovação dos nomes, números e fotos dos candidatos inseridos no programa das urnas do tribunal.
Na ocasião, o funcionário do TER responsável pela programação das urnas para a eleição da CGADB, senhor Alfredo, deu todas as orientações aos candidatos, assim como respondeu a todas as perguntas daqueles que tinham dúvidas.
Na seqüência, todos os candidatos presentes tiveram a oportunidade de digitar seus números na urna de teste, no afã de conferirem seus dados, inclusive foto.
Convém ressaltar que assim que todos terminaram suas conferências, por consenso entre as duas coligações, os candidatos ao cargo de presidente, fizeram a conferências dos ausentes, assinando o respectivo termo por eles.
Ressalto ainda que a coligação Cgadb para todos, fez ressalva em todos os termos, solicitando a alteração das fotos, cuja mídia com os novos arquivos foi entregue ao TER na mesma hora.
Algumas perguntas dos candidatos e seus assessores que foram respondidas pelo funcionário do TRE:
Qual o número de urnas que serão utilizadas na eleição?
175 urnas, com a ressalva que são todas novas, recentemente recebidas pelo TER de Vitória, ainda não utilizadas.
Quantas urnas reservas estarão à disposição?
Cerca de mais ou menos 30 urnas.
Qual o percentual de urnas que normalmente quebram durante uma eleição?
Em média 0,1%.
Qual a assessoria que o TER dará à Comissão eleitoral da CGADB? Montagem do programa com cargos, nomes, números e fotos dos candidatos, preparação e lacração das urnas, além do treinamento de todos os mesários.
Ficará de plantão durante toda a eleição, além dos funcionários responsáveis, pelo menos dois técnicos para qualquer manutenção ou substituição de urnas, lembrando que esse número está acima do previsto, do que já ocorre nas eleições de praxe coordenadas pelo TER.
O eleitor votará em todos os cargos em uma única urna?
Não. Cada eleitor completará seu voto em duas urnas. Na CGADB, o total de cargos eletivos é 18 e a urna só comporta até 10 cargos.
Cada cabine de votação terá duas urnas eletrônicas.
A primeira urna conterá o voto para 8 cargos a saber: Presidente, primeiro ao quinto vice-presidentes, primeiro e segundo secretário.
A segunda urna conterá o voto para 10 cargos, a saber: Terceiro a quinto secretários, Primeiro e segundo tesoureiros, e os 05 conselheiros fiscais das 5 regiões do Brasil.
O TER fará a apuração dos votos?
Não. A Comissão eleitoral nomeará a comissão escrutinadora. Caberá ao TER após o fechamento das urnas, entregar o extrato de cada uma delas à Comissão eleitoral, que determinará à comissão escrutinadora a somatória dos votos.
Ficou decidido que, a Comissão eleitoral definirá junto ao TER, em quantas vias será impresso o extrato com a somatória de cada urna, para o trabalho da comissão escrutinadora, bem como para montagem de planilhas de conferência por parte das coligações participantes.
Qual a possibilidade de qualquer alteração no resultado, em caso de quebra ou travamento em uma urna?
Nenhuma, pois as urnas serão preparadas e depois lacradas na presença dos candidatos ou seus representantes legais, caso queiram acompanhar esse processo. Depois de lacradas as urnas eletrônicas, não é mais possível qualquer alteração. Por exemplo, se uma urna travar, o chip da mesma será instalado em uma nova, que receberá todos os dados da anterior, sem qualquer possibilidade de alteração.
Quando será realizada a preparação e lacração das urnas?
Preparação: durante os dias 6, 7 e 8 de Abril, no horário das 9 às 17h. Lacração: Dia 09 de Abril, no horário das 12 às 18h. Local: Fórum Luiz Freire - Cidade Alta - Centro de Vitória - 4º andar.
Quem poderá presenciar esse procedimento? A Comissão Eleitoral, os candidatos ou seus representantes.
Após o trabalho de explanação por parte do funcionário do TER, o Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Presidente da Comissão Eleitoral da CGADB, solicitou a utilização do plenário por mais uma hora, quando realizou reunião informal, com todos os candidatos presentes e seus assessores, para esclarecimento de possíveis dúvidas de caráter interno da Comissão Eleitoral da CGADB.
Os representantes das duas coligações CGADB É VOCE e CGADB PARA TODOS, respectivamente os pastores José Wellington Bezerra da Costa e Samuel Câmara, externaram palavra de agradecimento aos funcionários do TRE, solicitando que fizesse chegar aos seus superiores hierárquicos.
A reunião aconteceu em total clima de paz concordância, terminando por volta das 16h, com oração.
Caro Pastor Carlos Roberto Silva:
ResponderExcluirÉ muito interessante por demais que seja bem conversado,observado e tambem orientado aos demais lideres para que no dia da votação tudo transcorra na mais perfeita paz, seria tambem interessante a fala dos pastores nas reuniões ministeriais. Até Vitoria (Espirito Santo)
Em Cristo Marcos
Caro Marcos Serafim,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pela visita e comentário.
Peço a Deus, que o entendimento e consenso que vi na referida reunião, possa se manter nas demais reuniões e também nos demais desdobramentos do pleito eleitoral.
Volte sempre!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Kharis kai eirene
ResponderExcluirPastor Carlos, meus parabéns por essas informações. Muito esclarecedor.
Um abraço
Esdras Bentho
Caro Pr. Esdra Bentho,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua honrosa visita e comentário, o que honra sobremaneira este singelo blog.
Agradeço as palavras de incentivo.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Excelente matéria!
ResponderExcluirBom sabermos de como será o processo de votação em Carapina - ES. Fico feliz que durante a reunião com o TRE-ES o clima entre os candidatos foi de paz. Oxalá haja continuidade dessa paz até a finalização do processo eleitoral.
www.prrobsonaguiar.nireblog.com
Caro Pr. Robson Aguiar!
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pela sua honrosa visita.
Não faço parte de qualquer comissão, apenas estava lá companhando meu pastor, nesse caso aproveitei para fotografar e relatar aqui os fatos.
Tenha convicção que são reais.
Esperamos que a continuação seja também assim.
Volte sempre!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Paz do Senhor amado!
ResponderExcluirParabéns pelas informações, precisamos saber como andam os trabalhos para que possamos orar sempre pedindo a Deus que tome a frente de tudo.
Deus abneçoe!
Caro Matias Borba,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Você tocou em aasunto totalmente pertinente.
Isso é o mais importante nesta hora, a inercessão da Igreja do Senhor, para que Deus esteja no controle de tudo e seu santo nome seja glorificado.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
PArabéns pelas informações Nobre Pastor Carlos Roberto.
ResponderExcluirPArabéns também imparcialidade!!!
Que Deus te conserve sempre assim longe de partidarismos por este ou aquele candidato, embora voce tenha o seu.
Leonardo.
Parabens querido pastor por sua imparcialidade e equilibrio.
ResponderExcluirHomens de Deus precisam pautar suas vidas pela integridade e humildade.
Pr Enaldo David Traces
Prezado Pr. Roberto, infelizmente esse "clima de cordialidade" não reflete a realidade da eleição como o senhor tem percebido. Oremos para que tudo dê certo. Ao menos segundo os parâmetros humanos...
ResponderExcluirEu ando triste com os rumos de nossa denominação.
Caro Leonardo,
ResponderExcluirGrato pela sua visita e comentário.
Baseado em suas palavras é lógico que como parte integrante da denominação, tenho que fazer a minha escolha, no entanto, não admissível e nem cristão, transformarmos isso em um ringue de disputa.
Afinal de contas, após a eleição, porventura não continuaremos todos como irmãos em Cristo, e além de tud ainda congregados da mesma igreja? E as seqëlas oriundas do pleito, quem responderá por elas?
Esse é o meu pensamento.
Volte sempre.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro Pr. Enaldo DAvid,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua honrosa visita e comentário com palavras de incentivo.
No meu entender, qualquer disputa não pode ultrapassar o campo das idéias, e em se tratando de um pleito dentro da Igreja, não é bom nem comentar a tragédia quando isso vai para o lado pessoal.
Não atinge somente os personagens principais, mas a todos aqueles que de alguma forma estejam envolvidos com o processo.
Pra o inimigo é um prato cheio.
Oremos amado!
Volte sempre por aqui.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro Ev. Daladier Lima,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Compartilho com o amado da mesma tristeza, e sei também que o clima instalado nessa campanha não é dos melhores, no entanto, o que relatei é fato real de uma reunião.
Louvei a Deus, pois afinal de contas, o local era público e, se infelizmente acontecesse o contrário, seria uma verdadeira tragédia para o nosso testemunho.
De qualquer forma, procurei ser realista.
Quem sabe, essa publicação seja uma gota de água num grande incêndio? Se cada um jogar a sua, em vez de lenha na fogueira, creio muito no milagre de Deus, é lógico que é necessário que, os homens dêem lugar ao Senhor.
Sua visita aqui é sempre uma honra.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
A Paz do Senhor !!
ResponderExcluirmais uma vez quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho de repórter que o Sr. efetuou nessa reunião, dando transparencia a todos os irmãos pastores que irão à Vitória para votarem.Fiquei feliz em saber que a reunião se desenvolveu em paz e concordancia terminando com oração.Que esse seja o mesmo espírito no dia da eleição e que Deus abençoe nossos mui dignos pastores inscritos para a eleição 2009.
Fique na paz
Pb.David Martins
Aramina SP
Caro Pb. DAvid Martins,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela visita e palavras de incentivo.
Creio que a Comissão Eleitoral fará vir a público todas as informações necesárias.
Como estava presente, aproveitei o ensejo para prestar um serviço aos interessados, uma espécie de furo de reportagem.
Volte sempre!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
a paz pr. carlos gostei muito do seu blog e estou querendo ser parceiro do seu blog avaie meu blog e diga se quer ou nao fazer parceria aqui meu endereço http://www-prismalouvor.ning.com/
ResponderExcluirapaz do senhor pr.carlos eu gostei muito do point rhema e queria fazer parceria com meu site (prisma louvor -a sua mais nova comunicaçao gospel) avalie meu site e diga se quer ou nao quer fazer parceria com meu site mande para esse email a sua resposta prismalouvor@hotmail.com o meu site http://www-prismalouvor@hotmail.com/
ResponderExcluirah Pastor Carlos, meus parabéns por essas informações. Muito esclarecedor.
ResponderExcluirPrezado Bruno Lima,
ResponderExcluirA paz do Senhor!
Obrigado pela visita e comentários neste singelo blog.
Acabo de postar seu link nos meus favorios na net.
Um grande abraço e volte sempre.
Pr. Carlos Roberto
Foi providencial a sua ida à Vitória.
ResponderExcluirPrimeiro, pela oportunidade de acompanhar as informações sobre como serão os procedimentos adotados pelo TRE para a votação em abril, que não será tão simples assim pela necessidade de se adotarem duas urnas em cada seção.
Segundo, pela forma imparcial e escorreita com que tratou a notícia nestes tempos em que certos blogs preferem distorcer os fatos para criar confusão e insegurança na cabeça do (e) leitor.
Aproveito, aqui, para sugerir também aos leitores uma visita ao blog Fronteira Final(http://fronteirafinal.wordpress.com), do jornalista Antonio Mesquita, onde trata de assuntos ligados à próxima AGO.
Há, ali, uma entrevista muuito esclarecedera do pastor Lorenzetti, membro da Comissão Eleitoral e especialista na área eleitoral, pelos seus muitos anos dedicados à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Ele explica, por exemplo, em que pé está o pedido de impugnação dos 1626 pastores que supostamente teriam feito a sua inscrição após o prazo legal.
É importante essa leitura, pois a idéia que se vende por aí é que esses pastores já estão definitivamente fora da AGO, quando, na verdade, a eles foi assegurada a ampla defesa, no prazo legal, e se provarem, com os comprovantes, que pagaram as suas inscrições conforme previa o edital, ou seja, até o dia 20 de janeiro às 18:00hs, terão o acesso assegurado para votar.
Abraços e parabéns.
Caro Pr. Geremias do Couto,
ResponderExcluirGraça e paz!
Grato pela sua honrosa visita, bem como pelo esclarecedor comentário.
Com certeza suas novas iformações agregaram valores à este post.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Querido pastor Carolos Roberto
ResponderExcluirO momento é de cuidado no que falamos, pis qualquer palavra mal explicada resulta em confusão.
Parabéns pela imparcialidade, pastor!
Oxalá outros procedessem assim.
Lí aqui em um post onde falam de certos blogs e recomendaram outro.
Não acho ético acharem que só os blogs que pertencem a equipe do candidato "X" seje verdadeiro e do candidato "Y" sejem mentirosos, somente pelo fato de não pertecenrem a chapa de seus candidatos.
Também não acho ético recomendarem blogs como portadores da verdade só porque os mesmos são de pessoas que defendem a mesma candidatura que eles.
Na minha opnião, os blogs asinados por pessoas ligadas a CGADB/CPAD deveriam manter-se mais neutros, pois tudo o que eles vierem a falar, mesmo a mais pura verdade sobre os erros da oposiçao, soam como uma politicagem e nada acrescenta, a não ser a discórdia e a desunião.
Será que esses pastores blogueirs ligados a um determinado candidato, em especial, ao candidato que está no poder da CGADB, que tudos que eles falarem soa apenas como uma politicagem suja, barata e tendenciosa?
Bem aqui fica meu protesto, estou cansado de ver uma troca de farpas na minha denominação e existe um ditado: quando um não quer, dois não brigam....... E eu vejo mais insultos nos blogs dos pastores da situação.
Porque isso? o pr.José Weligton ao meu ver está com a eleição praticamente ganha. Então é hora de semearmos a paz.
Pedir-mos perdão uns aos outros.
EU SONHO DE VER UM DIA OU SABER DA NOTICIA QUE: O PR. SAMULE CÂMARA PEDIU PERDÃO AO PR. GEREMIAS DO COUTO - OU O PASTOR GEREMIAS pediu perdão ao pr. Samuel e ambos se abraçaram e choraram. E que nunca mais um vai escrever ou dar entrevita um contra o outro. Creio e tenho fé que a ferida que foi aberta entre esses dois baluartes da nossa denominação serão sarados em nome de jesus!
Pois do jetio que está, só tem uma pessoa que está sorrindo: O inimigo!
Meu Deus, vejo nesses pastores dois dos maiores homens de Deus que temos em nossa denominação, homens sábios e cheio de talentos, cada um na sua área.
assina: Fernando Almeida.
Caro Fernando Almeida,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato por sua visita e comentário neste singelo blog, assim como pelas palavras de incentivo.
Quero apenas elucidar que aqui, tenho procurado não ser o dono da verdade, até porque quem é que sabe de tudo, entretanto, ainda que tenha que ter a minha própria escolha para os 18 cargos e não apenas para presidente, tenho procurado jogar água no fogueira e não colocar mais lenha.
Quanto ao fato que o irmão citou, envolvendo dois grandes ícones em nossa denominação, vamor orar por eles, pois é o máximo que podemos fazer nesta hora, acreditando o Senhor é muito poderoso e vai conceder que isso acabe, se Deus quiser.
Quanto as indicações de blogs, em comentários aqui postaods, realmente cada um faz segundo a linha de pensamento ou afinidade ideológica, no entanto, minha opinião é que sigamos a meta da informação e imparcialidade, o que é um mérito para qualquer veículo de comunicação, lembrando sempre que exisrem verdades que jamais podem ser omitidas, doa a quem doer.
Nesse caso, mesmo quando a informação corta na própria carne, tem que ser dada.
Volte sempre por aqui!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro irmão Fernando Almeida (?):
ResponderExcluirPrimeiro, quando referi-me a certos blogs, não especifiquei se eram de x ou de y. Quem quiser, que vista a carapuça.
O fato de eu ter lado, nesta eleição, não me tira a imparcialidade e nem o direito de confrontar, quando vejo atitudes equivocadas. Faço-o, porém, à luz do dia.
Segundo, quando sugeri o blog Fronteira Final é porque há, alí, a entrevista do pr. Lorezentti que, necessariamente, precisa ser neutro por ser membro da Comissão ELeitoral, além de ser um especialista na área do direito eleitoral.
Ou seja, sua entrevista é imparcial e trata das questões perguntadas pelo repórter sem qualquer tendência para x ou y. O próprio programa do pr. Samuel Câmara o entrevistou semanas atrás.
Por fim, saiba meu caro Fernando Almeida (?), que, de minha parte, essas questões em nada interferem no meu relacionamento com o pr. Samuel Câmara e em outras questões referentes ao Reino de Deus.
É tanto que a Rede Boas Novas fez parte da rede que transmitiu os programas de Minha Esperança, mediante gestões que fiz junto à liderança de BGEA, e o pr. Silas Malafaia foi quem nos intermediou o primeiro contato com a cúpula da BAND.
Dito isto, espero que o irmão se sinta esclarecido, bem como os demais, que, volta e meia, levantam o assunto. Não estamos em pé de guerra um com o outro. Apenas uso do meu direito de refutar aquilo que, no meu entendimento, vem a público de maneira equivocada.
Não trouxe o assunto Lições Bíblicas para a blogosfera. Todas as vezes em que me manifestei foi em resposta a quem o trouxe para este espaço.
Deus lhe abençoe.
Caro amigo Pr. Geremias do Couto
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pelos seus esclarecimentos, o que sempre dá total clareza à sua maneira de pensar.
Face a exposição de fatos contra a sua vontade, conforme sua própria declaração aqui, é claro que o irmão tem todo o direito de se defender.
Como, em virtude dom projeto MEB, tivemos a privilégio de interagir aqui em São Paulo, sou testemunha ocular do seu procedimento, sempre desviando-se desses confrontos desnecesários.
Já presenciei conversas, quando o preclaro irmão tem permanecido calado para não criar mais polêmica.
A bem da verdade, não posso me omitir em relatar esse fato, ainda que saiba que muitos possam não entender, mas por ser a verdade, é necessáro declarar.
Este espaço está aberto sempre a todos, não é diferente com o caro amigo.
Tenha a liberdade de se defender aqui mesmo quando for necessário.
Ponto a ponto devidamente esclarecido, é a nossa contribuição no sentido de jogar água em fogueira por demais já acesa.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
a primeira urna : Presidente 5 vices e 1 2 tesoureiros e não secretários
ResponderExcluirPrezado anônimo,
ResponderExcluirGraça e Paz!
A menos que tenham procedido alguma alteração após a reunião (estive presente), a divulgação foi como está no post.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto