O presidente Tabaré Vazquez assinou quinta feira 13 de novembro o veto aos artigos da Lei de Defesa da Saúde Sexual e Reprodutiva que despenalizam o aborto.
A Assembléia Geral do Parlamento nãopossui os votos suficientes para derrubar o veto. Os artigos que despenalizam e regulam a interrupção da gravidez estão contidos noscapítulos II, III e IV, vetados pelo presidente.
O capítulo I não foi vetado. O texto oficial do veto somente foi publicado na tarde da sexta feira 14 de novembro de 2008 no site da Presidência da República.
O documento é um exemplo para o Uruguai e para o mundo.
"HÁ CONSENSO", afirma no documento o presidente Tabaré Vazquez:
"DE QUE O ABORTO É UM MAL SOCIAL QUE DEVE SER EVITADO. TODAVIA, NOS PAÍSES EM QUE O ABORTO FOI LEGALIZADO, SUA PRÁTICA AUMENTOU.
NOS ESTADOS UNIDOS, NOS DEZ PRIMEIROS ANOS, O NÚMERO DE ABORTOS TRIPLICOU, E O NÚMERO SE MANTÉM: O COSTUME INSTALOU-SE. O MESMO ACONTECEU NA ESPANHA.
A LEGISLAÇÃO NÃO PODE DESCONHECER A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DA VIDA HUMANA EM SUA ETAPA GESTACIONAL, TAL COMO DE MANEIRA EVIDENTE É REVELADO PELA CIÊNCIA.
A BIOLOGIA EVOLUIU MUITO.
O VERDADEIRO GRAU DE CIVILIZAÇÃO DE UMA NAÇÃO MEDE-SE PELO MODO COMO SÃO PROTEGIDOS OS MAIS NECESSITADOS. POR ISSO DEVE-SE PROTEGER AOS MAIS DÉBEIS. PORQUE O CRITÉRIO JÁ NÃO É MAIS O VALOR DO SUJEITO EM FUNÇÃO DOS AFETOS QUE SUSCITA SOBRE OS DEMAIS, OU DA UTILIDADE QUE OFERECE, MAS O VALOR QUE RESULTA DE SUA SIMPLES EXISTÊNCIA.
ESTA LEI AFETA A ORDEM CONSTITUCIONAL E OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS POR NOSSO PAÍS EM TRATADOS INTERNACIONAIS, ENTRE OUTROS O PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA E A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA.
O PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA OBRIGA NOSSO PAÍS A PROTEGER A VIDA DO SER HUMANO DESDE SUA CONCEPÇÃO E, ADEMAIS, OUTORGA-LHE O ESTATUTO DE PESSOA.
O PROJETO ADEMAIS QUALIFICA ERRONEAMENTE E DE MANEIRA FORÇADA, CONTRA O SENSO COMUM, O ABORTO COMO ATO MÉDICO, DESCONHECENDO DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS, COMO AS DE HELSINQUE E TÓQUIO, QUE SÃO REFLEXOS DE PRINCÍPIOS DA MEDICINA HIPOCRÁTICA QUE CARACTERIZAM O MÉDICO POR ATUAR EM FAVOR DA VIDA E DA INTEGRIDADE FÍSICA".
Pr. Carlos, a Paz do Senhor!
ResponderExcluirSei que este assunto foi largamente debatido no mundo Virtual, mas também sei que continua sendo, também, no mundo Real. E seus defensores de leis infames não descansarão até conseguirem seus intentos, como infelizmente tem ocorrido em outros países, para tristeza nossa.
Alegra-me muitíssimo quando observo na Mídia e agora em seu "post", notícias como esta do DD. Presidente do Uruguai, o médico Dr. Tabaré Vazquez, a quem não poderia deixar de ovacionar, por intermédio deste canal de bençãos e informação que se constiui o seu blog.
Que a decisão Á FAVOR DA VIDA, deste homem, sirva de exemplo para nossas autoridades constituídas e demais Nações que virem a tratar desse assunto.
No Uruguai, também, a vontade de Deus prevaleceu! A VIDA CONTINUA!
Deus abençoe.
Fraternalmente,
Gilvan paz.
Caro Pb. Gilvan,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Que essa atitude, ecoe em outros países como o nosso Brasil, de tal maneira que outros governantes e legisladores, repensem seus valores, e passem também a lutar em favor da vida!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
A Paz do Senhor Jesus Cristo,
ResponderExcluirGlória a Deus, que Deus faça um grande reboliço na vida deste presidente, que teve bom censo e vetou esse atentado contra a sociedade do Uruguai e do Mundo.
Deus abençoe a vida de todos que tem se empenhado na luta contra o aborto.
Deus abençoe a vida das mulheres que mesmo cometendo o erro de ficar mãe-solteira, não cederam as tentações do diabo, e resolveram ter seus filhos, que nada lhes falte em nome de Jesus.
Prezado Reinaldo Carlos,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua visita e comentário pertinente!
Oremos agora pelos nossos governantes brasileiros, para que venham atuar de maneira semelhante.
Um grande abraço!