sábado, 17 de maio de 2008

SOLIDÃO E VITÓRIA NO GETSEMANI

«Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse aos discípulos: "Sentai-vos aí, enquanto vou até ali para orar". Levando Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: "Minha alma está triste até a morte; permanecei aqui e vigiai comigo". E, indo um pouco adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu pai, se é possível, que passe de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres". E ao voltar para junto dos discípulos, encontrou-os dormindo. E diz a Pedro: "Como assim? Não fostes capaz de vigiar comigo por uma hora! Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Afastando-se de novo pela segunda vez, orou: "Meu pai, se não é possível que isto passe sem que eu o beba, seja feita a tua vontade!" E ao voltar de novo, encontrou-os dormindo, pois os seus olhos estavam pesados de sono. Deixando-os, afastou-se e orou pela terceira vez, dizendo de novo as mesmas palavras. Vem, então, para junto dos discípulos e lhes diz: "Dormi agora e repousai: eis que a hora está chegando e o Filho do Homem está sendo entregue às mãos dos pecadores. Levantai-vos! Vamos! Eis que meu traidor está chegando".» (Mt 26,36-46)

Getsêmani, lugar de solidão, tristeza e angústia na alma.

Como seres humanos, somos acostumados aos momentos de elogios, aplausos e reconhecimento.

No Getsêmani não é assim.

Jesus havia deixado para trás a muldidão, a reunião fraterna da última páscoa, a instituição da primeira ceia.

O momento não era mais para multidão, nem para o colegiado dos 12 discípulos, aliás, nem para os três mais íntimos escolhidos, Pedro, Tiago e João, pois não puderam suportar o peso do Getsêmani. Nem a orientação do Mestre para que vigiassem foi suficiente para que ficassem atentos. Os olhos carregados, a pressão espiritual, tudo os fazia cochilar. Muitas pessoas em momento de grande depressão, reagem assim, dormindo.

A realidade é que, aquele momento era mesmo só para o Mestre. Como diria o ditado popular "lugar onde o filho chora e a mãe não ouve". Graças a Deus que o Pai ouvia!

A célebre frase: "Pai, se for possível passa de mim esse cálice, todavia não seja o que eu quero, mas a tua vontade", mostra bem a angústia, tristeza e horror daqueles momentos.

O bom de tudo é que a vitória estava cravada na segunda parte da frase: A vontade do Pai. Nós precisávamos que ele suportasse, senão estaríamos perdidos. E tudo isso não por causa do espírito, pois estava preparado, mas por causa da carne que é fraca.

Quantas vezes somos levados ao Getsêmani por causa da carne. É preciso renúncia, modelagem na forma de Deus, solidão para que reconheçamos e tenhamos a certeza de que o Pai nunca nos desamparará.

A multidão é muito boa, mas tudo tem limites.

Os amigos são muito importantes, porém, só a comunhão e intimidade com Deus nos dão a força necessária e subsídios para os calvários da vida.

Afinal, todos gostaríamos de viver eternos pentecostes, de glórias e aleluias, porém, antes de tudo precisamos passar pelo Getsêmani e pelo Calvário.

Já dizia um velho pregador: Calvário sem Pentecoste seria uma traédia, mas, Pentecoste sem Calvário, seria uma comédia.

Getsêmani, ou prensa de azeite, é o lugar onde somos espremidos ou moldados, também é lá que o Senhor extrai de nós o melhor azeite, o puro, o extra virgem. Aí sim, estaremos preparados para as batalhas espirituais que temos a enfrentar.

Muitos desistem, pois dispensam o Getsêmani e vão direto para o Pentecoste. Não existe parede sem alicerce, muito menos concreto sem pedra e ferro.

Que o Senhor nos ajude a tirar o maior proveito dos Getsêmanis da vida.

7 comentários:

  1. Pastor Carlos, Quando olhamos a palavra e meditamos neste fato (Jesus no Getsemani), notamos o momento que Jesus ficou sózinho na oração, não pode contar com seus dicípulos, porque dormiram!
    Da mesma forma nós Pastor, ficamos só, quando pensamos que podemos contar com a oração deste ou daquele irmão ou com a fidelidade de companherismo daqueles que achamos ser mais próximos! mais não, quantos estão dormindo o sono da falta de vigilância, incredulidade.
    Mas nós que somos de Cristo e sabemos em que temos crido temos a total certeza que não estamos só; Pois o mesmo Jesus que ficou só naquele momento do Getsemani (no sentido de não contar com seus dicípulos) esta conosco todos os dia até a consumação dos séculos, é só cada um de nós fazermos nóssa parte e Cristo nos recompensara, amé. Obrigado Pastor Carlos, seu trabalho é maravilhoso e tenho comigo que Deus o abençoara muito mais! eu oro pra isso.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Pastor Carlos.

    Esse momento de Cristo no Getsêmani revela a grandeza do plano de resgate da humanidade estabelecido por Deus.
    O momento era difícil. A pressão era terrível. A agonia era intensa.
    Lucas descreve esse momento de forma profunda:"Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue". Lucas tinha conhecimento do que dizia, pois peritos hoje testemunham que um grande sofrimento, ou agonia mental, pode fazer o sangue se misturar com a transpiração do corpo humano.
    Mas um anjo do Céu confortava o Mestre, pois aquelas agonias e sofrimentos tinham objetivos.
    Os momentos de agonia da nossa vida as vezes nos levam a grandes sofrimentos, no entanto devemos estar vendo os propósitos de Deus que estão estabelecidos nesses momentos de dores. Lembrando ainda que, sempre o anjo do Senhor estará nos confortando.
    Pastor, que Deus sempre lhe de forças, diante das agonias e sofrimentos que às vezes a condição de liderança ocasiona.

    Fique na Paz do Senhor.

    Pb. Israel

    ResponderExcluir
  3. Felizmente ainda lemos comentários deste naipe. Jesus e cruz são temas esquecidos em nossas pregações. Que Deus continue lhe inspirando a escrever sobre assuntos semelhantes que deixam nossa mente pensativa, nossa alma leve e nosso coração exultante.

    Aqui pra nós: Ah! Se aquelas árvores falassem?!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pr. Carlos,

    A julgar pelas pregações do "evangelho da prosperidade" que se houve por aí, não existiu Getsêmani. No entanto, a experiência do Getsêmani, não só existe, mas Deus a usa para moldar seus servos, para que a semelhança de Jesus, possam dizer: "Se possível, passa de mim este cálice, todavia, não seja feita a minha vontade, mas a tua". Bela mensagem, amado. Indiquei seu blog nos meus links.

    Graça e Paz do Senhor,

    Pr. Juber

    ResponderExcluir
  5. A paz do senhor...

    A frase que muito gosto é essa... "Pai esta consumado" Graças a Deus... por isso estamos aqui...

    Edson Dorna
    www.santodosantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pastor Carlos,as palavras dos amigos nos encorajam e nos dão esperança adequada para o futuro. Conhecê-lo foi muito bom para mim. Obrigado pela sua companhia durante o treinamento de "Minha Esperança Brasil" e pela sua ajuda para fazer o meu blog!

    ResponderExcluir
  7. OLÁ PASTOR CARLOS A PAZ DO SENHOR VERDADE É QUE MUITOS AINDA NÃO CONHECE O VERDADEIRO CALVARIO PORQUE QUANDO VAI CHEGANDO A HORA DE ENFRENTAR LUTAS PROVAÇÕES E DIFICULDADES DESISTEM TOTALMENTE DAQUILO QUE VIRÃO E OUVIRÃO A RESPEITO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO MAS FIEL É AQUELE QUE PROMETEU A MIM E AO SENHOR E TODOS QUANTOS PROFEÇÃO PELO SEU NOME QUE DEUS EM CRISTO CONTINUE TE ABENÇÕANDO HOJE E PARA TODO SEMPRE

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...