quarta-feira, 15 de agosto de 2007

JOGANDO PIMENTA NA CRISE DE IDENTIDADE

Antes leia o seguinte artigo:

http://clebiomoreira.blogspot.com/2007/07/ser-moderno-sem-ser-mundano.html

Que crise?
De Identidade.
De quem?
Das Assembléias de Deus.
Está veiculando na Internet, um artigo com o seguinte título: “MODERNO SEM SER MUNDANO”, atribuído a famoso pregador, digo atribuído por não constar do seu site oficial mas de terceiros. De qualquer maneira, até que não haja negativa de sua parte, subtende-se ser de sua autoria.

O artigo sugere a tentativa de JUSTIFICAR o que ele mesmo qualifica como pequenas correções, as quais, pelo teor do artigo, penso que sejam do ponto de vista estético.

Na condição de um simples obreiro também Assembleiano, me dedico a esta lavra, simplesmente pela vergonha que sinto em ver um “companheiro de ministério”, denegrir a própria denominação, afinal de contas, o que ele entende por ética pastoral ou ministerial?

A Assembléia de Deus é uma denominação com 96 anos de história, de natureza eclesiástica plural e descentralizada, onde cada ministério tem sua administração local, unidos única e exclusivamente pelas convenções regionais, as quais são ligadas à Convenção Geral. As convenções são formadas pelos ministros assembleianos, porém, não exercem ingerência na administração das Igrejas locais.
Este sistema de administração eclesiástica, ao longo de quase um século, deixou incontornáveis distorções do ponto de vista dos usos e costumes, levando-se em consideração principalmente as dimensões continentais do Brasil,
Há de se considerar que, não obstante seja necessário admitirmos esta faceta menos feliz do movimento Assembleiano, não podemos desconsiderar também que, este sistema permitiu, pela misericórdia de Deus, que a Assembléia de Deus seja a maior Igreja Pentecostal do Brasil, com templos nos mais longínquos rincões da nossa pátria e ainda contribuiu para que tenhamos o maior movimento pentecostal do mundo, pois a maior parte das Igrejas pentecostais e neopentecostais foram de alguma forma influenciadas pela Assembléia de Deus. Segundo pesquisas, em qualquer lugar no Brasil está presente marcas como: Coca-cola, Singer e Assembléia de Deus, sendo que para tanto a Igreja não contou com a mídia
.

Voltando ao citado artigo, ígualmente entendo que Doutrina Bíblica difere de usos e costumes, já que é esta a tese do articulista, porém, também entendo ser perfeitamente compreensível que, boa Doutrina também gera bons costumes.

Analisemos então:
Como apóstolo Paulo orienta ao Jovem pastor Timóteo?
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência” – 2ª Timóteo 3:10. Vejamos que Paulo faz distinção entre “doutrina” e “modo de viver”. Não estariam, porventura, inseridos nesse modo de viver, os bons usos e costumes?
O mesmo Paulo orientando Tito disse:
não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, seja ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador”. Tito 2:10. O termo “em tudo” abrange todas as coisas e circunstâncias periféricas ou acessórias, as quais devem corroborar adornando a doutrina, ou seja, não trazendo motivo de escândalo à doutrina.
O próprio autor do artigo, admite as críticas que vem recebendo, o que já o desqualifica, ao ser confrontado com as atitudes exigidas para um ministro na Palavra de Deus, em I Timóteo 3. Propositalmente ressalto aqui apenas seis das exigências: Irrepreensível, vigilante, sóbrio, moderado, não contencioso e que apresente bom testemunho.
A Bíblia recomenda que devemos nos abster de qualquer atitude que provoque escândalo aos irmãos, mesmo que tal ação não se configure um pecado em si, senão vejamos:
Na resposta a perguntas acerca das carnes sacrificadas aos ídolos, Paulo deixa claro que se não cremos no ídolo, não há nada contra comermos o que dizem ter sido sacrificado ao ídolo, no entanto, se isso escandaliza nosso irmão, não comamos.– I Coríntios 8:1-13.
Ainda orientando a Igreja de Roma, o mesmo Paulo disse: “Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça”. – Romanos 14: 18-21
Paulo não requeria seus direitos, mas até abria mão deles, mesmos aqueles líquidos e certos, para não colocar impedimento à sua pregação: - 1º Coríntios 9:12.

Outro fator que só confirma o que já estava claro, é a confissão do uso de jargões e frases de efeitos para chamar a atenção em suas mensagens, o que é perfeitamente dispensável num ministério Cristocêntrico, onde o próprio Senhor é o centro das atenções.

Acredito que um artigo dessa natureza, não contribui em nada para a edificação espiritual dos leitores, apenas joga pimenta em nossa crise de identidade.

Sinceramente, espero que não seja de autoria real do referido pastor, no entanto, se for, entendo que algo não vai bem, e deixo apenas três palavras: LAMENTÁVEL, VIGILANCIA e MUITA ORAÇÃO.

22 comentários:

  1. A Paz do Senhor irmão ,neste artigo colocado aqui , o unico pregador que se explicou em ser moderno sem ser mundano , foi o pastor MF.
    O qual até gosto de algumas de suas pregações , mas que após usar de tantos beneficos de "beleza" , cavanhaquinho, fazer sobrancelha olhos com lentes , creio ter perdido bastante credito e o artigo escrito por ele continua no site dele , pra mim é um pena pois nossas origen pentecostais vão sendo mudada sem ser legalista mas tinha uma diferença e olha que frenquento mas não sou deste ministerio ASS ,frequento a IPDA , mas o que esta acontecendo chega ser muita falta de respeito aos pupito agora jovens de bermudas camisetas chinelos , homens de brincos e arquinhos , mulheres com roupaz sensuais e tão apertadas que parecem bixiga em dia de festa onde nós iremos parar.

    Como diz: as mas conversações corrompem os bons costumes .

    ResponderExcluir
  2. Pastor Carlos,a paz do SENHOR,voce tocou em um assunto primordial para os nossos dias,não trazer escandalo.Agora eu pergunto,quantas pessoas ficaram escandalizadas quando a televisão adentrou nos lares assembléianos, incentivados por aqueles que no passado a condenavam e excluiam quem a tivesse, esse é um assunto que ninguem mais ousa tocar.

    ResponderExcluir
  3. Caro pastor e amigo Carlos,

    Parabéns pela exposição. Eu não sabia que o irmão tinha tratado deste assunto e é exatamente disto que trato no dia de hoje! Confira, se puder!

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  4. Olá pastor carlos...infelizmente isso tem acontecido em nossas igrejas...as pessoas se squecem dos irmãos fracos e muitas vezes só pensam em si. Isso infelizmente tem levado contra os principios da Palavra de Deus.
    Que Deus tenha misericórdia de nós e dos outros.
    Abraços e Paz do Senhor,
    Victor

    ResponderExcluir
  5. Caro Mário-cpvr!
    A Paz do Senhor!
    Muito boa a sua observação!
    Creio que, quando havia uma orientação para não se assistir televisão, ainda que pessoalmente não concordava com tal orientação, fizeram muito bem aqueles que obedeceram e não escandalizaram!
    Quanto aqueles que desobedeceram e inclusive foram disciplinados, serão julgados pela sua desobediência e os que exageraram na aplicação da disciplina,pelo seu excesso.
    Há coisas que só Deus poderá julgar e só a eternidade para revelar

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Pastor Carlos!

    O título deste artigo é excelente para a ocasião. Pois, muitos se aproveitam desta crise de identidade para exporem suas idéias e posições a respeito dos nossos usos e costumes. Incrível é que muitos destes preferem dividir ou escandalizar, ao invés de buscarem outras denominações. O pior é que estes homens acham-se superiores ao demais por obtarem por tal posição. Nós assembleianos estamos sofrendo com o exodo universtário e doutrinário de outras denominações. Isto ocorre, pois muitos estão fazendo o seu curso superior de teologia em instituições não ligadas a Assembleía de Deus - não que somos melhores que os outros, mas devemos manter nossa identidade - e com isto estão trazendo os usos e os costumes de fora para dentro das Assembléia de Deus. Podemos sim estudar em outras instituições e podemos sim pregar quando convidados em outras denominações, porém não devemos ser influênciados. Quer queiram, quer não queiram a Assembléia de Deus foi chamada para ser diferente, não na doutrina Bíblica, mas nos usos e costumes. Que Deus nos guarde destes homens fraudulentos e ao invés de serem ovelhas estão se tornando bode. Se Darwin estivesse vivo ele bem poderia fazer uma teoria da evolução nova, com estes certos pregadores.

    Que Deus nos guarde destes homens e que nós possamos dar continuidade com a ajuda do Espírito Santo a tudo o que nos foi passado!

    Deus abençoe!
    Vitor Hugo.

    ResponderExcluir
  7. Hummm... descobri seu POINT RHEMA, através do "BLOG DO CIRO".

    Li o artigo em apreço e só posso louvar a Deus pela vida de vocês.

    Rogo a Deus que levante mais homens destemidos para combater os modismos e as heresias que estão se infiltrando em nosso meio.

    Certa ocasião entrei numa comunidade do Orkut, atraído por um tópico: MF prega heresias. Sei q existe muita mentira, inveja, calúnia nesses fóruns, no entanto, resolvi observar as postagens lá descritas e fiquei impressionado. Diante disso, este artigo veio a contento.

    O mais agravante é que esses "show-mans" tem uma capacidade influenciadora incrível. Nesse sentido, acho o gesto de "ser moderno sem ser mundano" lamentável e perigoso, pois percebo em minha igreja que muitos o seguem à risca. A maioria dos seus simpatizantes são os jovens, mormente os que desejam o episcopado. Temo que nossos jovens intentem copiá-lo. O pior é que esses simpatizantes se fizeram advogados do mesmo - eles não admitem que você venha colocar em dúvida uma atitude ou aponte possíveis erros teológicos na pregação do referido pregador - não há como dialogar.

    Deus tenha misericórdia da sua igreja, pois se nossos líderes atuais, que são formadores de opinião e os mesmos se portam inadequadamente, como será a igreja de amanhã?

    Deus te abençoe, Pastor Carlos! Como professor da Escola Dominical, vou indicar vosso blog aos alunos e professores da EBD da minha igreja.

    ResponderExcluir
  8. O grande problema do texto de MF é que ele esqueceu da modéstia cristã.
    Essa mudança no visual de MF representa muitas coisas:

    a) Pastores, antes apegados exageradamente aos usos e costumes, costumam cair em outro extremo.

    b)Representa uma mudança litúrgica, do culto cristocêntrico para o culto antropocêntrico.

    c)Mostra a confusão que é esse tema na Assembléia de Deus.

    d)O novo visual representa, também, adimiração pelo megas-pregadores exuberantes, como Benny Hinn.

    Ser moderno, realmente não siginifica ser mundano, mas o princípio da modéstia cristã precisa ser observado, pois ser metrassexual é tão exagerado quanto não assistir Tv para ser "santo"!
    Em breve vou publicar um artigo sobre esse assunto no Blog Teologia Pentecostal.
    Um abraço pastor Carlos...

    Gutierres Fernandes Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pr Carlos Roberto

    O texto que o sr analisa realmente consta do site oficial do Pr Marcos Feliciano.

    O link é o seguinte: http://www.marcofeliciano.com.br/site2007/

    A minha opinião sobre esse assunto não deve ser importante, mas não costumo dar grande ênfase aos usos e costumes denominacionais. Entendo que os usos e costumes não fazem parte da doutrina de Cristo e nem servem como impedimento ou ajuda à salvação de quem quer que seja.

    Eu respeito as imposições das regras de usos e costumes, porém, não consigo aceitar quem pregue dizendo que obedecê-las são práticas essenciais para alcançar a salvação. Essa afirmação é heresia porque vai de confronto com todo o Novo Testamento, que apresenta Doutrina da Salvação.

    Se essa afirmação fosse verdade, então o brado "está consumado", de Jesus na cruz, seria uma grande mentira e a expiação do Senhor seria pela metade, carecendo das nossas obras (obediência aos usos e costumes denominacionais) para um dia, talvez, mesmo tendo invocado Cristo, ser salvo.

    Quanto ao Pr Marcos Feliciano, penso eu que tudo isso aí que acontece e que ele deixou no site oficial são arroubos da juventude dele. O homem parece que chegou ao reconecimento internacional muito cedo. Vide agenda dele no site que apresentei acima... Um dia, mais maduro, ele notará os excessos que comete agora...

    Penso que ele responde aos que costumam "demonizar" as coisas modernas, o termo MODERNO, sem fazer aprofundamendo necessário ao assunto. É fato que nem tudo que é moderno é mundano...



    A paz do Senhor

    Eliseu


    PS: Meu post de hoje em meu blog menciona o POINT RHEMA. É a primeira postagem que faço, de uma grande série sobre a BLOGSFERA EVANGÉLICA.

    ResponderExcluir
  10. A paz Pr.
    Muito bom este artigo e concordo plenamente pois temos enfrentado grandes lutas por estes exageros pois quanto maior a crise maior problema para os que estão em alerta. devo acrescentar que estamos vivendo tempos dificeis e é preciso estarmos em constante vigilancia.somos crentes sim porem devemos ser salvos em primeiro plano. um abraço .

    ResponderExcluir
  11. PASTOR CARLOS,observei no site do MARCOS FELICIANO que ele pregou na igreja do Ouriel de Jesus em 07/08 nos EUA,ESTRANHO ,NÃO ?

    ResponderExcluir
  12. PREGANDO -MARCOS FELICIANO


    DIA 7
    Cidade SOMERVILLE
    Estado: MASSACHUSSETS (PR. OURIEL DE JESUS)
    Evento: CULTO DE AVIVAMENTO
    Contato: (203) 714-2007
    Realização: WRC IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE SOMERVILLE
    Endereço: 50 INNER BELT ROAD

    www.radiovisaogospel.com

    ResponderExcluir
  13. A Paz do Senhor, Pr Carlos. Realmente a questão da crise de identidade é algo que precisa ser combatida veementemente. Tive a oportunidade de verificar o site em referência e constatar que de fato não se trata de outra coisa senão puro farisaísmo, embora não sei a quem atribuir responsabilidade pelo artigo ali contido. A fé genuína deve ser preservada. Tenho o prazer de falar que estou sendo corrigido pelo Senhor e acato com muita humildade o que se passa comigo, certo de que o Senhor Deus é quem, a seu tempo, me levantará e sei que isso é para a preservação da sã doutrina. Creio que no campo da fé, não se pode utilizar de novos métodos, pois o método de pregação da Palavra de Deus (que históricamente vem desde o livro do gênesis e só depois de Jesus já se passaram mais de 2.000 anos) continua sendo eficiente e operando o ápice, que é promover o conhecendo da verdade e a salvação. Muito oportuno este artigo. PAZ. Giovani Nery- AD Conceição da Barra de Minas (Min Cubatão)

    ResponderExcluir
  14. É claro que devemos também tomar cuidado nessa questão. Por exemplo, aqui em Belém, por mais que um pregador esteja bem apresentado, mas se não tiver gravata, não prega. Imagine pregar com gravata(e talvez terno) em um clima tropical como o nosso(Belém)!!! Só a graça. Claro que não é por isso que vamos sair por aí pregando de bermuda e sandália havaiana.
    Cada ambiente possui um contexto com relação ao vestuário.
    Abraços pastor Roberto e Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  15. Pr Carlos

    Sei que é contra os excessos, seja em qual sentido for. Penso igual.

    Por exemplos tristes de excessos, cito o caso de um jovem pastor. Ele sofreu duramente ao pastorear uma igreja pela razão de usar uma moto.

    A intenção dele era economizar combustível, mas acabou descobrindo que muitos membros foram à sede regional queixar-se dessa opção pessoal dele.

    Algumas modernidades não são pecaminosas... Pena que nem todos chegaram a tal discernimento espiritual para constatar isso.

    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Blogueiros amigos, comentaristas do Point Rhema!
    A Paz do Senhor!
    Muito obrigado pela compreensão!
    Vejo sinceramente que temos uma linha séria e equilibrada de pensamento.
    Não estou defendendo radicalismo, até porque essa não é a minha praia, no entanto, qualquer radicalismo finda sendo um problema, seja de qualquer lado.
    Os casos citados pelo amigo Vítor Leonardo e também por Elizeu Gomes, devem ser vistos do ponto de vista das realidades locais, com o que eu concordo plenamente.
    No caso em tela, quando o irmão MF não gostou da questão de não poder pregar trajando calça jeans, sabemos na realidade que o estilo da calça não muda em nada o conteúdo da sus mensagem.
    O problema é que, em sendo ele um assembleiano de criança, é conhecedor da etiqueta padrão dos pastores assembleianos, por certo também já sabia que iria chocar.
    Poderia muito bem ter evitado o confronto e deixar a discussão para outro fórum, não maculando sua imagem na hora da pregação.
    Outro fato por ele citado que ví com muita naturalidade, foi quando no Rio de Janeiro, outro pastor lhe ofereceu um short para tomar um banho de mar. Será que MF esperava o pastor levá-lo para um banho de mar vestido de terno?
    Lógicamente o escândalo mudaria de praia, nesse caso, os banhistas é que se escandalizariam, de forma, que não ví nada de anormal em nenhum dos casos.
    O artigo do pastor MF, escrito de maneira, a meu ver, impecável, trata-se de uma bela peça de defesa, porém sem concistência, repito, dentro dos arraiais assembleianos.
    Se as críticas por ele citadas estão incomodando, com certeza são do seu público alvo, caso contrário jamais ele se manifestaria.
    Entendo que esse público alvo merece sua consideração e reflexão, no sentido de não tirar a atenção do principal que é sua mensagem.
    Digamos que fosse um pregador direcionado para outros arraiais, como por exemplo: Igreja Bola de Neve, Renascer ou outras comunidades, isto sem qualquer demérito a elas, nenhum problema haveria.
    Também sou contra excentricidades
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Amado Pr. Carlos Roberto, tenho comentado pouco, mas passado muito por aqui (todos os dias).

    Parabéns pelo post.Assim como o Pr. Ciro, tratei deste assunto também em meu blog.

    Estou contigo e não abro, como diz o nordestino!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo e pastor Carlos Roberto,

    Acesse meu blog. Publiquei o seu comentário com destaque. Sábado à tarde estarei com o pastor Alexandre, seu amigo, na AD Casa Verde-SP.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo pastor a postagem que peguei foi justamente do site do pastor marco feliciano, que até mesmo no seu programa de tv deu um parecer do assunto, fico muito consternado com essa posição, mais tambem não sou Deus pra jugar ninguem. Que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Recado de Deus para os pastores.e Anciões. A bíblia diz que se deve orar pelos pastores porque eles devem dar conta a Deus pelo rebanho que foi responsável aqui na terra, se uma alma perecer e descer ao inferno, porém foi avisado para não cometer pecado e o mesmo não se deu por avisado, o pastor não terá culpa no sangue do mesmo. Bom, mas se a mesma perecer porque não foi avisado, então o pastor responsável perecerá porque teve culpa no seu pecado. Infelizmente há pastores que o seu maior interesse é encher a casa, para ser bem visto diante da convenção e do ministério e se esquece dos valores exigidos pela bíblia sagrada. Sim, Deus quer a sua casa cheia de verdadeiros crentes convertidos de verdade. Filhos de Deus semelhantes a Sadraque, Mesaque e Abednego que mesmo diante de ameaças de morte, não se prostraram diante das imagens de Nabucodonosor, experimente meu pastor colocar ordem na casa. Discipline estas mocinhas que estão se trajando com roupas imundas; aquelas sainhas curtas que mostra o umbigo, e também essas blusas coladas no corpo que tem causado muita sensualidade. Já pensou meu caro pastor o estrago que satanás tem feito através das novelas, pois o crente que aprecia tais cousas está sem autoridade contra satanás Exclua este garotão que fuma e bebe escondido, e estes casais de namorados que tem um namoro escandaloso ( já prestou atenção quantas mocinhas estão engravidando fora do casamento?). Pastor você já prestou atenção quantos crentes que na hora do culto estão jogando games no celular, e aqueles que estão mascando chiclete e você pastor parece que não ver nada, diga pra esta crentalhada sem futuro se converter, pois Deus não aceita desordem na sua casa. É melhor você ter uma igreja, mesmo que seja poucos, porem que sejam crentes de verdade. Também meu pastor você não deve receber dízimos e ofertas de qualquer pessoa: por exemplo, crente amigado, crentes que trabalham vendendo cigarro, vendendo cd e DVD pirata, crente que trabalham em prostibulos, motel ou em qualquer lugar indigno de um homem de Deus. Dê uma verificada no meio da irmandade e diga pros irmãos que Deus não aceita a iniqüidade e lugar de iníquos é no mundo e não na casa de Deus. Avise meu pastor que Jesus está voltando pra levar um povo santo que ainda não apostatou da fé .... amen fco.wilson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...