Cerca de 15.000 igrejas serão fechadas nos EUA em 2025, segundo pesquisa
Nuvens de tempestade ou novas oportunidades para as igrejas americanas em 2025?
Parece haver uma convergência em questões que poderão ter um efeito profundo nas igrejas dos EUA em 2025.
Poderíamos citar pelo menos uma dúzia de questões, mas estas cinco parecem ser as mais prováveis. A sua magnitude também pode ser significativa.
Como podemos observar, o desenrolar dos fatos abaixo, não serão necessariamente nuvens de tempestade. Pelo contrário, existem algumas oportunidades potenciais dadas por Deus que os líderes sábios da igreja podem aproveitar.
- Aproximadamente 15.000 igrejas na América não poderão mais pagar um pastor em tempo integral. Das 375.000 congregações existente atualmente nos EUA, estima-se que quatro por cento delas não terão mais recursos financeiros para remunerar um pastor em tempo integral. Essa mudança é grande e pode ser muito significativa. Considerando que mais de metade das igrejas hoje já não têm orçamento para remunerar pastores em tempo integral, podemos facilmente antever que o modelo de pastor em tempo parcial tornar-se-á modelo predominante.
- O tempo médio que uma igreja terá entre a saída de um pastor e a chegada de outro, será superior a 18 meses. Na verdade, um número crescente de igrejas ficará sem pastor durante dois anos ou mais. O papel do pastor interino será ainda mais crítico em 2025.
- As denominações e os ministérios devem estar preparados para fornecer recursos e obreiros às igrejas do circuito e às congregações, para que sejam relevantes ao funcionamento à rede que pertencem. O dia das igrejas com um pastor em tempo integral servindo em igrejas de modelo tradicional acabará em breve.
- Cerca de 15.000 igrejas serão fechadas. Muitas destas igrejas estão resistindo tenazmente, mas o número de congregações que enfrentarão um encerramento iminente, aumentou. Pela primeira vez na história da igreja moderna, 15.000 igrejas deixarão de existir no período de um ano. Observe que a pesquisa projeta que 15.000 igrejas fecharão e que 15.000 passarão de pastores de tempo integral para pastores de meio período. Essas 30.000 igrejas representam cerca de uma em cada doze igrejas existentes. A mudança é dramática.
- Maior receptividade ao evangelho por parte da Geração Z. Os jovens adultos e adolescentes nascidos entre 1997 e 2012 compõem o grupo comumente conhecido como Geração Z. A pesquisa no Church Answers, bem como o trabalho realizado por Ryan Burge e outros, pelo menos implica que a Geração Z é mais receptiva ao evangelho. Sem qualquer exagero, a confirmação desse fato, será a grande oportunidade. Há mais de um ano, esse grupo a Iniciativa Esperança para ajudar as igrejas a deixarem de focar internamente, para focarem externamente. Mais de 1.500 congregações até agora abraçaram o desafio de 30 dias. Muitas das igrejas alcançaram jovens adultos e adolescentes mais velhos pela primeira vez em anos. As palavras de Jesus em Mateus 9:37-38 ainda são poderosamente relevantes hoje: "Quando viu as multidões, teve compaixão delas, porque estavam confusas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Ele disse aos seus discípulos: 'A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Então ore ao Senhor que está encarregado da colheita; peça-lhe que envie mais trabalhadores para os seus campos'" (NLT).
Embora os desafios sejam significativos, o pesquisador Ryan Burge e outros associados, continuam grandes otimistas quanto ao futuro das congregações na América.
No Brasil, em que pese o ritmo seja ainda menos acelerado, porém a tendência já aponta na mesma direção. Oremos e trabalhemos.
Fonte: Church Answers - Tradução livre Point Rhema
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema