domingo, 22 de setembro de 2024

Os Hebreus e a Educação Religiosa - Pr. Anderson Araújo



O artigo "Os Hebreus e a Educação Religiosa", de autoria do Pr. Anderson Araújo, foi publicado originalmente na Revista Ensinador Cristão da Editora CPAD - Ano 25 - n° 99 - Confira abaixo:

Os Hebreus e a Educação Religiosa - Por Pr. Anderson Araújo

Desde os tempos primórdios da história, havia uma preocupação muito grande dos povos antigos pela educação religiosa, principalmente os chamados Hebreus, isso devido ao desejo desse povo em guardar as observâncias religiosas e culturais baseado nas suas crenças. Eles reconheciam que se quisessem comunicar sua fé de uma geração para outra, teriam que saber ler. Muitos dos líderes do povo consideravam sua história e leis da mais elevada importância para eles. Por causa disso, talvez não tivessem um maior interesse por outras áreas do conhecimento como era o caso de outras nações da época, no entanto eles concentravam a maior parte dos seus esforços em aprender e preservar a sua herança cultural e religiosa.

No período Patriarcal foi adotado um sistema de ensino peculiar entre todo o povo Israelita, a casa era o principal lugar de instrução naquela sociedade. Enquanto o Primeiro Testamento enfatiza o papel do pai como professor, ambos os cônjuges eram encarregados de treinar e instruir seus filhos (Provérbios 1,8; 6,20; 31,26). Uma vez que o antigo Israel era, em grande parte, uma sociedade de clãs, membros da família alargada, como avós, tias e tios, e até primos, também poderiam participar no processo educativo dentro do lar; essa interação social era aprofundada no matrimônio com o casamento de primos e pessoas da mesma parentela.

O currículo da "escola em casa" era tanto religioso quanto vocacional, pois os pais e outros membros da família ensinavam as crianças "no temor do Senhor" (Provérbios 2,5) e uma habilidade comercial ou profissional, muitas vezes a do pai.

Em relação à prática da Educação infantil, a criança, até cinco anos de idade, tinha a educação informal em casa, em grande parte, sob a responsabilidade da mãe, de uma enfermeira ou de um tutor masculino. As crianças recebiam os primeiros elementos de uma instrução, sobretudo moral, tanto do pai como da mãe (Provérbios 1,8; 6,20; 23,22). Portanto no seio da família, eram transmitidas a fé, a história, a lei e as tradições da nação. Esse ensino era praticado na sua grande maioria através da tradição Oral, que era uma forma de repetição das Leis, e histórias que eram contadas pelos pais aos filhos a fim de que as crianças pudessem memorizar tudo aquilo que estava sendo ensinado a elas.

Nesse período também (a partir dos 3 anos de idade), o pai vai ensinar o menino algumas orações a serem feitas antes das refeições, e principalmente a reconhecer o ETERNO como o único Deus de seu povo, conhecida como SHEMÁ ISRAEL: "שְׁמַע יִ: שְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד" significando: "Ouve Israel Adonai nosso Deus Adonai é um", que é a declaração do monoteísmo judaico. (Livro de Deuteronômio 6:4-9).

Um jovem entre cinco e vinte anos de idade, geralmente intercalava seu tempo entre trabalhar com seu pai, aprendendo uma vocação e sendo instruído para que pudesse ter uma profissão e um meio de subsistência, e aos estudos na sinagoga. Na questão religiosa, no judaísmo antigo, os filhos do sexo masculino entre as idades de cinco e vinte anos normalmente frequentavam escolas nas sinagogas e eram instruídos por meio da Torah, da Mishnah e do Talmud.

תּוֹרָה = Torah significa: Instrução, apontamento, lei e é representada pelos 5 primeiros livros na bíblia hebraica.

משנה, = Mishnah significa: Repetição, vem do verbo שנה, ''shanah", estudar e revisar, é uma das principais obras do judaísmo Rabínico e a primeira grande redação na forma escrita da tradição oral judaica, chamada a Torah Oral.

תַּלְמוּד = Talmude significa: Estudo, são uma coletânea de livros sagrados para o judaísmo que registram as discussões e interpretações Rabínicas com relação a Lei, Ética e Costumes Judaicos.

Nesse período os seus professores seriam os LEVITAS, um grupo especial de professores que ficaram encarregados da instrução do povo de Israel até a época do exílio, eles se tornaram os principais mestres fora do lar, esses mestres acompanhavam o desenvolvimento bem de perto de cada um de seus Talmidim, (Alunos) a fim de aperfeiçoá-los em todo seu conhecimento. Depois deles, os ESCRIBAS também, assumiram o papel de principais ensinadores e eram eles os principais responsáveis pela interpretação e ensino da lei. Pouco depois, a palavra "Rabi" se tornou popular, sendo aplicada a diversos tipos de pessoas, significava "senhor", mas era usada muitas vezes como "professor".

Alguns a aplicavam a homens que oficialmente detinham cargos de mestres, mas outros a usavam apenas como um título de honra. De qualquer modo, era um tratamento de respeito dado a uma pessoa sábia, inteligente e experiente. Quando os discípulos de Jesus o chamavam de "rabi" em João 1:49, estavam reconhecendo seu papel de liderança.

Ao completar seus 13 anos de idade, o menino já precisaria conhecer todo o Antigo Testamento juntamente com algumas tradições judaicas, leis e as orações, alcançando assim a maturidade e maioridade, isto é, tornando-se adultos diante da sociedade judaica por meio da famosa cerimônia conhecida como Bar Mitzvah (que significa "filho da Lei").

A Educação Religiosa e o ensino na época de Jesus não era diferente, o próprio Messias ao nascer, passou por todos os rituais religiosos como ser apresentado no templo (Lc 2:22-40), foi circuncidado ao 8º dia após seu nascimento (Lc 2:21) e aos 12 anos estava no Templo em Jerusalém (em seu Bar Mitzvá), disputando as escrituras com os doutores e mestres da época demonstrando que estava preparado para iniciar sua vida adulta na religião (Lc 2:42-51), nas horas vagas aprendeu a profissão de seu pai José na carpintaria, pois como era de costume o filho aprendia e seguia geralmente a profissão do seu pai (Mt 13:55).  Portanto o próprio Cristo estudou em sua infância e cumpriu todos as etapas necessárias para se tornar um grande líder.

Jesus era chamado de Mestre (Mt 23:8). E seu método de ensino era como o dos pais israelitas, utilizando os eventos do dia a dia, Jesus gostava de ensinar por Parábolas. Outras pessoas fora de seu círculo também se referiram a ele como Mestre. Metade das vezes que a palavra aparece no Novo Testamento, é dirigida a Jesus. Naquela época, quem era chamado de mestre, sentia-se muito honrado. Na igreja primitiva, esse título continuou a ter grande importância. Porque, naturalmente, essa tarefa seria uma das mais significativas para a edificação dos novos convertidos (At 13:1).

Na época de Jesus existiram muitos mestres e professores que ficaram conhecidos na história, homens que deixaram um legado importante seguindo o modelo de Cristo como o maior de todos os Mestres que já existiu, podemos citar alguns deles como:

HILLEL, SHAMMAI, GAMALIEL e muitos outros.

Pr. Anderson Araújo
  • Hebraísta e Membro da Assembleia de Deus Ministério de Cubatão SP
  • Formado em Teologia Pelo IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus de Pindamonhangaba)
  • Hebraico Bíblico e Moderno pela escola hebraica IESOD;
  • Hebraico Fácil e Avançado com especialização na gramática Hebraica pela Faculdade Teológica Bethesda SP 
  • Graduado em Engenharia de Produção.
  • Graduado em Gestão Pública

Um comentário:

  1. Obrigado pelo carinho de sempre meu pastor, como todo o apoio, ensino e cobertura espiritual que tens ministrado sobre minha vida, grande abraço. Deus abençoe sempre sua vida e ministério 🙏🏻🙌🏻 Shalom uvrachá.

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Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

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