quarta-feira, 1 de maio de 2024

AD Cubatão realiza EBO em formato dinâmico e reúne centenas de obreiros





Dentre os dias 18 à 20 de abril, a Assembleia de Deus Ministério de Cubatão realizou em seu templo sede a Escola Bíblica de Obreiros de 2024.



A programação dividida em quatro períodos registrou ao todo 500 inscrições. Os participantes foram recepcionados pelo presidente da igreja - Pr. Carlos Roberto Silva acompanhado da diretoria do ministério e da Comissão de temário e organização.

Sob o tema: O legado e a missão da igreja, a EBO teve como base o
texto de Provérbios 9.9 - "Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio’; ensina o justo, e ele crescerá em entendimento".

Os períodos foram todos divididos em duas partes, na primeira delas um painel com obreiros locais foi apresentado para na sequência a palestra principal ser ministrada pelos preletores oficiais.

Todos os inscritos receberam kits de participação, incluindo conteúdo apostilado, além de seus certificados ao final dos encontros.



PROGRAMAÇÃO


QUINTA - 18.04


Na quinta feira - 18, logo após a abertura oficial pelo pastor presidente, o primeiro painel traçou a partir de uma linha do tempo a história da igreja; ''De Jerusalém à Cubatão''.

Durante pouco mais de 30 minutos, o pastor e professor Marcelo Leandro Corrêa discorreu sobre os principais acontecimentos em 2024 anos de história, desde a ordem de Jesus estabelecendo a igreja, sua inauguração em atos 2 com a descida do Espírito Santo e o transcurso dessa trajetória passando pela romanização, reforma protestante, avivamentos, o estabelecimento da Assembleia de Deus através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, até chegada da denominação através da evangelização em Cubatão em 1925.


Por fim,  a primeira congregação em 1935, a  autonomia administrativa e o quadro de hoje com a atual liderança.


A partir do contexto histórico, na sequência foi a vez do preletor convidado - Pr. Matheus Soares -  refletir sobre ''Herança e Legado''. Abordando a missão da igreja nos tempos atuais, o pastor destacou a importância dos obreiros discernirem  a necessidade de adaptações desde que não firam os princípios que nortearam a denominação até aqui.


O conflito geracional foi abordado pelo palestrante ilustrado a partir da referência da advertência de Jesus para não colocar vinho novo em odres velhos. (Mc 2.22)


''O vinho novo por natureza ainda está em processo de fermentação, logo irá exigir maior esforço do odre, é preciso que os mais experientes suportem os mais novos, sabendo que logo eles irão amadurecer tornando-se bons naquilo para o qual foram vocacionados, esse equilíbrio no discipulamento é indispensável para mantermos o legado recebido'' orientou ele ao final da ministração.


SEXTA - 19.04


A sexta feira - 19 - foi iniciada com o painel apresentado pelo Pr. Vitor Roberto Farias - Vice Presidente do ministério - Ele abordou a ‘‘Estrutura de Cooperação da Assembleia de Deus’’. Durante a explanação, explicou sobre as principais diferenças de modelos de governos eclesiásticos e apresentou o modelo adotado pela AD, chamado de Episcopal misto


Logo depois discorreu acerca das funções dispostas no quadro de cooperação da denominação, passando pelos cargos de cooperador, diácono, presbítero, evangelista e pastor, explicando os requisitos e habilitações de cada um deles, durante a abordagem deu importantes dicas sobre postura, ética e comportamentos dos obreiros para o bom exercício do ministério.


A palestra principal foi ministrada pelo pastor e professor Jean Carlos - AD Belém - SP - a partir do tema: Exercendo o ministério com excelência. O palestrante refletiu sobre a observação dos requisitos bíblicos para o exercício ministerial e a grande responsabilidade dos obreiros. Temas como ética, comportamento, decoro e postura junto aos liderados foram abordados de forma clara e didática. 


O pastor que é especialista nos idiomas originais da bíblia trouxe aos participantes importantes referências em especial do grego que serviram para ampliar a compreensão dos obreiros acerca das recomendações proferidas pelo apóstolo Paulo.


SÁBADO - 19.04 - Período da tarde


A programação de sábado começou às 14h, mais uma vez o templo ficou cheio para o último dia da EBO. O Painel da Tarde foi apresentado pelo Pr. Adilson Fernandes que abordou a identidade do obreiro; Cristãos, protestantes, evangélicos, pentecostais e assembleianos. O painelista explicou a origem do termo cristão, adotado pelos seguidores de Jesus desde que assim foram chamados em Antioquia. 


A necessidade da reforma protestante e os elementos das 95 teses defendidas por reformador Martim Lutero foram detalhados também, além da identificação com a propagação do evangelho e as características do movimento pentecostal clássico.


Por fim, a história da Assembleia de Deus, suas referências convencionais e o cremos da igreja a partir da declaração de fé publicada em 2016 pela Convenção Geral.


A palestra principal foi ministrada pelo Pr. José Verneques - Presidente da AD Ministério Paulista em Jd. Cocaia - Ele ministrou sobre Identidade e Posicionamento.


Em sua palestra o pastor refletiu com os participantes sobre a importância da firmeza doutrinária, o posicionamento pentecostal e as crescentes doutrinas liberais que tem contaminado a ortodoxia assembleiana. 


A necessidade do ministério ser exercido a partir da experiência genuína foi destacada também; ''Não podemos transformar o chamado em academicismo, vida com Deus é o que faz a diferença na vida de um obreiro'' ministrou encerrando o período em clima tipicamente pentecostal com derramamento do Espírito a manifestação efusiva dos irmãos em resposta a Palavra pregada.


SÁBADO | 19.04 | Período da noite


Após um breve intervalo, o último período foi iniciado com o painel; Modelo bíblico, panorama atual e quadro estatístico apresentado pelo Pr. Almir Junior. A partir do modelo de Efésios 4.11 o painelista tratou sobre a dinâmica de comunicação do conteúdo, defendendo o uso prioritário dos recursos da oralidade e gestual em que apresentou os cinco ministérios descritos pelo Ap. Paulo (Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) representados nos dedos das mãos.


O panorama atual foi apresentado por meio de um gráfico que demonstrou o crescimento da igreja evangélica de 1940 à 2024 com a projeções que apontam, que o segmento será maioria na nação dentre as religiões professadas. Ao final do painel, o resultado de uma pesquisa aplicada durante a EBO foi apresentado.

Questões sobre a prática de leitura bíblica, oração, frequência em cultos e trabalhos ministeriais foram destacadas, os números de acordo com os organizadores serviram de referência para melhorias necessárias e melhor exercício do chamado como obreiros. 

Encerrando a EBO o pastor Carlos Roberto Silva ministrou a matéria; ''Chamados para este tempo'' refletindo sobre a responsabilidade dos obreiros neste tempo.


O Líder da igreja utilizou os dados apresentados durante a Escola Bíblica para chamar a atenção dos presentes; ''A responsabilidade neste tempo é nossa, fomos chamados  para estes desafios e não vamos recuar'', declarou.


O pastor aproveitou para dar conselhos práticos aos irmãos; ''Precisamos avançar, mantendo os princípios, a base da nossa fé continua sendo a mesma, somos  a igreja da Palavra e do mover do Espírito Santo, foi assim que chegamos até aqui, pregando que Cristo salva, cura, batiza e em breve virá para levar-nos para os céus''  destacou o pastor antes de alertar os obreiros sobre os perigos deste tempo; ''Temos hoje alguns confrontos a nossa fé, o relativismo se une as ideologias modernas, provando uma verdadeira banalização eclesiástica, mas nós permanecemos na sã doutrina'' conclamou encerrando a ministração.



CERTIFICADOS, HOMENAGENS E ENCERRAMENTO


O final da EBO foi marcado pela homenagem da comissão organizadora ao presidente da igreja e sua esposa - Irmã Sara Virgínia Silva e Silva. Todos os preletores também receberam homenagens como gesto de agradecimento pela participação.


Simbolicamente os diretores e integrantes da comissão de temário receberam seus certificados à frente da igreja, todos os demais foram diplomados por intermédio dos pastores setoriais que posteriormente entregaram aos líderes participantes de cada setor.


Ao final dos três dias de programação, o pastor Carlos fez um balanço do evento. Para o líder o saldo foi altamente positivo, tanto no quesito organização quanto com relação ao conteúdo ministrado; ''Tivemos uma EBO compacta, mas muito proveitosa, tenho certeza que quem participou regressou para seu campo de atuação ainda mais preparado para servir ao Senhor e a igreja, que venha a próxima'' finalizou.


ENTREVISTAS COM PAINELISTAS E PRELETORES


Pr. Marcelo Leandro Corrêa
Painel: De Jerusalém a Cubatão 


Pr. Matheus Soares
Palestra: Herança e Legado


Pr. Vitor Roberto Farias
Painel: Estrutura de cooperação na Assembleia de Deus


Pr. Profº Jean Carlos
Palestra: Exercendo o ministério com excelência 


Pr. Adilson Fernandes
Painel: Cristãos, reformados, evangélicos, 
pentecostais e assembleianos



Pr. José Verneques 
Palestra: Identidade e Posicionamento


Pr. Almir Junior
Painel: Modelo bíblico, panorama atual 
e Quadro estatístico 



Pr. Carlos Roberto Silva & irmã Sara Virgínia
Palestra: Chamados para este tempo
(Palavra de gratidão ao ministério)



Para conferir mais fotos e vídeos, acesse as redes sociais da AD Cubatão no Facebook ou no Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...