Dentre os dias 18 à 20 de abril, a Assembleia de Deus Ministério de Cubatão realizou em seu templo sede a Escola Bíblica de Obreiros de 2024.
A programação dividida em quatro períodos registrou ao todo 500 inscrições. Os participantes foram recepcionados pelo presidente da igreja - Pr. Carlos Roberto Silva acompanhado da diretoria do ministério e da Comissão de temário e organização.
Todos os inscritos receberam kits de participação, incluindo conteúdo apostilado, além de seus certificados ao final dos encontros.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA - 18.04
Durante pouco mais de 30 minutos, o pastor e professor Marcelo Leandro Corrêa discorreu sobre os principais acontecimentos em 2024 anos de história, desde a ordem de Jesus estabelecendo a igreja, sua inauguração em atos 2 com a descida do Espírito Santo e o transcurso dessa trajetória passando pela romanização, reforma protestante, avivamentos, o estabelecimento da Assembleia de Deus através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, até chegada da denominação através da evangelização em Cubatão em 1925.
Por fim, a primeira congregação em 1935, a autonomia administrativa e o quadro de hoje com a atual liderança.
A partir do contexto histórico, na sequência foi a vez do preletor convidado - Pr. Matheus Soares - refletir sobre ''Herança e Legado''. Abordando a missão da igreja nos tempos atuais, o pastor destacou a importância dos obreiros discernirem a necessidade de adaptações desde que não firam os princípios que nortearam a denominação até aqui.
O conflito geracional foi abordado pelo palestrante ilustrado a partir da referência da advertência de Jesus para não colocar vinho novo em odres velhos. (Mc 2.22)
SEXTA - 19.04
Logo depois discorreu acerca das funções dispostas no quadro de cooperação da denominação, passando pelos cargos de cooperador, diácono, presbítero, evangelista e pastor, explicando os requisitos e habilitações de cada um deles, durante a abordagem deu importantes dicas sobre postura, ética e comportamentos dos obreiros para o bom exercício do ministério.
O pastor que é especialista nos idiomas originais da bíblia trouxe aos participantes importantes referências em especial do grego que serviram para ampliar a compreensão dos obreiros acerca das recomendações proferidas pelo apóstolo Paulo.
A programação de sábado começou às 14h, mais uma vez o templo ficou cheio para o último dia da EBO. O Painel da Tarde foi apresentado pelo Pr. Adilson Fernandes que abordou a identidade do obreiro; Cristãos, protestantes, evangélicos, pentecostais e assembleianos. O painelista explicou a origem do termo cristão, adotado pelos seguidores de Jesus desde que assim foram chamados em Antioquia.
A necessidade da reforma protestante e os elementos das 95 teses defendidas por reformador Martim Lutero foram detalhados também, além da identificação com a propagação do evangelho e as características do movimento pentecostal clássico.
Por fim, a história da Assembleia de Deus, suas referências convencionais e o cremos da igreja a partir da declaração de fé publicada em 2016 pela Convenção Geral.
A palestra principal foi ministrada pelo Pr. José Verneques - Presidente da AD Ministério Paulista em Jd. Cocaia - Ele ministrou sobre Identidade e Posicionamento.
Em sua palestra o pastor refletiu com os participantes sobre a importância da firmeza doutrinária, o posicionamento pentecostal e as crescentes doutrinas liberais que tem contaminado a ortodoxia assembleiana.
SÁBADO | 19.04 | Período da noite
Após um breve intervalo, o último período foi iniciado com o painel; Modelo bíblico, panorama atual e quadro estatístico apresentado pelo Pr. Almir Junior. A partir do modelo de Efésios 4.11 o painelista tratou sobre a dinâmica de comunicação do conteúdo, defendendo o uso prioritário dos recursos da oralidade e gestual em que apresentou os cinco ministérios descritos pelo Ap. Paulo (Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) representados nos dedos das mãos.
Encerrando a EBO o pastor Carlos Roberto Silva ministrou a matéria; ''Chamados para este tempo'' refletindo sobre a responsabilidade dos obreiros neste tempo.
O Líder da igreja utilizou os dados apresentados durante a Escola Bíblica para chamar a atenção dos presentes; ''A responsabilidade neste tempo é nossa, fomos chamados para estes desafios e não vamos recuar'', declarou.
CERTIFICADOS, HOMENAGENS E ENCERRAMENTO
O final da EBO foi marcado pela homenagem da comissão organizadora ao presidente da igreja e sua esposa - Irmã Sara Virgínia Silva e Silva. Todos os preletores também receberam homenagens como gesto de agradecimento pela participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema