Pages

sábado, 12 de agosto de 2023

Missionária presa enquanto louvava em igreja de Tangará da Serra


IGREJA É FECHADA POR FISCALIZAÇÃO EM TANGARÁ DA SERRA

Na noite de sábado (05.08), uma força tarefa de fiscalização da prefeitura de Tangará da Serra-MT (250km de Cuiabá) realizou o fechamento momentâneo da igreja pentecostal Elohim Elshadai Adonai Dos Últimos Dias, localizada no bairro Jd.San Diego.

Segundo as informações, uma missionaria de nome Rosa, estaria por volta da 19h40, exercendo suas funções dentro da igreja, quando foi detida pela equipe de fiscalização, acompanhada da PM.

Foram aprendidos equipamentos de áudio da igreja e a missionaria levada até a delegacia, com a constatação de que o som que saia do local estava acima dos 60 decibéis permitidos.

A fiscalização foi resultado de denúncia ao Ministério Público, realizada por moradores circunvizinhos sobre a perturbação do sossego público.

Após aval e determinação da justiça a prefeitura de Tangará da Serra, acionou a secretaria municipal de meio ambiente para a fiscalização no local.

No entanto a atitude, gerou insatisfação de membros da igreja e frequentadores, que denunciam um exagero na operação. 

Advogados foram acionados para acompanharem a situação da igreja e da missionaria.

Com informações MU

Assista o Video:



MEU COMENTÁRIO:

É de conhecimento de todos que a lei do silêncio é uma realidade, está em vigência em todo o país e que, os índices estabelecidos pela legislação devem serem cumpridos.

É necessário que todas as igrejas se adequem, lembrando que essa lei não existe exclusivamente por conta das igrejas, mas vale para todos os estabelecimentos cujas atividades emitam ruídos e, é de bom alvitre que as igrejas deem bom testemunho e cumpram as leis.

Quando os templos religiosos, ou outros quaisquer, emitem ruídos acima do permitido por lei e não há importunação, é porque não houve quem reclamasse, uma vez havendo, quem age errado está sujeito as penalidades legais.

O que chama atenção no caso em tela é que, dentro do devido processo legal, existe a reclamação, comunicados oficiais, prazo para adequação do sistema de acústica dos prédios, aplicação de multas, audiências de conciliação, podendo chegar até mesmo à cassação do "Alvará de Licença para funcionamento", por parte das prefeituras municipais, podendo chegar ao fechamento do estabelecimento, se não houver obediência ao que está estabelecido em lei. 

A menos que tenha havido falta de informação por parte da Igreja e ou da imprensa local, a forma como aconteceu a prisão da missionária, salvo melhor juízo, me pareceu um tanto arbitrária, precipitada e sem o transcurso do devido processo legal, além de violar a constituição federal, nossa lei maior que diz:

"A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias".

Sendo redundante, para ficar bem claro, questiono o formato da abordagem do caso em tela, mas entendo que as igrejas devem se adequar e cumprir a lei.

Pr. Carlos Roberto Silva

6 comentários:

  1. Penso que nossos direitos acaba quando começa do nosso proximo

    ResponderExcluir
  2. Lamentável o episódio, mas, em uma igreja pequena , o volume deve ser moderado, uma pena que a própria pessoa diz que estava alto, mas não incomodava. Por isso a bíblia nos relada que devemos ser prudentes , creio que faltou prudência, mas condeno a atitude do ministério público e polícia que agiu com brutalidade.

    ResponderExcluir
  3. Cicero
    Amo quem faz as coisas pra Deus com honestidade e sinceridade. Queria saber o nome da igreja e a conta vinculada a ela pra eu enviar dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a pastora dessa igreja ,digo a vc continue a fazer a obra di Deus com amor ,
      Não esta sendo fácil depois de um ano mais estou lutando pelas almas que precisa de ajuda

      Excluir
  4. Pastor, já começou a perseguição política contra a Igreja.
    Deveres à parte, é hora de orarmos, ao invés de se mobilizar politicamente.
    Deus está no controle.

    Nei

    ResponderExcluir
  5. E esse ocorrido gerou muita polêmica
    Eu sou a pastora dessa igreja aonde aconteceu esse fato .NO início confesso que fiquei muito abatida com tudo isso
    Não fechamos a igreja apenas mudamos de endereço, não estava na hora do ocorrido estava em uma outra cidade acerta de 140km
    Mais agradeço a Deus e oro pela vida de cada um ..Amo fazer o trabalho que faço, talvez a pessoa que denunciou nao era por causa do som igreja, mais sim por causa que muitas das vezes eu passo a noite os fins de semana conversando com alguns jovens na calçada, e não gostava de ver a gente ali ,,mais enfim pela misericórdia di Deus não paramos e continuo a dar a minha atenção para os jovens ,pessoas com depressão enfim pessoas que precisa de uma palavra amiga de um insentivo a buscar ajudar tanto Espiritual com a ajuda dos médicos ,Quase desisti porque antes não pagava aluguel eo o dizimos e ofertas de alguns irmãos era pra abastecer o carro e compra alimentos pra levar aquém precisava hoje não posso fazer isso pois pago aluguel , com oque recebemos de ofertas na igreja
    Mais enfim louvo ao senhor
    Agradeço a Ele por exatamente tudo
    E peço a cada irmãos e irmãs ora por nois para que possamos continuar com as portas aberta amo fazer a obra di Deus

    DEUS ABENÇOE A TODOS

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema