Pages

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Advogados e pastores debatem liberdade religiosa na Mackenzie em SP

 

Evento promovido pela Anajure reuniu líderes de diferentes igrejas evangélicas da nação


A Anajure - Associação Nacional dos Juristas Evangélicos em parceria com o Conselho de Pastores do Estado de São Paulo reuniu na manhã desta terça-feira dia 08 de agosto inúmeras lideranças evangélicas no evento denominado; "Café com pastores e líderes". 

 O encontro aconteceu no auditório - Escola Americana - da Universidade Presbiteriana Mackenzie tendo como proposta principal debater a "Liberdade religiosa e o Direito para as igrejas".

A mesa diretiva foi formada pela Dra. Edna Vasconcelos Zilli - Presidente da Anajure que foi ladeada pelo Dr. Acyr de Gerone - Diretor - Vice-presidente da entidade e pelo Pr. Edson Rebustini - Presidente do Conselho de pastores do Estado de São Paulo. 

O Diretor Jurídico da Universidade Mackenzie - Dr. Roberto Tambelini e o Presidente da Comadespe - Pr. Carlos Roberto Silva também integraram a mesa.

Saudando os presentes, a presidente - Dra. Edna Zilli - ressaltou a importância do encontro e destacou o papel da Anajure na defesa jurídica dos princípios defendidos pelos evangélicos no país, salientando a participação da associação em importantes debates no judiciário, incluindo audiências promovidas pelo STF - Supremo Tribunal Federal.

Já o Dr. Acyr explicou que além de promover debates em torno de temas importantes e se manifestar em favor dos evangélicos, a Anajure também realiza formações, oferecendo capacitação a operadores de direito com matérias de extrema relevância para a defesa da fé. 

Encontro ocorreu na Universidade Mackenzie

O presidente do Conselho  de pastores do Estado - Pr. Edson Rebustini dirigiu a oração de abertura dos trabalhos e agradeceu a associação pela importante parceria. "Debater esse tema de forma clara e com profissionais tão capazes é de suma importância para a igreja, sairemos daqui munidos de ferramentas importantes" disse ele em sua saudação.

Anfitrião do encontro, o Dr.  Tambelini cumprimentou a Anajure e ressaltou a cooperação da entidade nos mais relevantes debates sobre a fé evangélica na atualidade. "Para a Mackienze é um prazer abrir suas portas e possibilitar esse ambiente fértil de troca de ideias e qualificação para que as igrejas continuem exercendo o seu papel". 

Quem também ressaltou a excelência do encontro foi o presidente da Comadespe - Pr Carlos Roberto Silva, que em breve apresentação parabenizou os idealizadores pelo encontro, destacando o tema escolhido; "Não poderia ser mais oportuna, do que neste momento que vive o nosso país, parabéns a Anajure que é um verdadeiro braço e voz da igreja evangélica brasileira" declarou o líder se congratulando com a associação.

Líderes de diferentes denominações participaram do debate, que contou com espaço para perguntas e respostas. Dúvidas sobre registros estatutários, adequações de templos, manifestações sobre a fé, prudência nas declarações e defesas jurídicas a ataques sofridos em decorrência da pregação de temas bíblicos considerados polêmicos por alguns foram respondidas pelos técnicos da Anajure. 

PALESTRA - COMPLIANCE


Logo após o painel, o Dr. Rodrigo Pinheiro Nako - Advogado Sênior do escritório Pinheiro Carrenho e especialista em terceiro setor ministrou uma palestra sobre "Compliance", termo inglês que significa; estar de acordo com uma regra.

"Na prática a proposta é sistematizar a adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações, organizando toda a parte jurídica da entidade" explicou ele.

De forma didática, o palestrante demonstrou aos líderes a importância de manter as igrejas em conformidade e como construir este processo, passando por questões estatuárias, tributárias e novas legislações como, por exemplo, a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Finalizando o evento, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) esteve representada por seu secretário em São Paulo, o Pr. Vinícius Lacerda, que presenteou os participantes com uma Bíblia e divulgou eventos da SBB.

O encontro foi encerrado com uma oração ministrada pelo Pr. Carlos Roberto Silva e registrou um saldo positivo segundo a avaliação dos organizadores e dos participantes, confirmando o sucesso do formato, além da necessidade e importância dos temas abordados.

Para conhecer mais sobre a Anajure, acesse o site: www.anajure.org.br ou siga a associação nas redes sociais.



Veja algumas imagens aqui


2 comentários:

  1. Parabéns pastor Carlos pela representatividade nos diversos contextos e assuntos envolvendo a Obra do evangelho.

    ResponderExcluir
  2. Brilhante iniciativa. As igrejas evangélicas no Brasil precisam serem melhor informadas acerca dos reflexos e consequências de decisões e projetos que confrontam os princípios e ensinos bíblicos!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema