Hoje, 99 anos das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro - 22.06.1924-2023 - Por Isael Araújo
PARTE 2 – COMO MISSIONÁRIO GUNNAR VINGREN OFICIALIZOU A FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO DE JANEIRO EM 22 DE JUNHO DE 1924
Tomando conhecimento do que estava acontecendo no Rio de Janeiro, e atendendo à solicitação tantas vezes repetida, a igreja em Belém do Pará enviou seu pastor, missionário Gunnar Vingren, para cuidar da obra que florescia na estão capital federal.
Chegou ao Rio a notícia do embarque do missionário Vingren e família no porto de Belém, e a data em que eles desembarcariam no Rio de Janeiro. Em 3 de junho de 1924, representantes da igreja foram recebê-lo na Praça 15 de Novembro. A família Vingren foi morar inicialmente na casa da família Brito, e em seguida mudou-se para a Rua Tuiuti.
Os irmãos falaram ao missionário Vingren sobre a casa em vista na Rua Escobar 57, a qual foi alugada, abrindo-se ao público o primeiro salão da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro.
Nos primeiros contatos com os membros da igreja, Gunnar Vingren notou que os conhecimentos doutrinários do rebanho eram falhos e fracos, especialmente acerca da segunda vinda de Cristo. Por essa razão reuniu numa sala da casa dos Brito e, depois de ler muitas passagens provando a volta de Jesus para buscar a sua Igreja, perguntou: “Devemos crer no homem ou na Palavra de Deus?” Todos responderam: “Na Palavra de Deus”, e assim alguns se firmaram mais na verdade.
Antes do pastor Vingren chegar, os irmãos tinham poucas experiências a respeito da Palavra de Deus e de métodos de trabalho, de modo que todos se sentiram como que desvendando novas verdades que abriram para eles o Evangelho.
Nos Estatutos da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, segundo relata Gunnar Vingren, a igreja foi fundada em 22 de junho de 1924. Todavia, parece que o ato de fundação de 30 de abril não foi oficializado por não haver sido presidido por um pastor reconhecido por todos como tal. Seja como for, os fatos históricos são os registrados.
Imagem 01 - Família Vingren em 1925, um ano após a mudança do Pará para o Rio de Janeiro.
Imagem 02 - Vingren com candidatos ao batismo nas águas da Praia do Caju.
Imagem 03 - Vingren realizando batismo nas águas da Praia do Caju
Fontes:
CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro, CPAD, 2000, pp. 199-202.
VINGREN, Ivar. Diário do Pioneiro. Rio de Janeiro, CPAD, 2000, pp. 137-139.
ARAUJO, Isael de. 100 acontecimentos que marcaram a história das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro, CPAD, 2011, p. 212.
Fonte: Publicado originalmente no perfil do Pr. Isael Araújo no Facebook: