quinta-feira, 30 de março de 2023

Os evangélicos estão com Maduro?



 

É vergonhoso o que alguns chegaram fazer para receberem esmolas do governo, como o ofensivo "Bônus do Bom Pastor" para pastores, ou o prato de lentilhas chamado "Minha igreja bem equipada".



Meu respeitado e apreciado Fílos, agradeço a Deus por esta nova oportunidade de escrever-lhe, mesmo que às vezes os temas não sejam tão agradáveis nem edificantes.

Você tem toda razão, o que saiu do infeliz encontro entre Maduro e um grupo de ministros e líderes cristãos, no dia 19 de janeiro, se espalha e se estende; razão pela qual decidi responder à sua pergunta, e sei que é a pergunta de muitas, pessoas dentro e fora da Venezuela, sobre "se os evangélicos estão com Maduro".

Em primeiro lugar, deixe-me deixar claro que aqueles que se encontraram com Maduro e as reuniões subseqüentes realizadas por seu filho, Nicolás Ernesto, com líderes e organizações cristãs, representam um pequeno número de cristãos no país; e não têm o apoio majoritário de seus membresia, que guardam silêncio de desagrado, pois eles e suas famílias também são vítimas do salário de fome que recebem, além de sofrerem com o mau estado das escolas, hospitais e outras instituições públicas.

Em segundo lugar, caro Fílos, a realidade do povo evangélico não é muito diferente da do resto da população venezuelana. Refiro-me à rejeição esmagadora de Maduro e sua gestão abismal do povo venezuelano, que chega a 90%; quase na mesma proporção em que está a rejeição dos evangélicos em relação a um governo que não fez outra coisa senão pisoteá-los, empobrecê-los, roubá-los, desmembrar suas famílias - não se esqueça que uma vez eu lhe disse que a maioria dos filhos dos pastores deixaram a Venezuela -, e a lista dos males é longa.

Em terceiro lugar, desde que Maduro assumiu o governo, após roubar as eleições há 10 anos, uma das instituições nacionais que mais tem sofrido é principalmente a Igreja de Cristo.

Graças a Maduro, o trabalho missionário parou, bem como também pararam a construção de igrejas. Muitos dos filhos dos pastores tiveram que emigrar porque não puderam pagar as contas em casa, dezenas de estações de rádio cristãs foram injustamente fechadas - e até agora a promessa de reabri-las se revelou mais uma zombaria de Maduro -, o empobrecimento dos membros reduziu consideravelmente a renda das igrejas e muitas obras sociais foram interrompidas e ou reduzidas, etc.

Embora os ministros que cerraram fileiras com Maduro sejam uma pequena representação da totalidade da Igreja do Senhor, é vergonhoso o que eles chegaram a fazer para obterem a miserável esmola do governo, tanto o opróbrio "Bônus do Bom Pastor" para pastores, como o prato de lentilha chamado "Minha igreja bem equipada", que oferece a algumas congregações miserável ajuda em materiais de construção, cadeiras ou equipamentos; parece mais uma zombaria do que uma verdadeira ajuda.

E eu chamo isso de vergonhoso, irmão Fílos, porque para isso os obrigaram a preencher um censo onde entregaram os dados de sua membresia, pactuando tacitamente com Maduro e sua comitiva de gângsters.

Como ousaram barganhar a expensas da "noiva do Cordeiro", a Igreja que custou a Jesus seu sangue na cruz? Quem disse a esses pastores que o povo do Senhor lhes pertence para trocá-los por regalias manchadas pelas mãos corruptas e narcotraficantes de Nicolás Maduro? O Senhor deixou de prover o necessário para sustentar sua Igreja para que essas "nuvens sem água" possam se vender a este licitante comunista?

Imagine o quanto este concubinato entre alguns ministros cristãos e Maduro afetou a obra do Senhor na Venezuela; agora seu filho, que alguns chamam de "irmão em Cristo", o representa em toda atividade cristã massiva que ocorre em qualquer parte do país, desde as grandes cidades até as aldeias mais remotas; o que já está acontecendo desde o ano passado.

Um desses eventos de massa que permaneciam totalmente consagrados ao Senhor, como é o caso da "Marcha para Jesus" que foi celebrada massivamente a nível nacional, em 12 de outubro do ano passado, cometeu a torpeza de terem colocado "Nicolasito" no palco e lhe deram uma Bíblia, o que imediatamente desencadeou alarmes a nível nacional, especialmente quando há algumas semanas Maduro declarou seu apoio público - inclusive financeiro - para a realização da Marcha para Jesus em 2023, através da missão oficial "Coração Cristão". Não posso nem mesmo dizer-lhe, amado Fílos, as reações de repúdio que isto provocou.

O grave erro cometido pela Fundação Marcha por Jesus da Venezuela, que, a propósito, não é proprietária da Marcha, senão pertencente ao povo do Senhor em geral, tem sido como uma bola de neve descendo uma montanha, a ponto de muitos pastores e líderes já terem dito que, nem eles nem suas igrejas participarão se não houver um esclarecimento convincente do anúncio de Maduro. Se fosse eu, por vergonha dos cristãos e, para honrar o Senhor da Igreja, renunciaria à Diretoria da Fundação Marcha por Jesus, era o mínimo que eles poderiam fazer para evitar mais danos.

Todos esses novos mercadores do evangelho têm enganado Maduro, assegurando-lhe um apoio massivo, quando na realidade suas ovelhas não os acompanham em seus acordos e negociações com o regime.

A maioria dos cristãos venezuelanos não votarão em Maduro nas eleições de 2024, nem votarão em nenhum candidato Chavista caso ele morra devido à grave doença que sofre; já que os evangélicos não estão com Maduro, senão alguns que os pastoreiam, os tais darão contas ao Senhor pelo seu desvio de conduta.

Há muito mais a dizer sobre o assunto, caro Fílos, mas não quero te cansar com este deprimente assunto.

Saudações à sua amada esposa, aos seus filhos e à sua congregação, Maranatha!


Por Juan Bautista Guerra
na Coluna Epístola de Isacar
Site Evangélico Digital
Venezuela
Tradução Point Rhema




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...