sexta-feira, 8 de julho de 2022

Morre ex-presidente angolano


José Eduardo dos Santos comandou o país por quase 4 décadas e é considerado responsável por gerir a paz após a independência


O ex-presidente da Angola, José Eduardo dos Santos, morreu nesta sexta-feira (8), aos 79 anos. Ele venceu uma guerra civil brutal e em seguida conduziu o país em meio a um boom do petróleo. Segundo a presidência, Zédu (como era chamado pelos portugueses) faleceu na clínica Barcelona Teknon, onde estava recebendo tratamento médico após uma “doença prolongada”.


Conhecido pelo seu partido MPLA como “o arquiteto da paz”, ele viu seu legado cada vez mais manchado por alegações de corrupção desenfreada e nepotismo. Considerado por muitos um intocável, os angolanos ficaram chocados quando ele deixou o cargo antes das eleições em 2017 e ainda mais quando seu sucessor escolhido a dedo, João Lourenço, se voltou contra ele.


Os defensores de Santos dizem que foi esse mesmo instinto político de estabilidade que o levou a se retirar do poder sem alarde, algo quase sem precedentes para um presidente africano que serviu como mandatário por metade de sua vida.


Ele governou o país por quase quatro décadas.

 

Com informações: G1 (08.07.22) via CPADNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...