“Primeiro de tudo, dou graças ao Senhor, ele tem sido a nossa fonte de força… Lembramos uns aos outros como o Senhor nos tem conduzido nos últimos dois anos. O Deus que nós servimos está aqui conosco no Rio”, afirmou o capitão Osea Kolinisau. Quando foram questionados pela imprensa a razão para o seu sucesso, foram unânimes em dizer que era Deus.
O capitão da equipe declarou ainda que sempre estimulou seus colegas. “Eu disse aos garotos: Deus nos chamou para fazer isso. Ele nos escolheu e quando nos escolheu, nos justificou e nos até trouxe glória hoje”. O primeiro-Ministro Voreqe Bainimarama fez questão de ir a campo logo após a conquista para comemorar o feito. Ele também é presidente da federação de rugby do país, o que demonstra a importância da modalidade esportiva nas ilhas.
Curiosamente, a história de Fiji é marcada pelo período de colonização pela Inglaterra, país a quem derrotaram na final. Foram os missionários cristãos que levaram tanto a religião quanto o rugby para as ilhas. “Até hoje os dois permanecem ligados”, acredita Adam Perrin, que dirigiu o documentário Pacific Warriors – que mostra a trajetória do esporte em território fijiano. “Fé e Rugby são uma grande parte de quem eles são”, sublinha.
Oração faz parte do treinamento
Em entrevista ao Christian Today, o time de Rugby de Fiji contou que a equipe ora e estuda a Bíblia juntos como parte de seu treinamento.
“Nós, fijianos, não temos grandes centros de treinamento como a maioria das outras equipes… Mesmo se perdemos sabemos que há algo maior… Sabemos que se chegamos até aqui não é pela nossa força, mas era por que Deus tinha um plano”, testemunha o avançado Leone Nakarawa.
“Pessoalmente minha fé é minha superpotência”, afirma rindo o grandalhão Vereniki Goneva, que pesa mais de 100 kg. “Sabemos que a nossa fonte de força e poder é Deus”, comemora.
O capitão da equipe de Rubgy de 15, Akapusi Qera, também testemunho disso. “A fé é uma grande parte da nossa vida como jogadores de rugby de Fiji. Ela nos ajuda a ficarmos unidos como equipe. Sabemos que existe um Deus a quem nós servimos e ele está sempre lá para nos ajudar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema