O Tribunal de Cristo e os galardões - Por Adaylton Almeida Conceição
O TRIBUNAL DE CRISTO. O QUE É?
“Eis que cedo venho e está comigo a minha
recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” (Ap. 22.12). “Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus”. (Rom. 14.10). “Porque é necessário que todos nós sejamos manifesto diante do tribunal
de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que
praticou, o bem ou o mal” (II Cor. 5.10).
Estes versos
dizem respeito somente aos cristãos. A Bíblia diz, em Hebreus 9:27: “E, como aos homens está ordenado morrerem
uma vez, vindo depois disso o juízo...” Até mesmo um cristão salvo não
poderá escapar do julgamento. Quem não é salvo vai ser julgado no Trono Branco
(fé mais obras, após a Grande Tribulação, segundo Apocalipse 20:11-13) e quem é
salvo vai ser julgado no Tribunal de Cristo (fé somente) após o Arrebatamento. Esse
julgamento é descrito na 1Coríntios 3:11-15: “Mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro
fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre
este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira,
feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará,
porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo,
todavia como pelo fogo”.
Tribunal
de Cristo – O Que é e Quando é?
A palavra
“tribunal” vem do grego bema. O conceito de bema vem das Olimpíadas antigas. Um
juiz sentava-se no assento bema, situado na linha final. O objetivo do juiz era
determinar em que lugar os corredores tinham chegado – primeiro, segundo, etc.
– para depois entregar os respectivos prêmios. Este é o contexto do uso e
propósito do Assento Bema, uma das designações do Tribunal de Cristo.
O Tribunal de
Cristo é o primeiro dos eventos das bodas do Cordeiro.
Pode parecer estranho que incluamos o Tribunal de Cristo nas bodas do
Cordeiro, mas não devemos nos esquecer de que, as bodas do Cordeiro são a
celebração da vitória da Igreja e têm a duração de sete anos, como as bodas
judaicas duravam sete dias. Deste modo, todo o período de sete anos deve ser
considerado como o das bodas do Cordeiro.
Além do mais, o que, normalmente, é chamado de bodas do Cordeiro, as
Escrituras denominam de ceia das bodas do Cordeiro (Ap 19.9), numa clara
demonstração de que as bodas envolvem mais de um ato, entre os quais um deles é
a ceia.
Este Juízo ou
Tribunal terá lugar depois do arrebatamento da igreja e antes das Bodas do
Cordeiro.
Precisamos compreender o que a Palavra de Deus ensina sobre o julgamento
do homem.
Haverá três julgamentos:
– O dos crentes no Tribunal de Cristo;
– O das Nações, por ocasião da volta do Senhor (no fim da grande Tribulação) e
– O do Grande Trono Branco no final do milênio.
Entre os vários
Juízos das Escrituras, um dos mais importantes é o Juízo do Tribunal de Cristo,
onde se julga e se recompensa a Igreja. No que diz respeito ao pecado, as
Escrituras ensinam que o filho de Deus que está sob a graça não virá a juízo (João 3.18; 5.24; 6.37; Rom. 5.1; I /cor.
11.32). Em sua posição diante de Deus, e sobre a base de que o castigo de
todos os pecados – passados, presentes e futuros – foi levado por Cristo como o
substituto perfeito, o crente se encontra não apenas fora de toda condenação
(Rom. 8.1), mas que estando em Cristo , é aceito pela perfeição de Cristo ( I cor. 1.30; Ef. 1.6; Heb. 10.7) e é
amado por Deus. Porém, em relação a sua vida cotidiana e seu serviço a Deus, o
cristão deve prestar conta diante do Tribunal de Cristo (Rom. 14.10. II cor. 5.10. Ef. 6.8). Julgamento que se celebrará
logo depois da vinda de Cristo pelos seus (I
Cor. 4.5. II Tim. 4.8. Ap. 22.12. Mat. 16.27. Luc. 14.14).
Não devemos
confundir o Tribunal de Cristo com o Juízo final. A Bíblia diz claramente quem
são os que terão de comparecer perante Cristo e seu tribunal. São os cristãos.
São Paulo quando escreve aos crentes, afirma que “todos estaremos diante do tribunal de Cristo, e que ali a obra de
cada um será provada. Neste juízo não haverá condenação, pois todos os que ali
comparecerão já são salvos (I Cor. 3.15).
Que será que acontecerá ali?
A IGREJA PERANTE CRISTO
A Bíblia ensina que todos os crentes salvos terão um dia de prestar
contas “Ante o Tribunal de Cristo”, de todos os seus atos praticados por meio
do corpo, sejam bons ou maus.
“Porque todos devemos comparecer ante o Tribunal de Cristo, para que
cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2ª
Co 5.10).
Bema; (no gr. agathon, “espiritual e moralmente
bom ou útil aos olhos de Deus”) ou mal (gr. Phaulos, “sem valor, iníquo; inclusive egoísmo, inveja, e
preguiça)”.
Neste julgamento o Senhor avaliará o serviço de cada cristão. Não será
tanto a quantidade, mas sim, a qualidade dessa obra.
Todos os participantes do arrebatamento terão suas vidas reveladas
perante todo o céu, ou seja, pecados não confessados, erros não admitidos,
pensamentos levianos, mau uso da liberdade cristã, falta de amor, etc.
O Juiz será o próprio Senhor Jesus, aquele cujo aspecto é descrito em Ap
1.13-17, o “Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de
Deus” (Jo 5.22). No evangelho segundo João Jesus diz: “E também o Pai a ninguém
julga, mas deu ao Filho ‘todo o juízo” (2ª Tm 4.8) “justo juiz”.
1- Julgamento das obras realizadas para Deus. Esse julgamento mostrará como administramos
os bens, as dádivas, nossa vida, energias, dons, talentos, enfim, tudo o que
dele recebemos. O Senhor ensinou esta verdade a seus discípulos quando lhes
disse: “Que tens que não tenha recebido?
Isso porque como redimidos pelo sangue de Cristo, fomos comprados e não nos
pertencemos mais. Não temos mais o direito de fazer o que queremos com nossa
vida e com tudo o que temos. Somos simples administradores. Esse é o dia de
prestação de contas, conforme lemos em Mateus 25.14”.
2- Julgamento da conduta do cristão ( II cor.
5.10). Nesse julgamento, cada um
receberá segundo o que tenha feito, seja bom ou seja mal.
3- Julgamento do tratamento para com os
irmãos na Fé (Rom. 14.10). Assim
que devemos Ter muito cuidado em como tratamos nosso semelhante, principalmente
aos mais débeis na fé (Rom. 14.1). A recompensa nesses
julgamentos será sempre conforme o que se fez e a qualidade daquilo que se fez.
Em Col. 3.23,24, somos ensinados como prepararmos para o tribunal de
Cristo (ver Romanos 7.4).
Muitos não
entendem o porquê dos cristãos terem de comparecer diante de um tribunal,
porém, conforme já aclaramos, a declaração apostólica é clara ao dizer: “Pois todos havemos de comparecer ante o
tribunal de Deus. Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo
joelho e toda língua louvará a Deus” (Rom.
14.10,11). Mas como já vimos, não será um tribunal de acusação, mas de
benção. “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará> Cristo Jesus é quem
morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de
Deus, e também intercede por nós” (Rom
8.33,34).
Em resumo, dizemos
que: Ali não haverá condenação de alma. Não é o Grande Trono Branco. Não é
julgamento de alma, mas de obras. O crente não pode ser julgado, pois sua vida
não lhe pertence mais. ( I Cor. 6.20; Gal. 2.20).
O JUIZ: Cristo (João 5.22)
ONDE SERÁ O TRIBUNAL?
Existem muitas
divergências entre os comentaristas sobre o lugar exato onde será levado a cabo
o tribunal de Cristo. Alguns afirmam que
será aqui mesmo na terra. Eles dizem que o homem pecou aqui, aqui foi salvo,
aqui trabalhou – logo aqui deve ser avaliado seu trabalho. Enquanto que outros
declaram que esse julgamento deve ser no Céu e confrontam o Tribunal de Cristo
com o Grande Trono Branco. Só o separam por frases: 1) Tribunal, 2) Juízo das
Nações, 3) Grande Trono Branco. (ver Mat. 25.32. 2 Cor. 5.10. Ap. 20.11).
Porém essa forma de interpretação carece de fundamentos e não é aceita pela
maioria dos comentaristas. Visto que estes três juízos obedecem a uma ordem
cronológica bem definida: Tribunal de Cristo será depois do arrebatamento da
Igreja; o Juízo das Nações vivas, será depois da Vinda de Cristo, e o Juízo
final, no fim do milênio.
As passagens de Mateus 9.15 e Apocalipses 22.12 nos levam a entender que o Tribunal de Cristo não
será “dentro dos Céu”. Motivo pelo qual
o Senhor Jesus declara que os filhos das bodas (que será no Céu- Ap. 19.7) não
podem andar tristes e, em I cor. 3.15 lemos que isso pode acontecer diante do
Tribunal de Cristo, ainda que esse leve momento de tristeza de converta em
alegria. No segundo texto, Jesus declara: “
Eis que cedo venho e esta comigo a minha recompensa para dar a cada um segundo
a sua obra” . No texto original diz:
“Meu galardão virá comigo”.
Se essa recompensa
fosse feita no céu, não seria necessário Jesus trazer consigo este galardão ou
recompensa. Antigamente, os juízes e anciãos tinha o costume de julgar seus
subalternos e suas causas na ‘porta da cidade’ (Gen. 19.1,9; I Sam. 4.13,18; 2 Sam. 15.2).
QUAIS OS GALARDÕES QUE O SENHOR DARÁ
AOS SALVOS?
O próprio Jesus distribuirá os galardões.
Jesus tem um galardão ou recompensa para entregar aos fiéis. Ele não
mandará um representante seu fazer isso, pois Ele mesmo disse: “E eis que venho sem demora, e comigo está
o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Ap
22.12).
Haverá diferentes tipos de galardões simbolizados por coroas, porque no
mundo bíblico no Novo Testamento os galardões que os vencedores recebiam nas
olimpíadas gregas (o termo vem de olimpo, o monte sagrado dos
deuses). Uma coroa de ouro era conferida aos vencedores. Paulo faz menção disso
em 1ª Co 9.24-25.
A RECOMPENSA – Coroas
Em I Coríntios 9.16-27, e principalmente
nos versículos 24-27, se usa a figura de uma carreira e o fato de ganhar o
prêmio para revelar a qualidade da vida e do serviço cristão. Referindo-se ao
seu próprio serviço na pregação do evangelho, o apostolo pergunta: “Qual é o meu galardão”?
A verdadeira
resposta a esta pergunta depende, naturalmente, da natureza e qualidade do
serviço prestado a Deus. Portanto, o apostolo continua fazendo um repasso de sua fidelidade na obra (vers.
18-23). Ninguém negará a veracidade de seu relatório.
As vezes a
recompensa do cristão é mencionada como um prêmio (I cor. 9.24) e as vezes como
uma coroa (I cor. 9.25; /fil. 4.1; I
Tes. 2.19; II Tim. 4.8; Tiago 1.12; I
Ped. 5.4; Ap. 2.10; 3.11). Estas coroas podem ser classificadas sob cinco
formas de serviços e sofrimento cristão. Inclusive há uma constante advertência
para que os filhos de Deus não percam a recompensa (Col. 2.18; II Jo. 8; Ap. 3.11)
.
Ainda que as
recompensas dos crentes estejam simbolizadas por coroas, segundo Apocalipses 4.10 as coroas, como
símbolo da recompensa, serão depositadas aos pés do Salvador no céu.
Os
vencedores voltavam às suas cidades com uma coroa de folhas de oliveira e um
imenso prestígio
As
coroas que a Bíblia identifica a serem recebidas pelos fieis que terão suas
obras aprovadas no tribunal de Cristo.
A coroa
da vida (Ap 2:10; Tg 1: 12). A coroa da vida está reservada e será
conquistada pelos cristãos que foram provados e aprovados na vida cristã. “Bem-aventurado
o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da
vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. “Nada temas das
coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão,
para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a
morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10)
A coroa
da justiça (2ª Tm 4: 8) A coroa da justiça é para os que amam a segunda vinda
de Jesus. Ela manifesta uma das mais sublimes doutrinas dos atributos morais de
Deus, que é a justiça.
“Desde agora, a
coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele
dia: e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2ª Tm
4.8).
A coroa
de glória (1ª Pe 5: 4). A coroa de glória é para os que apascentam o rebanho
de Deus. Ela está preparada para os pastores e mestres. . “Apascentai o
rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas
voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo
domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando
aparecer o sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1ª Pe 5.2-4-
outras referências Fl 4.1; Dn 12.3;1ª Ts 2.19; Pv 11.30).
A coroa
incorruptível (1ª Co 9: 25) A coroa incorruptível é exclusivamente para aqueles
que obtiverem vitória sobre o velho homem. (a velha natureza). “E todo aquele que
luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós,
porém, uma incorruptível” (1ª Co 9.25).
A coroa da
alegria (1ª Ts 2: 19,20; Fl 4:1). A coroa de alegria é destinada
a todos os cristãos que pregam o evangelho com o único objetivo de ganhar almas
para o reino de Deus.
O crente nesta vida precisa
batalhar pela fé e trabalhar sem cessar pela causa do Mestre, por-que a nossa
recompensa não será nesta terra, mas no céus. “Exultai e alegrai-vos, porque
é grande o vosso galardão nos céus” (Mt 5.12) “Eis que venho sem demora; guarda
o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11).
Pr. Dr. Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.;Th.D.;D.Hu.)
(O Pr. Dr. Adaylton de Almeida Conceição foi
Missionário no Amazonas e por mais de 20 anos exerceu seu ministério na
Republica Argentina, é Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia, Escritor,
Professor Universitário, Pós graduado em Ciências Políticas, membro da Academia
de Letras Machado de Assis de Brasília, Diretor da Faculdade Teológica Manancial).
Facebook: adayl manancial
Email: adayl.alm@hotmail.com
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Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema