JUSTIÇA |
Uma mãe que perdeu a filha por afogamento em agosto de 2008, em Campo Grande, durante um retiro espiritual, deverá ser indenizada em R$ 50.000,00 pela igreja responsável pelo evento. A decisão é do juiz titular da 6ª Vara Cível da capital, Daniel Della Mea Ribeiro, que acatou, parcialmente, a ação movida pela mãe.
Em defesa, a catequista disse à Justiça que tanto os pais como os alunos foram informados, previamente, de que o retiro não seria na igreja. E que não estava programada nenhuma atividade de lazer. Já a igreja alegou que todos foram informados da proibição de entrar na lagoa e que vítima não seguiu as orientações repassadas a todos os participantes.No processo contra à igreja, a mãe afirma que a fatalidade seria resultado da imprudência da professora de religião, que teria permitido o banho das crianças em lagoa, sem segurança apropriada. Ela alega, ainda, que a professora teria chamado a filha para um ensaio de primeira eucaristia na igreja da comunidade, e não em outra propriedade.
Na sentença, o juiz afirma que o local escolhido, além de ser inapropriado para a atividade religiosa, não foram tomados os cuidados de segurança necessários. Além da indenização por danos morais, a igreja deverá pagar uma indenização equivalente a 2/3 salário mínimo no período entre a data que a vítima completaria 14 anos até 25 anos.
Este post tem a finalidade de trazer um alerta às nossas Igrejas que sempre organizam retiros espirituais e outros tipos de viagem, como de crianças, jovens e adolescentes. Todo cuidado é pouco.
O fato acima, além de nos alertar para o quesito "segurança", existem ainda as questões legais que envolvem menores e seus pais ou tutores, bem como a responsabilidade da instituição promotora do evento.
É uma informação relevante, caro amigo e pastor Carlos Roberto Silva, adotamos o critério de exigir dos pais uma autorização nos casos de filhos menores para eventos sem que eles estejam presentes. Além disso, acho recomendável que o novo membro, seja pelo batismo, seja por recebimento, assine uma declaração de propósitos, onde se explicitem os deveres mútuos. Os dias são difíceis!
ResponderExcluirVia Facebook