Imagem: Dilson Silva Mato Grosso
O Maestro ROBERTO FARIAS LEITE DA SILVA, conhecido em todo o Brasil e internacionalmente, como regente e professor de regência, está completando 40 anos de carreira, motivo pelo qual estará sendo homenageado no próximo sábado, dia 16.05.2010, com um concêrto da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, às 19,00h, no Memorial da América Latina, na capital, por iniciativa e sob a regência da Maestrina Mônica Giardini, titular do grupo, e ex-aluna do Maestro Roberto.
ROBERTO FARIAS, é evangélico, filho do saudoso pastor Jaconias Leite da Silva, o qual já dorme no Senhor e foi Vice Presidente da Igreja em Cubatão, já na gestão do atual Pastor Presidente Josias de Almeida Silva. Sua mãe, irmã Carmem Farias, até hoje congrega na mesma igreja, onde o maestro iniciou seus estudos e atividades musicais, ainda menino, ao lado do Maestro Benedito Rosalino de Carvalho.
ROBERTO FARIAS, pertencente a uma família de músicos, influenciou uma geração de músicos, tanto na igreja e posteriormente na cidade de Cubatão e todo o litoral paulista.
Hoje, além de todas as suas atividades como maestro profissional, atua também como Diretor de Música e Maestro titular na Assembléia de Deus em Santo André, pastoreada pelo Pr. Silas Josué de Oliveira.
Tive o privilégio de atuar como músico, ao seu lado e sob sua regência, tanto na Igreja AD em Cubatão, bem como na Banda Sinfônica de Cubatão, inicialmente Banda Musical do Colégio Afonso Schimidt.
Registro aqui a homenagem do POINT RHEMA.
Conheça mais da trajetória do maestro Roberto Farias Leite da Silva,
clicando aqui:
Ola Pastor Carlos, graça e paz do Senhor Jesus!
ResponderExcluirPra eu falar do maestro Roberto Farias é necessário um espaço bem maior do que esse...
O que dizer do músico, maestro, profundo conhecedor de orquestração, de regencia, de composição (principalmente do seculo XX), que eu conheco pessoalmente desde meados dos anos 60, dentro da igreja, onde ele tocava trompete e orgão, dava aulas, e assim, dava um ótimo exemplo para toda nossa geração de musicos.
Mais tarde tive o privilégio de ve-lo atuando a frente da Banda Sinfonica de Cubatão, depois da Banda Sinfonica de São Paulo e tambem fui seu aluno de regencia orquestral na ULM (Universidade Livre de Musica)
Desejo a ele todas as bençãos do Senhor sobre a sua vida, juntamente com sua familia.
Um abraço fraterno
Edielson Aureliano
A paz do Senhor
ResponderExcluirQue maravilha saber dessa data.
40 anos de carreira iniciada na Igreja, Que benção!! A missão do maestro está sendo realizada cada vez mais com grande êxito. O maestro Roberto Farias é merecedor de muitas vitórias!! Que Deus o abençoe ainda mais. Meu desejo pra ele é muita paz e "harmonia" sempre!!!
Abraços...
Kátia Farias
Caro irmão e amigo,
ResponderExcluirMaestro Edielson Aureliano,
A Paz do Senhor!
Que privilégio tê-lo neste singelo espaço pela primeira vez! Coisas do Maestro Roberto Farias, rsrrs!
Suas palavras são verdadeiras e reais, de alguém que fala com propriedade, afinal somos frutos dessa geração.
Grato pela honrosa participação.
Volte sempre!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Querida Káia Farias,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua honrosa participação.
Seu pai, Pr. Vítor Roberto, como músico também participou desta geração.
Façamos também a nossa parte naquilo que o Senhor tem colocado em nossas mãos.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos Roberto,
ResponderExcluirA Paz do Senhor,
Realmente muito merecida essa comemoração pelos 40 anos "dedicados à música" do Maestro Roberto, não poderia ficar calado. Segue a minha contribuição para nosso Irmão em Cristo.
Tive a grande oportunidade também em minha adolescência, de conviver e ser seu aluno e músico de estante (clarineta), sob sua regência.
Destaco aqui alguns momentos que tive ao lado do Roberto:
Lembro muito do empenho do maestro ainda na Regência da então Banda Musical de Cubatão, quando sofri um acidente, não podendo deslocar-me até a sede da banda, ao comunicar ao Maestro, disse-me que me buscaria e após o ensaio levaria de volta à minha residência. Bom, me senti muito valorizado como iniciante da música com essa atitude.
Outra ainda me recordo, foi a de não receber ajuda de custo e para surpresa em um de nossos ensaios foi feita uma "vaquinha" e eu e mais alguns músicos que éramos montadores da configuração da banda, ou seja na montagem de estantes etc,.......... sermos reconhecidos pelo nosso trabalho.
Outra recordação que tenho do Maestro, foi a de quando do início dos estudos do instrumento, foi a de pelas suas próprias mãos de tocar o clarinete sem aptidão, já que seu instrumento é o trompete, e de simplesmente dizer que não era difícil, mais deixando claro que deveria me dedicar a ele.
E é aquilo, quem realiza algo com amor e dedicação, esquece........... falo isso por que se for perguntado ao maestro, é bem provável que não se recorde, desses comentários.
Bom......... temos sim que demonstrar e praticar gestos de gratidão em tudo que nos edificam, fazendo-nos crescer como servos de Deus.
Se chegou onde está, é porque Deus o abençoou e trabalhou bastante...........
Parabéns ao Maestro, e que Deus continue ao seu lado orientando e dando sabedoria na condução de todos os seus projetos em andamento e os que estão por vir.
Encerro com uma frase de Rousseau, filósofo e escritor suiço:
"Os que sabem pouco, falam muito, os que sabem muito, falam pouco".
Acredito que se encaixa bem ao Maestro Roberto.
Grato Pastor Carlos pela oportunidade.
Pb. Átila Jerônimo
Clarinetista
AD Cubatão
Prezado irmão e amigo,
ResponderExcluirPb. Átila Jerônimo,
A Paz do Senhor,
Seu comentário é um verdadeiro testemunho, o que justifica qualquer homenagem!
Grato pela sua honrosa participação!
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
Ola Pastor Carlos
ResponderExcluirParabens pelo teu preciso espaço
para divulgar varios assuntos, testemunhos, enfirm, falar do amor precioso de Jesus!
Obrigado pelas palavras e que Deus
te abençoe ricamente neste teu ministério tão importante para o Reino dEle.
Shalom Yeshua Hamashiach
(paz de Jesus, O Messias)
Edielson Aureliano
Caro irmão e amigo,
ResponderExcluirEdielson Aureliano
Obrigado pelas palavras de apoio!
Tendo algo que queira publicar por aqui, tenha toda a liberdade, é só me encaminhar por e-mail.
Amplexos,
Seu conservo e admirador,
Pr. Carlos Roberto
Caro Pr.Carlos
ResponderExcluirFalar do maestro R.Farias é simples porque temos sim uma divida grande para com ele, ja que nos ensinou muito do que sabemos hoje e ainda continua a ensinar.De minha parte sei muito bem o que esse servo de Deus fez não só a mim , mas a muitos que hoje militam na musica.Desejo que Deus continue a abençoa-lo e que ele possa ensinar a muitos por muito tempo ainda.
Abraço a todos
Silvio Flórido - BSESP
APBSESP
Caro irmão e amigo,
ResponderExcluirPb. Sílvio Flórido,
A Paz do Senhor!
Grato pela sua honrosa participação, bem como pela justa homenagem que vc. presta ao nosso irmão e amigo maestro Roberto Farias.
Amplexos,
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto