LIBERDADE DE CULTO AOS MÚSICOS CRISTÃOS
Em atenção a uma recente demanda das igrejas cristãs, cujos rituais litúrgicos são permeados por atividades envolvendo execuções musicais, o deputado Waldir Agnello (PTB) está divulgando um manifesto chamado:
“Movimento pela Liberdade de Expressão dos Músicos Cristãos”.
O documento intitulado “Carta Aberta aos Músicos Cristãos” diz respeito a uma determinação da OMB – Ordem dos Músicos do Brasil, de que todos os músicos que atuam nas igrejas são obrigados a se filiar à entidade para participar do louvor.
Agnello defende que a obtenção da carteira não pode ser obrigatória para músicos que atuam somente nas igrejas, e não profissionalmente, como atividade remunerada.
Na Carta o parlamentar cita diversas leis que demonstram que essa exigência não tem base jurídica – assim como a multa que imposta às igrejas pelos fiscais da OMB.
Para obter a Carteira de Músico Prático o instrumentista ou cantor deve desembolsar uma taxa de inscrição, que em São Paulo gira em torno de R$ 165,00, além da renovação anual ao custo de R$ 100,00.
A Carta Aberta aos Músicos Cristãos foi distribuída na última reunião do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo (CPESP), e deverá ser encaminhada também a igrejas em todo o Estado (uma das leis citadas é estadual, válida somente para SP).
Clique aqui para mais informações e baixar o manifesto
Participe divulgando este link.
Rev.Carlos, Paz
ResponderExcluirQuanto a materia acima, a propria classe musical não reconhece mais a OMB como orgão que a reperesenta e nisso ja estamos nos articulando para concretizar iniciativas que possam dexar isso cada vez mais claro.Lembro ainda que ja existe uma lei estadual do deputado turco Loco que desobriga a apresentação da carteira da OMB para exercer a profissão.O STF ja esta em vias de desregulamentar a profissão e com isso essa desobrigação terá uma amplitude nacional.A APBSESP (Ass.dos Profissionais da Banda Sinf. Estado de São Paulo) ja tem liminar favoravel para que nossos associados não precisem da OMB e isso ja faz algum tempo, justamente porque provamos que a OMB esta longe de reperesentar a classe mas nem por isso deixa de cobrar as anuidades, alias só tem feito isso a mais de 30 anos,Com a ação da APBSESP, esse questionamento ganhou projeção nacional e outras açõpes foram impetradas pelo pais.Se isso esta dificil par aos musicos profissionais quem dirá para nossos amados irmãos adoradores que em sua grande maioria não são profissionais.Nós temos simplesmente ignorado qualquer tipo de cobrança vindo da OMB ou do sindicato ligado a mesma e até agora não houve cobrança efetiva, ou seja, judicialmente falando.
Fique com Deus e conte conosco tambem.
Em Cristo
Pb.Silvio Flórido
Banda Sinf Est.S.Paulo
APBSESP - Presidente
Pr. Carlos,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Particularmente, acho um absurdo, a Ordem dos Músicos do Brasil, querer se entrometer nos assuntos das Igrejas, uma vez que o Brasil é um país laico, portanto, nenhuma instituição deverá entrar nos assuntos interno das religiões.
Caro amigo Sílvio Flórido!
ResponderExcluirGrato pela sua honrosa visita e valiosa participação.
Estarei postando com destaque seu excelente comentário.
Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos
Prezada Eliana,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pela sua honrosa visita e participação neste blog.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
parabens pelo blog...
ResponderExcluirNa musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.