Agradar e ser agradado, é algo que é inerente ao ser humano.
É muito bom quando sentimos verdade nas palavras, gestos ou ações das pessoas. Isso faz muito bem, tanto para aquele que está sendo agradado, bem como para o que agrada.
A questão se torna uma tentação diabólica e, precisa ser vencida, quando as motivações são de caráter escuso ou duvidoso.
A pessoa que não vence essa tentação e começa a agir sem escrúpulos, é popularmente chamado de BAJULADOR.
bajulador(ô) [Do lat. bajulatore.] Adjetivo. 1.Que bajula; adulador, adulão, aduloso, babão, cafofa, chaleira, chaleirista, incensador, lambedor, lambeta, lambeteiro, louvaminheiro, puxa-saco ou puxa-sacos, sabujo, xereta.
A questão que torna o bajulador como uma pessoa desqualificada é que, se torna conhecido de todos como aquele que tem segundos interesses, nada faz por amor ou sinceridade, mas sempre como forma de ser credor de quaisquer benefícios.
Não devemos fazer nada por interesse, ou seja, não concordo com aquela pessoa ou ação, porém, pelo meu interesse, me sujeito à situação de agradar com palavras, gestos e até mesmo ações, para obter algo em troca. Alguns chgam a investir até mesmo dinheiro.
A palavra de Deus condena situações:
Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás o teu manjar por interesse. Levítico 25:37
Aqui mesmo neste espaço virtual, postei link de um artigo do Pr. Ubirajara Crespo, entitulado UMA PROFECIA POR UM BOM CHURRASCO, onde é retratada a situação daquela que chega ao ponto de agradar alguém, usando mentirosamente o dom da profecia, por um prato de comida ou coisa que o valha.
Quando o ser humano sente o prazer de agradar por interesse, é como se tivesse adquirido um vírus, e fica totalmemnte dependente dele. É como droga, o sujeito quer se livrar, mas não consegue porque gosta do que está fazendo.
Líderes precisam ter todo o cuidado para não adentrarem por esse caminho tortuoso, vejamos o que diz a Bíblia Sagrada:
Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Miquéias 3:11
Isso pode funcionar aparentemente, mas de fato, todos logo veêm os prejuizos causados por atitudes assim.
Muitas Igrejas nos dias de hoje, já estão sentindo os efeitos devastadores, pois seus líderes, pelo interesse, se prestaram muito mais a agradar as ovelhas quando as mesmas precisavam, do que aplicar-lhes com amor a correção bíblica que estavam precisando.
Alguns pela influência que teêm dentro do rebanho, outras pelo parentesco com pessoas importantes e outras, até mesmo pelo peso financeiro de suas contribuições na receita da instituição.
É preciso analisar bem o que ouvimos, e as motivações dos seus emissores.
A Bíblia diz:
Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Judas 1:16
O versículo acima descreve muito bem a situação. A pessoa é sempre arrogante, murmuradora e queixosa, mas quando lhe interessa, admira qualquer um.
Normalmente, pessoas assim agem hipócritamente. Pela frente agem de um jeito, por detrás de maneira totalmente diferente. Às vezes não conseguem nem disfarçar, é virar as costas, o seu semblante denuncia a hipocrisia.
Quando a tentação de agradar, a qualquer custo, por interesse, não e vencida, vidas podem ser destruídas, casamentos, familias, empresas e até mesmo instituições.
A confusão se instala completamente. O certo passa por errado e o errado por certo, e ai de quem falar qualquer coisa. É o fim.
Os interesses escusos destroem projetos, alguns perdem a visão espiritual, outros desistem das promessas de Deus e há até aqueles que desistem literalmente de servirem ao Senhor.
A hipocrisia abre brecha e dá lugar a espirito enganadores. Vejamos o que diz o Apóstolo Paulo a Temóteo:
Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. I Temóteo 4: 1-2.
Vença a tentação de agradar irresponsavelmente, e com toda a educação e sabedoria espiritual, fale a verdade com o seu próximo. Não seja grosseirol, blasfemador nem profano, pois não há necessidade de se agir assim.
Na pior das hipóteses, quando não for possível se dizer a verdade, por motivos de submissão forçada, força maior e outras estratégicas maléficas, é melhor não dizer nada. Melhor calado do que dizer inverdades para agradar irresponsavelemente a quem quer que seja. Além da omissão, o que já é grave, se caracteriza a mentira, a hipocrisia e a indução de outras pessoas a erro.
Não podemos deixar de aplicar um medicamento aos nossos filhos, com a falsa impressão de que lhes agradaremos. Poderemos até agradar-lhes momentaneamente, mas contribuiremos para a sua morte prematura, sem dúvida alguma.
É muito bom agradarmos o nosso próximo dentro da naturalidade, porém, quando isso for motivado por interesses escusos, e até mesmo às custas de apoiar o que está errado:
VENÇA A TENTAÇÃO.
No amor do Mestre que sempre falou a verdade:
Seu conservo que também labuta na mesma frente de batalha,
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos,
ResponderExcluirA Paz do Senhor:
Concordo com seu ponto de vista.
Hoje em dia estamos tão contaminados, que não sabemos mais o que é respeito e o que é bajulação.
Respeito é quando você conhece e reconhece o trabalho de alguem e procura aprender.
Particularmente, eu tiro ensinamentos de todos os Pastores com os quais tive contato.
Cada um Deus usa de uma forma, e se você puder compreender e aprender certamente crescerá na fé.
Um Canta melhor os hinos da Harpa Cristã;
Outro tem o dom de ensinar;
Um tem o dom de pregar;
Outro de amar a cuidar;
Um é mais severo e razinza;
Outro é mais amoroso;
Um é mais intelectual;
Outro está à frente do seu tempo; e também as particulariades que cada um tem e temos que reconhecer e aprender com elas.
Existem pessoas mal intencionadas, sim, mas até onde elas vão?
Qual seu conhecimento e entendimento?
Estarão capacitadas quando forem colocadas à prova?
Suportarão o dia de sua angústia?
Creio que não.
A diferença será, quando essas pessoas passarem pela prova, pelo fogo, permanecerão?
Por isso que ser bajulador não adianta ao meu ver, pois mais dias ou menos dias, o Dono da seara, nos colocará à prova, e então veremos quais serão os meritos de cada um.
Observar e aprender, ainda é a melhor forma de ser capaciatado para uma grande obra.
Pb. Oberdam Soares
Caro Pb. Oberdam Soares:
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pela sua visita e excelente comentário.
Quem se dispõe a reconhecer e aprender, não precisa utilizar-se de artifícios como a bajulação.
A Bíblia tem todos os ensinamentos para uma relação saudável e responsável, tanto com o nosso próximo, e até mesmo hieraquicarmente com nossos superiores, sejam eles militares, civis, ou eclesiásticos.
Tenha um Feliz Natal.
Volte sempre!
Pr. Carlos Roberto
Pr Carlos Roberto, a paz do SENHOR. Parabéns, pela mensagem atual, transparente, chegou na hora exata. Continue assim, um abraço. Pr marcos de Souza, Valparaiso, S.P. e-mail pastormarcosdesouza@gmail.com
ResponderExcluirPrezado Marcos Antônio,
ResponderExcluirA Paz do Senhor:
Grato pela honrosa visita e comentário.
Que o Senhor nos ajude a manter a serenidade nos discernimento para fugirmos dessa tentação.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
O cristão maduro evita, despreza ter esse caráter bajulador pelo simples fato de se estribar, única e exclusivamente, na soberania de Deus. Ele sabe que se Deus tiver um plano, um projeto para o ser humano que inclui a sua exaltação nem todas as forças do inferno reunidas serão capaz de frustrar o seu propósito. Basta lembrarmos de José, de Davi, de Moisés e outros, os quais, não obstante a forte oposição contra a concretização da intenção de Deus, foram exaltados a posições que nunca sequer sonharam. Devemos, portanto, desprezar qualquer comportamento bajulador, fazer a obra da Deus, nos deleitar no Senhor e entregar os nossos destinos nas mãos dele.
ResponderExcluirQuando um cristão se torna bajulador ele passa a confessar, implicitamente, que deixou de confiar na providência de Deus.
Façamos a obra de Deus, nos deleitemos no Senhor, entreguemos nossos destinos nas mãos dele, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Abraços
Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com.br
Prezado Cristiano Santana,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua visita e edificante comentário, o qual agregou valores reais ao post.
Volte sempre,
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos
ResponderExcluirA Paz do Senhor.
Li sua mensagem sobre a tentação de agradar. Fiquei maravilhado e fui edificado pela mesma.
Estou nesta mesma luta e com este mesmo objetivo.
Pastor,continue enviando essas mensagens pois elas nos edificam muito.
Obrigado!
Deus continue te abençoando.
Caro José Antônio,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Continuemos nessa luta sem desistir.
A alegria do Senhor é a nossa força.
Grato pela visita e comentário.
Pr. Carlos Roberto
A Paz do Senhor Pr Carlos.
ResponderExcluirParabéns por mas um belo comentario, Deus continui nos ajudando a sermos fiel, porque não é facil fazer a diferença no meio de lobos, pessoas que se vendem
por posição, honras e dinheiro e se marcar até matam por isso,
mas eu dou graças a DEUS por Ele ter mudado meu carater na hora certa, sei que não e´ facil mas é uma responsabilidade que eu tenho acatado com muita prudencia e sabedoria, DEUS abençoe a mim e ao SENHOR e aqueles que querem falar a verdade e praticar a justiça, sem medo de perder ou sofrer sempre crendo que a um DEUS NO CÉU QUE RECOMPENSA AQUELE QUE FOR FIEL A ELE (ATÉ A MORTE) DEUS TE ABENÇOE SEMPRE SEU CONSERVO EM CRISTO.
PR.ITAMAR SILVA
Caro Pr. Itamar,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Em todos os tempos a verdade é a melhor saída, ou seja a única saída. O resto é atalho com final duvidoso.
Que o Senhor nos ajude para que se cumpra a Sua Palavra que diz:
"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo". Provérbios 25:11
Quem confia em Deus não precisa desses artifícios.
UM FELIZ NATAL para você e Vanuza.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
ENTÃO VEREIS OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A DEUS E O QUE O NÃO SERVE.**ML 3:18
ResponderExcluirLISONJEAR TBÉM MOSTRA UMA DUPLA PERSONALIDADE, ASSIM DIZ O SENHOR, QUANDO O SUJEITO SE FAZ O OBRA COM INTERESSE DE LUCRO ILÍCITO ENTÃO O TAL EMPOBRECE, TORNA-SE UM RICO-POBRE,MILHONÁRIO-SEM PAZ,TENDO TUDO POREM NÃO DESFRUTANDO DE NADA, PASTOR CARLOS , VEJO MUITAS PESSOAS VIVENDO DE APARÊNCIA E NÃO DE REALIDADE, QUE DEUS CONTINUI LHE DANDO FORÇA PRA VENCER, MINHA ORAÇÃO É QUE O SENHOR LHE DE PAZ, SAUDE, FORÇA, E MUITA CORAGEM PARA VENCER, CALADO, TBÉM SE EXPRESSA UM SENTIMENTO VERDADEIRO, AD PARELHEIROS.
Prezado Pr. Edilson:
ResponderExcluirA Paz do Senhor.
Sábias as suas palavras.
Muito obrigado pelas suas orações, as quais tem acompanhado meu ministerio.
Volte sempre aqui.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto