E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível. Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lucas 1: 26-38.
Como se fará isso, visto que não conheço varão?
Preste bem atenção à pergunta de Maria.
É um choque psicológico e um trauma emocional para uma virgem já comprometida, o temor e a dúvida sôbre a imagem e reputação própria a partir de então, e a ameaça de rompimento de um casamento prestes a ser consumado.
Que fé, que crença a de Maria, para acreditar, superando toda a complexidade dos relacionamentos humanos, principalmente quando se é protagonista do diferente, do excepcional, do extraordinário, do que foge à tradição, do que é anormal.
A frase "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra", define a convicção de que Deus estava no controle de tudo, e que ela tinha plena certeza que era o Senhor quem com ela falava.
Dura missão a do anjo Gabriel, porém cumprida à risca.
Sua retirada ausentando-se de Maria, assina o fim daquela etapa, com o entendimento de que fora perfeitamente compreendido em sua missão, e que a escolha da virgem não poderia ter sido a melhor, pois fizera jus à saudação proferida por Gabriel:
Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres!
Pr. Carlos, quando o presente artigonos direciona a uma reflexáo sobre o momento mais singelo da cristandade, auguro-lhe do profundo de minh'alma, um Natal de muita paz e felicidade, extensivos à sua esposa, ao amado Pr Josias, bem como a todos os familiares. Aproveito ainda para parabenizá-lo pela palestra na SABESP, o que engrandece a Cristo e nos deixa sobremaeira honrados. De seu admirador em Cristo Pr Alcir Ubirajara.
ResponderExcluirPrezado Pr. Alcir Ubirajara,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Obrigado pelas honrosas e bem vindas intervenções neste blog.
Aproveito também o momento para desejar ao prezado companheiro e toda a sua famílias, as mais ricas bençãos dos céus, tanto no Natal, como em todo o ano que se inicia.
Fraternalmente em Cristo,
Seu servo e admirador,
Pr. Carlos Roberto Silva