Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5
Os têrmos luta, tribulação e batalha, se tornaram uma máxima, e porque não dizer, uma mania de expressão do "evangeliquês" moderno.
O crente encontra outro irmão e já pergunta:
Como vão as lutas, como está o "estreito"?
Entendo lutas como situações adversas pelas quais atravessamos, as quais podem ter motivações diferenciadas:
1 - Provações procedentes da parte de Deus para nossa edificação e crescimento espiritual, afinal Deus tem o direito de nos provar:
"E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é meu Deus." Zacarias 13:9
2 - Batalha espiritual, pois afinal nossa luta não é conta a carne e sangue:
"porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6: 12
3 - Inexpeiência humana - Entramos em algumas situações difíceis, por tentação e inexpeiência humana. São encrencas que podíamos assistir de fora e, quando menos percebemnos já entramos nelas sem qualquer necessidade.
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13
De qualquer maneira, seja qual for a motivação da provação, o certo é que jamais alguém morreu ou morrerá de prova.
As provações são os degraus para a VITÓRIA!
Não devemos deixar que a SÍNDROME DA TRIBULAÇÃO passe ser nosso lema de vida.
Se a provação vem da parte de Deus, melhor ainda, pois como nosso Criador, Redentor, Salvador e Senhor, conhece mais do que ninguém nossos próprios limites.
Se é fruto da Batalha Espiritual, maior é o que está conosco:
"Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo". 1 João 4:4
Se é fruto da inexperiência humana, devemos crescer e aprender renovando nosso entendimento. Diz o Apóstolo Paulo:
"Rogo-vos, pois, irmãos, apela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12: 1,2
Veja que Deus não está alheio à sua dor, mas está no contrôle de tudo. Atente para a palavra profética de Jeremias acerca do povo de Israel:
"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
O que nos deixa aflitos, é o fato de erroneamente pensarmos que, vencemos ou triunfamos, somente na hora dos grandes momentos ou grandes conquistas. O sucesso de uma construção acontece a cada tijolo assentado, a cada quilo de ferro dobrado, a cada martelada sobre cada prego, a cada metro de concreto mixado.
A Bíblia nos adverte que em Cristo triunfamos sempre, mesmo quando isso parece não ser provável:
"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento." 2 Coríntios 2:14
José não morreu no trajeto para ser govenador no Egito, ainda que invejado pelos irmãos, enterrado em um poço, vendido como escravo, tentado pela patroa e preso com malfeitores, finalmente alcançou a vitória.
Daniel passou a noite na cova, mais saiu de lá vivo e com louvor da parte do rei.
Sadraque, Mesaque e Abdenego foram lançados na fonalha de fogo ardente, aquecida sete vezes mais, porém de lá saíram e o nome do Senhor fora exaltado em suas vidas.
Jesús passou uma noite no Getsêmani e de lá saiu, morreu da cruz e foi supultado, mas não ficou lá, ao terceiro dia ressuscitou para a glória de Deus Pai.
Meu irmão, não será voce que morrerá de luta.
Ainda que as coisas não aconteçam do jeito que você espera, acontecendo a perfeita vontade de Deus, isso já será uma grande vitória.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." Romanos 8:28
A VITÓRIA É CERTA!
CONFIE EM DEUS!
Na verdade pastor Carlos, o servo de Deus está sempre em constante luta, creio que em cumprimento ás palavras de Jesus: "tereis lutas e aflições", porém a certeza de vitória é a força motriz que empurra o servo de Deus para o alvo da soberana vocação em Cristo Jesus. Deste seu admirador em Cristo Pr Alcir Ubirajara
ResponderExcluirA Paz do Senhor Pastor Carlos.
ResponderExcluirEsta matéria nos faz refletir e termos certeza de uma coisa, de que a tribulação produz resultados positivos em nossa vida – paciência, experiência e esperança. Esse resultado é algo maravilhoso.
Quando se faz uma prova na faculdade, o objetivo e de confirmar a capacidade de conhecimento da matéria. Com isso, as provas que o crente passa, são nada mais do que o teste que garante que ele tem conhecimento e que realmente está inserido no seguimento dos passos do Mestre.
Nas turbulências da vida, Cristo nos dá uma lição ao mandar o mar se aquietar. O mar lhe obedeceu, pois sabia que aquela voz estava na sua criação, dando ordem para a sua existência, tendo então autoridade e domínio sobre ele. Devemos, no entanto, estarmos sempre reconhecendo a autoridade de Cristo sobre nós, e assim sempre poderemos dizer que somos mais que vencedores por aquele que nos amou.
Fique na Paz do Senhor e que Deus sempre esteja lhe guardando.
Atenciosamente:
Pb Israel
Caro Pr. Alcir Ubirajara!
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela visita e comentário.
Essa certeza é que nos motiva a confiar no triunfo permanente em Jesus Cristo!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro amigo,
ResponderExcluirPb. Israel.
Graça e Paz!
Grato pela sua honrosa visita e edificante comentário.
Deus te abençoe!
Volte sempre
Pr. Carlos Roberto
A Paz do Senhor pastor!
ResponderExcluirSe formos humildes, sempre iremos aprender cada vez mais com as lutas e tribulações, pois em Cristo temos a certeza de uma motivação permanente da parte de nosso Deus!
Deus abençoe!
A PAZ DO SENHOR PASTOR CARLOS...
ResponderExcluirCOM CTZ VIVO ESSA "CERTEZA DA VITORIA", PASSO AINDA POR LONGO PERIODO DE TRIBULAÇAO, MAS HJ SINTO NO MEU CORAÇÃO QUE DEUS CONTROLA TODA A SITUAÇÃO, AO QUAL, PENSAVA EU SER TOTALMENTE PERDIDA E IMPOSSIVEL...MEU CORAÇÃO VIVE TRANQUILO APENAS ESPERANDO EM DEUS, E MEU AMOR POR JESUS EH A CADA DIA MAIOR, POIS APRENDI A TER PACIENCIA E DEIXAR DEUS TRABALHAR NO APENAS ELE PODE RESOLVER...
GDE ABRAÇO MEU PASTOR QUERIDO!!
GISLAINE TEIXEIRA
Prezado amigo Matias Borba,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Essa certeza não é baseada nas circunstâncias exteriores, mas pela Palava de Deus, bem como pelo testemunho interior do Espírito Santo em nossos corações.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Prezada Gislaine,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela visita e comentário.
Continue certa e convicta da vitória em Jesus Cristo.
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:32
Fique na Paz!
Pr. Carlos Roberto
A Paz do Senhor Pastor Carlos.
ResponderExcluiresta matéria foi muito boa eu particulamente estava precisando dessa palavra, que DEUS continuy sempre usando o Senhor sempre digo que nos estamos na guerra e de linha de frente mas sempre sabemos que temos pessoas como o Senhor na retaguarda para nos trazer munições que é as suas oraçõese palavras de orientação.
Parabens por essa matéria sem mas para o momento me despeso com a Paz do Senhor Jesus.
Prezado Pr.Itamar,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela visita e comentário.
Fico feliz que o irmão tenha sido edificado.
Esse é o maior prêmio por manter esse blog, saber que vidas estão sendo abençoadas por Deus.
Recomendações a todos os irmãos em Piranguçú - MG
Pr. Carlos Roberto