Estou escrevendo para colocá-lo a par da situação do Evangelho que um dia você ajudou a propagar para nós gentios, e que lhe custou a própria vida. As coisas estão muito difíceis por aqui. Quase tudo o que você escreveu foi esquecido ou deturpado.
Você foi bastante claro ao despedir-se dos irmãos em Éfeso, alertando que depois de sua partida lobos vorazes penetrariam em meio à igreja, e não poupariam o rebanho [1]. Palavras de fato inspiradas, pois isso se concretiza a cada dia.
Lembra-se que você escreveu ao jovem Timóteo, que o amor ao dinheiro era a 'raiz de todos os males'[2]? Quero que saiba que suas palavras foram invertidas, e agora se prega que o dinheiro é a 'solução' de todos os males.
Também é com tristeza que lhe digo que em nossa época ninguém mais quer ser chamado de pastor, missionário ou evangelista, pois isso é por demais humilde: um bom número almeja levar o título de apóstolo. Sei que em seu tempo, os apóstolos eram 'fracos... desprezíveis... espetáculo para os homens... loucos... sem morada certa... injuriados... lixo e escória' [3]. Agora é bem diferente. Trata-se de uma honraria muito grande: acercam-se de serviçais que lhes admiram, quando viajam exigem as melhores hospedarias e são recebidos nos palácios pelos governantes.
Eles não costumam pregar seus textos, pois você fala muito da 'Graça' e da 'liberdade que temos em Cristo' [4]. Isso não soa bem hoje, pois a Igreja voltou à 'teologia da retribuição' da Antiga Aliança (só recebe quem merece), e liberdade é a última coisa que os pastores querem pregar à suas ovelhas.
Você não é bem visto por aqui, pois sempre foi muito humano, sem jamais esconder suas fraquezas: chegou até reconhecer contradições internas, dizendo que não faz o bem que prefere, mas o mal, esse faz [5]. Eles não gostam disso, pois sempre se apresentam inabaláveis e sem espinhos na carne como você. A presença deles é forte, a sua fraca [6], eles são saudáveis, você sofria de alguma coisa nos olhos [7], eles jamais recomendariam a um irmão tomar remédio, como você fez com Timóteo [8], mas aqui eles oram e determinam a cura – coisa que você nunca fez.
Você dizia que por amor de Cristo perdeu 'todas as cousas' considerando-as refugo [9]. As coisas mudaram, irmão. Agora cantamos: 'Restitui, quero de volta o que é meu!'.
Vivo em uma cidade que recebeu o seu nome, e aqui há um apóstolo que após as pregações distribui lencinhos vermelhos encharcados de suor, e as pessoas levam pra casa, como fizeram em Éfeso, imaginando que afastarão enfermidades [10]. Sim, eu sei que você nunca ordenou isso, nem colocou como doutrina para a igreja nas epístolas, mas sabe como é o povo....
Admiro sua coragem por ter expulsado um 'espírito adivinhador' daquela jovem [11], embora isso tenha lhe custado a prisão e açoites. Você não se deixou enganar só porque ela acertava o prognóstico. Hoje há uma profusão de pitonisas e prognosticadores no meio do povo de Deus, todavia esses espíritos não são mais expulsos, ao contrário, nos reunimos ansiosos para ouvir o que eles têm a dizer para nós.
Gostaria de ter conhecido os irmãos bereanos que você elogiou. Infelizmente, quase não existem mais igrejas como as de Beréia, que recebam a palavra com avidez e examinem as Escrituras 'todos os dias para ver se as coisas são de fato assim'[12].
Tem hora que a gente desanima e se sente fragilizado como Timóteo, o seu companheiro de lutas. Mas que coisa bonita foi quando você o reanimou insistindo para que reavivasse 'o dom de Deus' que havia nele [13]. Estou lhe confessando isso, pois atualmente 90% dos pregadores oferecem uma 'nova unção' para quem fraqueja. Amo esta sua exortação, pois você ensina que dentro de nós já existe o poder do Espírito, dado de uma vez por todas, e não precisamos buscar nada fora ou nada novo!
Nossos cultos não são mais como em sua época, onde a igreja se reunia na casa de um irmão, havia comunhão, orações, e a palavra explanada era o prato principal.... as coisas mudaram: culto agora é 'show', a fumaça não é mais da nuvem gloriosa da presença de Deus, mas do gelo seco, e a palavra é só para ensinar como conseguir mais coisas do céu.
O Espírito lhe revelou que nos últimos tempos alguns apostatariam da fé 'por obedecerem a espíritos enganadores' [14]. Essa profecia já está se cumprindo cabalmente, e creio que de forma irreversível.
Amado apóstolo, sinto ter lhe incomodado em seu merecido descanso eternal, mas eu precisava desabafar. Um dia estaremos todos juntos reunidos com a verdadeira Igreja de Cristo.
Maranata!
Pr. Daniel Rocha
Fonte: ADIBERJ
[1] At 20.23; [2] 1Tm 6.10; [3] 1Co 4.-9-13; [4] Gl 2.4; [5] Rm 7.19; [6] 2Co 10.10; [7] Gl 4.13-15; [8] 1Tm 5.23; [9] Fp 3.8; [10] At 19.12; [11] At 17.18; [12] At 17.11; [13] 2Tm 1.6; [14] 1Tm 4.1.
por pr Walter Luz
ResponderExcluiradplanalto
A paz do Senhor amado ~Pastor-
Eu achei interessante , bonito o email . mais preocupante , afinal
nosso irmão Paulo já morreu...
um Email para mim é um dialago , uma conversa , será que ele vai retornar este email???????????
bem alguns tempos atraz tinha gente indo céu e diziam ter conversado com mortos , epa agora já nem precisa ir ao céu ? é só mandar um email ? sei lá prá mim
posso até entender como uma literatura , linguagem de figura
mais tem uns amigos por ai que são casca grossa . olha o g12 apanhou
por escrevia os pecados num papel.
bem uma coisa eu sei o nosso apostolo não vai retornar esse email , isto eu garanto , Deus abençoe o Companheiro que escreveu a itenção é boa , mais é melhor passar um email pra Jesus ou digo VAMOS ORAR .
Deus Abençoe Companheiro
Eu Não Sou casca Grossa parabéns a literatura.
walter luz
www.gideoeszinhos.com.br
Caro amigo e companheiro Pr. Walter Luz,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Tenho certeza que vc. entendeu muito bem a mensagem.
E-mail para o Apóstolo Paulo, é apenas uma linguagem de expressão, pois na verdade se o autor mandasse um e-mail para Paulo, jamais receberia, e em segundo lugar, é uma forma de chamar a atenção e um alerta para nós mesmos, uma ves que o destino na prática somos nós nada tendo a ver com o Apóstolo Paulo.
Mas se alguém entrar nestre blog e tiver dúvida, acredito que está esclarecida.
Grato pela participação.
Volte sempre
Pr. Carlos Roberto
Olá meu irmão Carlos:
ResponderExcluirObrigado por suas palavras, e esteja à vontade para usar o artigo. Dei uma olhada em seu blog, e você está de parabéns!
Fiquemos firmes na Rocha, porque a situação está feia neste mundo "gospél".
Pr. Daniel Rocha (autor) por e-mail.
Abraços
Daniel
Prezado Pr. Carlos:
ResponderExcluirJá tirei uma cópia do e-mail do apóstolo Paulo para estudar detidamente o assunto.
Bem oportuno porque descreve a realidade do momento em que estamos vivendo.
Pr. Natanael Rinaldi
Caro Pr.Daniel Rocha,
ResponderExcluirGrato pela autorização em publicar seu artigo.
Continue firme na defesa da sã doutrina.
Grato também pela visita e e-mail enviado.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro Pr. Natanael Rinaldi:
ResponderExcluirA Paz do Senhor
Sua presença aqui no Point Rhema nos honra sobremaneira.
Volte sempre!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Parabéns pela mensagens, pois retrata os dias atuais e a posição de alguns cristãos e algumas Igrejas, fora da direção correta.
ResponderExcluirA Igreja que não busca o perdido está perdida em si mesma, lembrando que a Igreja é formada por nós, Cristo é a cabeça da Igreja mas um corpo sem cabeça não chegará a lugar algum.
Abraços à todos
José Luis Bernardo
www.adpisp.net
Caro Bernardo!
ResponderExcluirGrande é a nossa responsabilidade em permanecer na Palavra de Deus, sem aditivos que tirem o princípio e a sua identificação.
Grato pela visita e importante comentário.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Amados,
ResponderExcluirPaz do Senhor!
Ao ler a mensagem "e-mail para o Apóstolo Paulo" entendo perfeitamente o objetivo de nosso conservo em Cristo Pr. Daniel Rocha, visto que a realidade do que estamos vendo nos últimos dias da igreja de Cristo aqui na terra, sabemos que o Apóstolo Paulo relata que ele seria o último dos apóstolo, mas hoje estamos vendo homens usando o nome de apóstolo como "titulo", somente para obterem honras e glórias, creio que seja de conhecimento de todos o que o Apóstolo Paulo passou por amor ao Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, essa mensagem trata de um alerta, um despertamento para nossas vidas, somos servos de Deus e temos que ter sabedoria e graça para dicernimos o que provem de Deus e o que não provem... mas louvo a Deus porque ainda existem homens de Deus como nosso prezado Pr. Daniel Rocha que tem a visão fixa no calvário! Que Deus abençoe a vida do Pr. Daniel Rocha e a vida de todos...
Saudações...
Ev. Rafael Ventura.
Paz do Senhor
ResponderExcluirParabéns Pastor pelo artigo, pois estamos vivendo justamente este momento que o sr. descreve, e eu louvo a Deus, por homens como o sr. que ainda temos por ai, que teem a coragem de dizer a verdade, pois se isso acabar vai chegar o dia que só teremos "cascas grossas" pregando o evangelho.
Pb. aneildo
AD Cubatão
Pastor Daniel Rocha e amado Pr. Carlos, a Paz do Senhor!
ResponderExcluirQuando li o título da mensagem fiquei MUITO tentado a não abrir o envelope, acreditando que recebi uma correspondência equivocadamente. Todavia, percebi que tinha em mãos algo que era sim, para ser compartilhado comigo. DECIDI então, seguir em frente. Ao ler, fui obeservando o quanto esta carta fala com "pessoas" hoje. Algumas ainda com olhos, mas não vêem; outras com ouvidos que ouvem a boa palavra e esta cai em boa terra... O cenário (a Carta) desse contexto aqui retratado foi providencial e criativo - de forma muito espitirual/intelectual. Vejo que ele não é o destaque, felizmente.
Espeialmente para mim, não foi a forma como chegou (se carta ou e-mail), mas sim, a mensagem que ela me trouxe.
Minha gratidão à Deus pela Sua direção em usá-lo como instrumento para nos trazer um conteúdo tão ricamente abençoada e atual.
Fraternalmente, Gilvan Paz.
Caro Rafael Ventura!
ResponderExcluirA Paz do Senhor seja contigo!
Graças a Deus vc. entendeu ó conteúdo do artigo do Pr. Daniel Rocha!
Obreiros mais jovens precisam estar atentos, pois nem tudo que sed chama de moda ou onda do momento, está condizente com osm princípios exarados na Palavra de Deus.
Grato pela visita e comentário!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Caro Aneildo,
ResponderExcluirGraça e paz!
Precisamos engrossar as fileiras daqueles que querem compromisso com Deus e a Sua Palavra!
Recruta-se "Caçadores de Deus"!
Grato pela visita e comentário!
Pr. Carlos Roberto
Prezado Gilvan Paz!
ResponderExcluirGrato pela visita e inspirador comentário!
Precisamos multiplicar a exposição de debates que nos fazem para para pensar!
Vivemos dias, onde a maioria viaja no vácuo da mídia e do que dá "IBOPE"
É um grande perigo!
Continue em sua marcha apologética e pela manutenção da doutrina.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos, eu entendi o e-mail para o apostolo Paulo e já tirei uma cópia para dar uma estudada e por em prática os seus ensinamentos.
ResponderExcluirSei q ele não vai responder, mais digo uma coisa: Se ele responde-se, queria q ele me manda-se uma cópia. Fica na Paz, abraços (Pb.Claudemir)
Olá Pb. Claudemir:
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela visita e comentário.
É lógico que o Apóstolo Paulo não vai receber, muito menos responder, porém suas cartas às Igrejas do seu tempo, já são as próprias respostas que necessitamos.
Grato pela visita!
Um grande abraço a todos da Fabril!
Pr. Carlos Robertp
WALTER LUZ ADPLANALTO
ResponderExcluirquerido Pastor é Claro que endendi o sentido da mensagem tentei acalorar um pouco uma discusão ,pois sei que muitos as vezes terminan deturpando uma obra de arte ,como esta , sem duvida foi um das mais belas matérias que li nestes ultimos dias , fui atraido como uma publicidade bem elaborada , daquelas que convence ,porisso dei os parabens para o autor da matéria e reconheci como uma literatura, uma obra de arte e Uma obra artística só se torna conhecida quando algo a faz ficar diante de um dos sentidos do ser humano. ele usou avanços tecnológicos e contribuiu de uma forma colossal para criar acessibilidade entre a pessoa que deseja desfrutar da arte e a própria arte. A pessoa e a obra se unem então, e eu fui um dos tais .ele só não colocou o dominio
acho que é email apostolopaulo@bomcombate.com.fé
Deus te abençoe .
a matéria enriqueceu-me e abrilhantou o point Rhema o pastor tem bom gosto Fica na Paz.
fica na paz
Prezado Pastor Carlos
ResponderExcluirGostaria de acrescentar um trecho de um ensaio de fevereiro de 2008, que postei no meu blog(www.levibronze.blogspot.com) como uma corroboração ao seu inspirado e-mail ao apóstolo Paulo.
Aí segue:
"O Apóstolo Paulo, falando sobre seu maior amigo e filho espiritual Timóteo, o definiu como sendo portador de uma Fé não fingida (II Timóteo 1: 05). Paulo não vacilou e nem se sentiu constrangido ou diminuído em sua fé, ao se fazer de médico, quando aconselhou Timóteo a não beber só água, mas, também um pouco de vinho devido as suas freqüentes enfermidades (I Timóteo 5: 23). Era assim que a Medicina daquela época tratava as doenças do Aparelho Digestivo, e Paulo vendo o sofrimento físico do seu mais amado amigo, não titubeou em ajudá-lo, fazendo-o da melhor maneira que estava a seu alcance naquele momento. É, portanto, inadmissível concluir que, só por esse fato, estes dois apóstolos tão dedicados na missão de expandir o Cristianismo tivessem fraquejado na fé, ao recorrer a este procedimento que para alguns era uma atitude pagã.
Na atualidade, deve soar estranho ao ouvido dos empedernidos defensores da fé, que o apóstolo da estirpe de Paulo tenha escrito essa parte do final da segunda carta a Timóteo: “[...] quanto a Trófimo deixei-o DOENTE em Mileto”. E a fé? ─ dirão os imediatistas dos espetaculosos milagres. Hoje, algumas seitas poderosas da mídia religiosa talvez diagnosticassem o caso de Timóteo, como de encostos ou maldições que deveriam ser urgentemente quebradas. Para estes, a fé não fingida que habitava em Timóteo não poderia ser a fé genuína que soluciona tudo num abrir e fechar de olhos ─ , de que se dizem autênticos representantes.
Parece-me que, o que falta para um frutífero diálogo entre Ciência e Religião é um pouco de bom senso e reflexão. Há pouco mais de setenta anos, dois grandes personagens da História faziam este intercâmbio de forma exemplar. Freud e o Pastor Pfister faziam parte do seleto grupo que fundou a Psicanálise. Trocaram maravilhosas correspondências durante trinta anos dentro de um clima de sincera amizade. As inúmeras cartas trocadas entre eles irradiavam um entusiasmo e um calor humano nunca visto entre um Pastor e um Cientista. O pastor Pfister assim descreveu sua passagem pela Psicanálise: “[...] Experimentei como a neurose altera a prática cristã do devoto. Os dogmas são monstruosamente ressaltados, transformando-se por vezes em fetichismo dogmático. Desta forma, de uma religião de amor, o Cristianismo transformou-se, talvez até na maioria das vezes em uma religião de angústia perante os dogmas”.
Que os modernos guias espirituais de hoje, sem querer arrefecer a fé de muitos, possam ter a humildade de proceder como o Apóstolo Paulo, que usou a medicina alternativa para aliviar as dores do seu maior amigo do peito, o qual, apesar de ser um homem de fé não fingida, convivia com enfermidades de natureza possivelmente gastroenterológicas. Doenças estas, diga-se de passagem, nunca consideradas como de origem demoníaca pela igreja primitiva".
Graça e Paz,
Levi B. Santos
Prezado amigo e irmão em Cristo Pr. Walter Pereira da Luz:
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Mais uma vez muito obrigado pela sua participação neste singelo blog.
Sua idéia ficou bem clara!
Grato pela participação!
Volte sempre!
Pr. Carlos Roberto
Caro Levi Bronzeado:
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua honrosa visita e excelente comentário.
Agregou valores ao post.
Deus age no impossível, pois o que está ao nosso alcance, como é o caso da medicina, também foi deixado por Deus a nosso favor.
Muito obrigado!
Estarei visitando seu blog, que acabo de ter o endereço!
Deus o abençoe!
Pr. Carlos Roberto
Amado Pastor, a Paz do Senhor!
ResponderExcluiré a p´rimeira vez que entro em seu blog e ja irei coloca-lo como indicação em meu blog, é simplesmente uma benção. tenho algo semelhante em meu blog, "encontrobiblia.blgspot.com" se puder da uma passadinha lá ficarei horrado. O evangelho que alguns querem viver hoja ta mais pra oba, oba do que pra compromisso com a mensagem da cruz, Paulo ficaria orrorizado e muito triste com a situação.
Que Deus nos ajude a permanecer firmes até o fim.
Prezado Matias Borba,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Grato pela sua importsante visita e excelente comentário!
Agradeço a indicação do meu link.
Estarei também visitando seu blog.
Volte sempre!
Pr. Carlos Roberto
Meu Pastor,
ResponderExcluirAprendi muito ao ler estes comentários. apesar de ter levado um susto......... pensei que era para outro Apósto Paulo.
UFA...
Um abraço.
Pr.Paulo
Prezado amigo Pr. Paulo César!
ResponderExcluirGrato pela sua honrosa visita e comentário!
Não se assuste, o articulista se referiu a Paulo "O APÓSTOLO".
Qualquer semelhança considere mera coincidência! rsrs.
Um abraço!
caro amigo ! A paz de Jesus nosso Senhoes Esteja sempre convosco !
ResponderExcluirSou catolico biblist. Estou fascinado com sua carta a Paulo numa forma literária e esclarecedora. Infelizmente o fato é para alertar todas as igrjas crstãs. Nossos lideres (padres, pastores), estão perdendo a essencia do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus. Certo que não são todos. cheguei a ouvir de um amigo pastor da igreja luterana que Jesus poderia ter morado na India entre 14 e 27 anos, ABSURDO ! Mas enfim ! fica na PAZ Pastor !
Caro amigo comentarista anônimo,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Grato pela sua visita e comentário.
Que o Senhor continue te dando uma visão realista do seu evangelho.
Volte mais vezes!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto