terça-feira, 4 de setembro de 2007

TRIUNFANDO EM TEMPOS DE CRISE

E graças a Deus, que SEMPRE nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”. 2 Coríntios 2:14

Esse versículo, nada tem a ver com o evangelho triunfalista que está na moda.

Muitos cristos imaginam hoje, que triunfam somente quando recebem a benção ou a vitória. Por esse motivo, existe a corrida desesperada por receber algo. Os pregadores da Teologia da Prosperidade, sabendo dessa necessidade na moda do “mercado evangélico”, capricham no RECEEEEEEBAAAAAA, como se esse fosse um momento mágico em cada mensagem!
Afinal de contas, quando é que o cristão triunfa?
De acordo com a Palavra de Deus, SEMPRE.

Homens de Deus, como Moisés, Jose, Elias e outros, passaram por grandes crises, no entanto, triunfaram sempre.
Precisamos entender que, o sucesso de um atleta, não se restringe ao momento do pódio, mas ao conjunto da sua obra. O triunfo já faz parte da nossa vida desde a construção dessa vitória.
José já era um vencedor, uma vez que conseguia ser fiel a Deus em meio à inveja, traição, tentação e mesmo na prisão.
Veja que o texto bíblico que narra a história de José é rico na expressão: E o Senhor era com José.
Será que não é motivo de triunfo o Senhor estar conosco?

Há muita gente parada na vida, esperando receber a benção, ou a chegada da vitória. Alguns chegam a dizer claramente: “Se Deus não me der a vitória, eu paro”, outros chegam ao ponto de fazerem “greve de forme”, pois jejum é outra coisa.

Reporto-me agora ao povo de Israel quando foram levados cativos à Babilônia.
Eles também nem queriam levar todos os utensílios da Casa do Senhor, pois dando ouvidos a profetas triunfalistas, achavam que não era necessário, pois logo o Senhor os traria de volta.
Que engano!
Ainda bem que Deus sempre usa os seus verdadeiros profetas, em todos os tempos, para alertar seu povo sobre os espíritos enganadores.
Jeremias levanta-se com autoridade de Deus e diz claramente que deveriam levar tudo e muito mais, deveriam gerar filhos, casar esses filhos, edificar casas, plantar e colherem os frutos, pois somente sairiam do cativeiro após setenta anos. – Jeremias 29
E disse mais:
Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao SENHOR, porque, na sua paz, vós tereis paz”. Jeremias 29:7
Já pensou nisso?
Procurar a paz e a prosperidade em um lugar onde você quer mais é se livrar?
Ora, se ficassem no cativeiro emburrados, com os corações trancados, tudo seria bem pior.
Não compensa contender com Deus.
Esse é o momento propício para os “animadores de auditório”, para as “profecias encomendadas”, para aqueles que dizem exatamente tudo que queremos ouvir e não o que precisamos.
O cativeiro babilônico era um tratamento de Deus para com os seus filhos judeus, pelo afastamento dos princípios da Sua Palavra, bem como pelas transgressões à Sua lei.
Queremos de Deus somente o que é bom, mas o seu tratamento para nos fazer melhor, julgamos ser coisa do inimigo.
É necessário que entendamos que Deus está no controle de tudo e a vida continua. O que não
pode morrer são, a esperança e a confiança no Senhor.
O livro de Provérbios registra que:
A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida”. Provérbios 13:12
Por causa da demora, normalmente vem a ansiedade por receber a benção ou a vitória, e essa ansiedade faz com que muitos se sintam como se já estivessem derrotados.
Para aqueles que confiam no Senhor, isto não é verdade.
A Bíblia diz: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. Salmos 125:1
Ana orou e chorou muito para ter um filho, foi inclusive humilhada pelo sacerdote Eli que, já com pouco reflexo espiritual, estava tardio em sensibilizar-se com a necessidade da serva de Deus, no entanto, Ana não desistiu em meio a todas provações.
Na verdade, ela já estava triunfando em meio à crise. Só o fato de perseverar sem desanimar, já era vitória. Em compensação, o trabalhar de Deus na vida de Ana, a transformou de uma mulher amargurada, em uma pessoa com elevado nível de compreensão acerca de Deus.
Vejamos o cântico de Ana após receber vitória:

O cântico de Ana

Então, orou Ana e disse: O meu coração exulta no SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como é o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os que antes eram fartos se alugaram por pão, mas agora cessaram os que eram famintos; e até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre ido pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados; desde os céus, trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra, e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. Então, Elcana foi-se a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli".
Ao final, Ana abre mão do filho, pelo qual lutou o tempo todo,e o entrega ao Senhor, pois chegou à conclusão que maior é Deus em todas as circunstâncias.
EM CRISTO PODEMOS TRIUNFAR SEMPRE!
Soli Deo Glória

10 comentários:

  1. Pastor Carlos!!!
    A Paz do Senhor!
    bom dia! Pastor li seu artigo e gostei muito e até sorri um pouco com o RECEEEEEEBAAAAAA pois é o que se mais se vê por ai na verdade muito me alegrava nessa parte da mensagem rsrsr mais graças a Deus aprendi que o evangelho é muito mais que palavras bonitas, e este recurso é usado por muitos pregadores despreparados que acham que a igreja tem que glorificar, falar em linguas estranhas, durante toda a pregação, qdo isto não acontece apelam p/ ministração de vitória sendo que (SOMOS MAIS QUE VENCEDORES) e como dito pela palavra e bem exposto pelo pastor VENCEMOS SEMPRE !!!!!!!!
    gostaria que o senhor escrevesse um artigo sobre o significado do culto, sabado o senhor falou um pouco sobre o assunto na reunião a tarde e após a reunião vim para casa compartilhando com alguns irmãos que estavão lá!!!!!!!
    Deus continue o abençoando e o usando como canal de bençao!!!!

    andersson o.assis cota-95

    ResponderExcluir
  2. 24482053Pr. carlos

    Estou estreiando em seu Blog e seu artigo está muito bem feito. O triunfo nem sempre faz bem para todos. Não fomos chamados para sermos vencedores, mas para sermos fiéis. Pode ser que para nos tornar a fiéis, tenhamos de contabilizar perdas. Não dá para fazer homelete sem quebrar os ovos.

    Ubirajara Crespo

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Pastor.

    Louvado seja Deus que te tem concedido tamanha inspiração e fino trato no preparo de um alimento espiritual tão bem elaborado.

    Não é apenas algo que nos apeteça os olhos, mas de consistência, aroma e ingredientes tão bem selecionados que nos alimenta a alma por dias a fio.

    Ainda que para muitos possa parecer um tema batido e para outros até mesmo uma discussão infrutífera, o apóstolo Pedro recomenda-nos: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" (1 Pe 2.2).

    E é justamente por conta da ânsia pelo novo, que muitos cristãos voltam a desejar os pepinos, os repolhos, os alhos e cebolas do Egito.

    Louvado seja o nome do Senhor Jesus, em quem somos mais do que vencedores, e em quem crescemos dia a dia bem alimentados.

    Prossigamos para o alvo...

    ResponderExcluir
  4. Eu RECEEEEEEBOOOOO a sua mensagem! Com todos os pontos e vírgulas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz Pr.

    Tb recebo a mensagem com coração grato a Deus por levantar homens com a preocupação de trazer à luz a verdadeira realidade do evangelho, e não o mercantilismo barato q assola as igrejas.

    Pr. Mauro Veiga

    ResponderExcluir
  6. Olá Pastor Carlos!
    Graça e Paz!
    Quero parabenizá-lo pelo seu Blog.
    Está excelente.
    Ah propósito, temos aqui em Extrema um informativo Evangélico que completou em julho 6 (seis) anos. Gostaria de saber se tem alguma possibilidade de publicar alguns artigos do seu Blog no Jornal (informativo).
    Pr. José Paulo Porte - Extrema/MG

    ResponderExcluir
  7. Olá Pastor Porte!
    A Paz do Senhor!
    Obrigado por acessar meu blog, bem como pelo incentivo.
    Tenha liberdade para usar os artigos, para a Glória do nome do Senhor.
    Fica na Paz.
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  8. Pr Carlos Roberto

    Existe uma frase que já está há muito tempo desgastada, de tanto uso, mas que não perde o seu valor: sem lutas não existem vitórias.

    Jamais o soldado receberá uma medalha de bravura se não for à guerra. Estamos em guerra, lutando e lutando e vencendo, paulatinamente, dia após dias. Vamos seguindo sobre e sob aflições, mas vencendo...

    Entendo que sofremos, mas...

    Embora a provação seja necessária,(o Senhor permite porque somos aperfeiçoados assim) Deus se alegra mais quando nos vê vencedores. Por que? Porque no caso de batalhas perdidas quem as vence é o DIABO.

    Muitos são os que lutam contra a carne e o sangue. Mas, na verdade os que assim fazem, fazem porque já ESTÃO VENCIDOS, antes, pelo inimigo. Um exército não luta contra si mesmo! E está escrito em Efésios 6.10-20 que nosso inimigo não é de carne e osso.

    Sei que é soldado vencedor e tem bem delineado quais são as trincheiras certas e qual é o verdadeiro inimigo. É bom saber que existe soldado, como o sr, com a espada afiada e desembainhada sabendo quem é quem nesta guerra espiritual que estamos passando.

    A medalha existe e o galardoador nos aguarda para a entrega delas.

    Avante soldado!


    Eliseu

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor!

    Uma abordagem bíblica e sem triunfalismo. Parabéns pr Carlos!
    Eu escrevi um artigo que aponto a "doutrina da deificação do homem", como causa direta do triunfalismo. Leiam no Teologia Pentecostal.

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Querido Pr. Carlos:

    Os tempos podem realmente estar em CRISE, mas os filhos de Deus precisam mais do que estar em CRISTO!...não devemos fugir da simplicidade que há Nele.

    Em Cristo Jesus,

    Pr. Danilo Godoy

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...